Singela homenagem ao Amor: Poemas/Poesias/Contos

“O amor é a poesia dos sentidos.
Ou é sublime, ou não existe.
Quando existe, existe para sempre
e vai crescendo dia a dia.”
(Honoré de Balzac)

_____________________
"Todo Poeta psicografa
com o Infinito!"
(NBorges)

_____________________
"Adormeça com Deus,
para acordar
na Luz!"
(NBorges)

____________________





__ALMAS GÊMEAS...E O AMOR__
Diz a Ciência
Que nossos cinco sentidos
Têm órgãos peculiares:
Para os sons, os ouvidos;
Ao toque, a pele,
Pra ver, os olhos
E ainda desfrutamos
aromas e paladares.

Mas há um sentido especial,
Uma sensação sem par,
Cujo órgão a Ciência
Não consegue explicar…O Amor!

Com o que será
Que sentimos o Amor,
Esse sexto sentido,
Fantástico e alucinante?…
A resposta só pode ser uma:
Com a Alma, o órgão mais fascinante!

E por que, via de regra,
Amamo-nos um ao outro?
Por que, mutuamente,
Vivemos a nos desejar?
A resposta: porque as almas
Carecem umas das outras,
São gêmeas e necessitam
Um dia se completar…

Se ainda não encontraste a tua,
Não deves desanimar…
Num cantinho do infinito,
No recôndito mais bonito,
A tua estrelinha gêmea
Está a te esperar…
(Oriza Martins)






"DEUS É APAIXONADO POR VOCÊ!!! Ele te manda flores em toda primavera. Ele te manda o nascer do Sol a toda manhã. A qualquer momento que você quiser conversar, Ele escuta! Ele pode morar em qualquer lugar do Universo, mas escolheu o seu coração! Encare isso, meu amigo, minha amiga: Deus é apaixonado por você!"





“MONS.MAURÍCIO CURI é meu primo e mora no Egito, onde tem uma Paróquia. Um paroquiano fez um lindo Site musicado como presente para a Igreja. Você poderá ver a Igreja do Mons.Maurício por dentro, por fora, os ícones religiosos bizantinos, etc...”


  http://www.egliseimmaculee.net

Estou abordando alguns Poemas do seu livro em preparação: “Evangelho em forma de Oração”, de sua autoria.

::EIS alguns Poemas do Mons.MaurícioCuri:


__O NOSSO AMOR QUE NÃO MORRE__
Consola-te pensando
Na Vida que encontrei
No Deus em que ora estou
No amor que continua a vibrar
Dentro de mim
Por você.

Amamo-nos ternamente
E Deus não é mesquinho
Que faça estancar
O Amor que sempre nos uniu
E que Ele mesmo criou:
Tudo continua
E redobradamente.

Lembra-te de Deus
E estarás sempre comigo
Porque n’Ele eu estou.
Comunga o Corpo de Deus
E estarás comigo
Porque n'Ele eu estou.





___CONDIÇÃO___
Se não tiveres a luz
Não olhes para as estrelas
Que elas te ofuscarão!

Se não tiveres odor
Não transites entre as rosas
Que elas te humilharão!

Se não tiveres o Amor
Não procures entender
A Eternidade e Deus.
São coisas do coração!





__BASTA-TE A MINHA GRAÇA__
Basta-te a minha graça,
Para extirpar de ti
A ânsia da agressão
Que silenciosa vai minando
Tua alma inquieta
Para vingar uma desfeita
Ou punir um agravo.

Basta-te a minha graça
Para pulverizar de todo
Os cimos do orgulho
E o pináculo da prepotência
Que camuflados se escondem
Em um fingido coração.

Basta-te a minha graça
Para dissipar de vez
Tanto enleio e devaneio
Que visam obstruir
A passagem da minha dádiva.

Basta-te a minha graça
Para evocar em ti.
A lembrança do Éden
Onde feliz me seguias
E minha voz escutavas.

Basta-te a minha graça
Para render-te sem forças
Sem relutância nem reação
A este meu querer-te bem
Inequívoco e tão fiel.
Basta-te a minha graça
Para possuíres enfim
O tesouro que escondo
Às vistas cansadas
Pelas visões enganosas
E aos ouvidos moucos
Por tanto rumor estafante
E que paciente reservo
Hoje como outrora
Aos contritos filhos meus
Operários da última hora!




POEMA classificado em um dos mais importantes concursos literários do País.
Classificado entre os 20 melhores no Concurso Nacional Francisco Igreja/ 2007.

__RECICLANDO RETALHOS__
Velhos álbuns de fotografias se desfazem :
Tomados por fungos, amarelecidos, carcomidos.
Fotos, lembranças dos tempos de criança,
Cenas juvenis, sentimentos pueris...

Refaço caminhos.
Destruo os álbuns, resgato as fotos.
Como se quisesse resgatar a própria vida:
-Refazer laços, rever lugares, revisitar convivências...

Reorganizo: a nova ordem não muda histórias.
Relembro, busco na memória trajetórias de seres,
Que já sem o corpo conhecido, seguem seus próprios mistérios.
Conseqüências de suas próprias consciências...

Revejo sonhos, decepções, alegrias, esperanças.
Beleza, tristeza, ilusão, nostalgia...
Viajo no tempo, alinhavando sentimentos.
Reciclando retalhos....
(Dra. Jane Dias)




"Não importa o que a vida mostra, importa o que se percebe.
Não importa o que nos dão, importa como se recebe.
Dar, receber, dupla ação. A diferença está no coração..."
(Dra.JaneDias)


*Dra.Jane é poetisa e ex-médica do INCA. É minha amiga e irmã de Fé, pois pertencemos à mesma Irmandade Espiritualista. É pessoa sensível, prestativa, simples e sábia. Vale a pena conviver com gente assim!
(NBorges)





"Se eu pudesse deixar algum presente a você, deixaria ACESO o sentimento de AMAR a vida dos seres humanos. A consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo afora. Lembraria os erros que foram cometidos, para que não mais se repetissem. A capacidade de escolher NOVOS rumos. Deixaria para você se pudesse, o respeito àquilo que é indispensável: Além do pão, o trabalho. Além do trabalho, a ação. E, quando tudo mais faltasse, um segredo: O de buscar no interior de si mesmo, a resposta e a força para encontrar a saída!!! "
(Mahatma Gandhi)





*Enfrente os desacordos; lute limpo; não ofenda. Abra seus braços às trocas, mas não se desprenda de seus valores. Quando você perceber que errou, faça o que for necessário para consertar o seu erro, imediatamente. Atue sempre com firmeza, equilíbrio e justiça, entremeando também com carinho e amor!*





__A ESTRELA GUIA__
Eram três reis do oriente
que uma linda estrela seguiam
buscando uma estrela maior
que naquele instante surgia.

Eram três reis sábios.
Buscavam o maior rei da terra
pleno de amor bondade, compaixão, sabedoria
que naqueles instantes nascia.

Chegaram diante de uma manjedoura
nas cercanias de Nazaré
onde nascera Jesus, protegido pelo amor
dos céus, dos anjos, Maria e José.

E adoraram o pequenino, movidos por muita fé.
Aquele cuja luz infinita, como a estrela mais bonita
brilhava na manjedoura, como exemplo que é
de humildade, sabedoria, misericórdia, bondade.

Essa é a história do rei
mais sábio, mais doce, mais meigo
que a essa Terra descia
e o único anunciado, no céu, pela estrela guia.

Na verdade, é Ele a própria estrela.
É o caminho, a vida, que veio para nos salvar
a anunciar que o amor e a paz entre os homens
podem tudo transformar.

Sigamos o exemplo dele, amando
os homens, animais, plantas, vivendo com sabedoria
preservando a beleza, recebendo com carinho
tudo o que de bom nos dá a mãe natureza.
(Dra.Jane Dias)





__CONSTRUÇÃO DO DESTINO__
Mantenha seus pensamentos s
Porque pensamentos
Tornam-se suas palavras
Mantenha suas palavras positivas
Porque suas palavras
Tornam-se suas atitudes
Mantenha suas atitudes positivas
Porque suas atitudes
Tornam-se seus hábitos
Mantenha seus hábitos positivos
Porque seus hábitos
Tornam-se seus valores
Mantenha seus valores positivos
Porque seus valores...
Tornam-se seu Destino."
(Mahatma Gandhi)





__POSSO ENTRAR?__
Eu prometo não bagunçar muito
Sou suave como a brisa da noite
Apenas vou fazer um afago em seu coração!
Com minhas palavras vou te pegar no colo
E com uma canção de ninar,
Embalar seus sonhos de criança feliz.

Vou beijar a ponta do seu nariz
E com o vento, espalhar seus cabelos e suas idéias...
E com uma aquarela de cores
Dar vida a seus projetos e suas decisões
Dar razão para sua existência.

Com a essência das flores vou perfumar seu ambiente...
Vai que de repente, desperte para esse sonho.
Bem próximo do seu ouvido, vou cantar pra você uma canção que inventei
Falando de amor e paz entre os homens...
A rima é assim:
Posso entrar no seu coração e dar razão para sua vida!

Sou doce feito mel...
Sou refrigério para sua alma.
Bem no fundo do seu peito vivo esquecido às vezes...
Sua vida agitada faz você esquecer que em sua morada eu vivo...
E ansioso espero sua chamada...

Sabe quem sou?
Sou o amor que brota todos os dias no brilho do teu olhar
Mas em teu dia a dia, às vezes me faz ofuscar.
Me dê sua mão, vem comigo, quero que conheça o outro lado da vida
Onde a alegria floresce todos os dias
Onde o respeito mútuo vive em cada coração.

Um lugar mágico
Onde os pássaros fazem seus ninhos na copa das árvores...
E traçam seus destinos em cada flor que desabrocha...
E levam sementes de esperança
Para todos os lugares da Terra.
(Águida Hettwer)




"Com o tempo você vai percebendo que para ser feliz com outra pessoa, você precisa, em primeiro lugar, não precisar dela."  (FernandoPessoa)





::RECEBI de uma amiga, goiana como eu (sou de Anápolis/Goiás)

__SER GOIANO__ (escritor José Mendonça Teles)
Ser Goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos.
É ser dócil e falante, impetuoso e tímido.
É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para não sair dela.
É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno.
É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada,e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terra para Minas,
mas não perder o direito de dizer também "uai, este negócio, este trem", quando as palavras se atropelam no caminho da indignação.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar em Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes.
É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma.
É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.
O goiano da gema vive na cidade com um carro de boi cantando na memória.
Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume a abobrinha e quiabo.
Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés.
É dar um tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.
O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonha
e teima em dizer "ei trem bão" ao ver a felicidade passar na janela, e exclamar "viche", quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar nos pés uma botina ringideira
e dirigir tratores pelas ruas da cidade.
É beber caipirinha no tira-gosto da tarde,com a cerveja na eterna saideira.
É fabricar rapadura, ter um passo-preto nos olhos e um santo por devoção.
O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios.
Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina.
Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo.
É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.
O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.
Ser goiano é saber fundar cidades.
É pisar no Universo sem tirar os pés deste "chão parado".
É cultivar a goianidade com herança maior.
É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

*Brasília em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo.
Simboliza Poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem*.

"Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima."




::POEMA de um aluno da APAE * PRÍNCIPE POETA (Alexandre Lemos * APAE)
(Este poema foi escrito por um aluno da APAE, chamado, pela sociedade, de excepcional...Excepcional é a sua sensibilidade! Ele tem 28 anos,com idade mental de 15 e peço que divulguem para prestigiá-lo. Se uma pessoa assim acredita tanto, porque as que se dizem normais não acreditam?)



__ILUSÕES DO AMANHÃ__
Por que eu vivo procurando um motivo de viver,
Se a vida às vezes parece de mim esquecer?
Procuro em todas, mas todas não são você.
Eu quero apenas viver, se não for para mim, que seja pra você.
Mas às vezes você parece me ignorar,
Sem nem ao menos me olhar,
Me machucando pra valer.
Atrás dos meus sonhos eu vou correr.
Eu vou me achar, pra mais tarde em você me perder.
Se a vida dá presente pra cada um, o meu, cadê?
Será que esse mundo tem jeito?
Esse mundo cheio de preconceito.
Quando estou só, preso na minha solidão,
Juntando pedaços de mim que caíam ao chão,
Juro que às vezes nem ao menos sei, quem sou.
Talvez eu seja um tolo, que acredita num sonho.
Na procura de te esquecer, eu fiz brotar a flor.
Para carregar junto ao peito,
E crer que esse mundo ainda tem jeito.
E como príncipe sonhador...
Sou um tolo que acredita, ainda, no amor.















Singela homenagem ao Amor: Poemas/Poesias/Contos