SonsSagrados(Mantras) * PalavrasSagradas e significados

Os Mantras são Sons Sagrados que ajudam a entrar em estado de meditação. Dotados de grande força energética, eles também nos ajudam a realizar nossos desejos.
Para que funcionem bem, convém praticá-los com regularidade, desde que estejamos dignos e aptos para isto. Fazer diariamente, ou pelo menos em dias alternados.
Normalmente, repetimos 3 vezes ou 7 vezes um Mantra. A pronúncia correta é muito importante para que ele se mostre eficaz, pois os Mantras estão em idioma Sânscrito, a língua sagrada dos hindus. 


Assim, onde aparece a letra H, repita como se fosse RR.Os Mantras são representações sonoras das Divindades, assim como as imagens são Suas representações formais. O nosso mundo é constituído de nomes e formas (namarupa). 

No princípio era o Verbo (OM), e o Verbo estava com Deus (Brahman), e o Verbo era Deus... Todas as coisas foram feitas por intermédio Dele, e sem Ele nada do que foi feito se fez.(João 1.1-3)

Nas Escrituras Védicas aprendemos que o Mantra original é o OM, formado pelas três letras A,U,M, significando: Brahma, Vishnu, Shiva: o princípio da criação, manutenção e dissolução (ou absorção) do Universo.
Do OM saem todos os demais Mantras, conforme ensina a ciência do Mantravidya, que podem ser constituídos por algumas das 50 letras do Alfabeto Sânscrito chamadas de matrikas (matrizes ou mãezinhas).Os Mantras monossilábicos são chamados de bijas (semente) e são vocábulos inetimológicos. O OM é o bija que dá origem aos demais bijas tântricos.
É ensinado que o Mantra é formado por um conjunto ordenado de letras em certa e determinada seqüência sonora. Para que produza os efeitos específicos, é necessário entonação apropriada com relação ao som e ritmo. Se o Mantra for traduzido, ele perde a sua potência como tal (shakti), tornando-se mera palavra ou frase.


OBS.: Para um Mantra dar certo, temos que entoá-lo com o coração, isto é, com vontade ou motivação própria e sem inibição. Ter motivação significa ter motivos para fazer, por exemplo: "Vou entoar Mantra para ser mais feliz, evoluir espiritualmente, ter saúde, equilíbrio, proteção, ser uma pessoa melhor, resolver meus problemas, porque gosto de fazer e etc..."



“Deus não escolhe os capacitados...Ele capacita os escolhidos!"










__MANTRA GAYATRI__
Canaliza a Energia Solar e renova: Metabolismo,Vigor físico, Emocional e Mental.

A palavra GAYATRI é usada nas escrituras hindus com três significados diferentes. Em primeiro lugar, é usada para designar o citado Mantra, em segundo lugar, para a métrica ou chandas na qual o Mantra acima está formulado. Em terceiro lugar, a palavra é usada pra designar a Devi (deusa) que detém o poder deste Mantra.

O Mantra Gayatri é a Oração Universal contida nos Vedas, as escrituras mais antigas do ser humano. Pode-se considerar que o Gayatri tem três partes: exaltação, meditação e oração. Primeiro, a Divindade é exaltada, depois se medita sobre ela com reverência e, finalmente, pede-se à Divindade para que desperte e fortaleça o intelecto, a faculdade de discernimento do homem. O Gayatri é considerado um Vedasara, ou a essência dos Vedas. Veda significa Conhecimento e a oração fomenta e aguça a faculdade que produz o Conhecimento.
Na realidade, os 4 (quatro) Mahavakyas, ou Axiomas Divinos que os 4 (quatro) Vedas contêm, estão incluídos neste Mantra.ORAÇÃO:
“Ó, Mãe Divina! Afasta a escuridão de nossos corações e ilumina o nosso Ser Interno. Dá-nos um claro intelecto, onde Sua imagem possa sempre se refletir.”

MANTRA:
"OM...BHUR...BHUVAH...SUVAHA...TAT...SAVITUR...VARENYAM...BHARGO...
DEVASYA... DHIMAHI...DHIYO...YO...NAH...PRACHODAYAT .
"

TRADUÇÃO:
"OM !!! Invocamos a Terra, o Espaço e o Céu, a esplendorosa Força Suprema que há no Sol, sobre a qual estamos meditando, para que promova e sustente nossa inteligência e destreza."
SATHIA SAI BABA, diz:“Geralmente, repete-se o Gayatri ao amanhecer, ao meio-dia e ao anoitecer. Mas Deus está além do tempo e se falamos do amanhecer e do anoitecer, é devido às nossas limitações. Quando nos afastamos do Sol, é o anoitecer; quando vamos em direção à luz do Sol, é o amanhecer, assim, vocês não têm que estar presos por estes três pontos do tempo para recitar sua oração; ela pode ser repetida sempre, e em todo lugar, apenas temos de nos assegurar de que a mente esteja pura. 

Eu aconselharia a vocês, jovens, que a recitassem quando estivessem tomando banho. Não cantem canções vulgares e profanas como as que são cantadas nos filmes. Recitem o Gayatri. 

Quando estão tomando banho, estão limpando o seu corpo; façam com que sua mente e intelecto também sejam limpos. Proponham-se a repeti-lo enquanto se banham, assim como antes de cada refeição, ao acordarem e quando vão se deitar. E, também, repitam Shanti (paz), três vezes, ao final, porque essa repetição dará paz às suas três entidades: corpo, mente e alma... Nunca abandonem o Gayatri; podem esquecer ou ignorar qualquer outro Mantra, mas devem recitar o Gayatri pelo menos algumas vezes ao dia. Ele os protegerá onde quer que estejam, no ônibus, no trem, ou no avião, numa loja ou na estrada.

Os ocidentais pesquisaram as vibrações produzidas por este Mantra; descobriram que, quando recitado com a entonação correta, conforme estabelecem os Vedas, ele ilumina o ambiente. Assim, Brahmaprakasa, o fulgor de Brahman (Deus), descerá sobre vocês e iluminará seu intelecto e seu caminho, sempre que cantarem este Mantra.”
"OM...BHUR...BHUVA...SWAHA...TAT...SAVITUR... VARENYAM...BHARGO...DEVASYA...DHIMAHI.. DHIYO.YO... NAH...PRACHODAYAT"
A Pronúncia do Mantra em Português:"OM...BURBU...VAA...SUAHÁ...TAT.SAVITUR... VARENNIAMMM...BARGOOO...DE.VASSIA... DII.MARRIIII...DIO.IO.NAA...PRATCHO.DAIAT"

Outra explicação: Este Mantra é um Louvor à Divindade de Surya. Ele é o Mestre hierárca da estrela maior, Sírius. O SOL do nosso sistema solar é a Estrela Divina Sírius. SIRIUS é o SOL do nosso SOL.
O SOL do SOL da Terra. O Sol da nossa Galáxia. Sírius é o foco do Grande Sol Central em nosso setor da nossa galáxia. O Sol físico carrega também a força espiritual das consciências de SER do Grande UM. 


A causa espiritual por trás do efeito físico que vemos como nosso próprio Sol físico e que influencia a todas as outras estrelas e sistemas solares, visíveis ou invisíveis, incluindo cada filho e filha de Deus. 

É na Estrela Maior, Sírius, onde são treinados os que estão preparados para atuar como grandes Avatares, servindo a Luz na Terra, assim como fez Jesus. É lá que se encontra o "Lago do Fogo Sagrado". 

O Mestre Surya serve diretamente sob o RaioAzul da Vontade Divina. Tudo o que vem do Grande Sol Central, para a Terra e para nossos corações, vem através de Sírius.



___SIGNIFICADO do MANTRA GAYATRI_Palavra por palavra:

AUM: A manifestação da Luz do Criador(Brahman). Pode ser entoado apenas OM.OM: Este é o som da manifestação. O entoar do OM é um pedido de manifestação das palavras do Mantra que se segue:
BHUR: O Plano da Manifestação do Ser * O Esforço para a Manifestação da Vida.
BHUVA: O Fogo destruidor dos sofrimentos*O Prana existente na atmosfera*O poder ativador do Chakra da Garganta.
SWAH ou SWAHA, ou ainda SVAH, OU SVAHA, ou ainda SVUH ou SUVHA: O Plano Mental, o Cosmos, o Céu, o Reino da Iluminação, o Chakra da Coroa.
Esta palavra tem o mesmo valor das palavras I AM, EU SOU, ou AMÉM. É quando concebemos o saber de algo. "Voilà", temos uma idéia salvadora manifestada em nossa mente.
TAT: Aquele que atua na manifestação do Plano Divino*Quem faz acontecer.
SAVITUR: Brilhante como o Sol*SURYA, O Hierárca de Sírius*Aquele que se auto-ilumina e preserva a Luz. A energia Alfa do Pai. O representante máximo do "Grande Um", para a humanidade.
VARENYAM: O melhor*O supremo*Alguém que merece ser Adorado.
BHARGO: A Radiação da Glória. Uma energia que consome a ignorância, e por conseqüência, o sofrimento e a miséria.
DEVASYA: Iluminação que vêm de Deus. Sabedoria Divina.
DHIMAHI: Meditamos em sua Luz*Meditamos em seu Ser.
DHIYO YO NAH: Para a Grande Visão (dhiyo) despertar em nós*Para tudo sabermos.
PRACHODAYAT: Direção*Coragem*Inspiração Cósmica*Sabedoria Cristica.






___BENEFÍCIOS do MANTRA GAYATRI:___O Mantra Gayatri traz a Sabedoria Divina para aqueles o entoam com devoção e constância. A Sabedoria e a Direção Divina são coisas muito importantes para pedirmos a Deus. Todos os problemas, sofrimentos, doenças, miséria, todas as barreiras, podem ser vencidas ao conquistarmos a Sabedoria que é com certeza, Divina. A Sabedoria está no Plano Espiritual e este Mantra é uma das mais fantásticas chaves para conquistar este poder. 

Este Mantra utiliza o Poder do Chakra da Garganta para ativar o Chakra da Coroa. Esse efeito, nos traz mais do que Sabedoria, traz-nos a capacidades de atuarmos mais como Alfa e menos como Ômega. Se almejamos a ascensão nesta vida, precisamos atuar como Alfa, levando o fogo transmutador de Deus Pai, à todos os lugares onde estivermos. Estamos habituados a querer, querer e querer o tempo todo. A energia ômega busca sempre receber e a Alfa, dar.

A Terra está poluída demais e atuar como ômega o tempo todo é algo muito ruim, perigoso e negativo. Este Mantra nos ajuda a deixar de ser um buraco negro que a tudo busca dominar e controlar, para sermos um SOL que a tudo ilumina e dá a vida contínua.
Só há um meio de nos tornarmos Alfa como o Sol, e é sendo Ômega para sua energia. Precisamos nos ligar nesta energia solar e enchermo-nos dela, a ponto de explodirmos nossa luz etérea, para todos os lados, iluminando todos ao nosso redor.






___O MANTRA GAYATRI SIGNIFICA: "Imploramos ao grande e adorado Surya, pela manifestação em nossas vidas do fogo da Vontade Divina, o fogo da Iluminação Crística, que consome toda a ignorância. Meditamos nesta Luz de Inspiração Cósmica, que vêm de Deus, para que possamos seguir o caminho correto do nosso Plano Divino, com o grande despertar da nossa consciência no Grande Um.”

Assim como o Sol acaba com a escuridão, também o Mantra Gayatri destrói a ignorância. Este Mantra magnetiza o Poder e a Radiação do Sol para a vida terrena, para nos livrar de nossos pecados e revelar a Suprema Luz do EU SOU O QUE EU SOU em nossas vidas. Seja agora, mais um SOL a iluminar o Planeta Terra! Você verá a diferença que fará a todos os que o rodeiam.






__OM MANI PADME HUM__

OM MANI PADME HUM (Mantra para harmonizar os Chakras e trazer iluminação).
Esse é um famoso Mantra do budismo tibetano. No budismo os Mantras são espécies de Orações que repetidas, continuamente atingem um ponto do cérebro relacionado com as respectivas palavras. Tais Mantras atuam sobre os Chakras (termo sânscrito para "Roda" que são os vórtices de energia do corpo humano).


::Om Mani Padme Hum tem um significado muito interessante:
Om: o que vem do Plano Superior.

Mani: Jóia que nasce no chakra central do corpo humano, o chakra cardíaco.

Padme: Flor de lótus, a flor que nasce do lodo (a alegria que nasce da tristeza).Hum: Manifestação física.



Traduzindo tudo de uma vez, fica como: "Vem do Plano Superior uma Jóia nascida no coração, como uma Flor de Lótus manifestando-se fisicamente".
A primeira sílaba é composta pelo OM, simbolizando o corpo, a palavra, a mente pura e sublime de um Buda. OM representa o universo, o espaço inseparável de todas as divindades. A condição pura de corpo, palavra e mente surge quando abandonamos gradualmente os estados impuros e assim podemos nos tornar puros. Como se processa isso?
O caminho é indicado pelas quatro sílabas seguintes:MANI, que significa “Jóia”. Simboliza os método de intenção para alcançar a iluminação, a compaixão e o amor. Da mesma forma que uma jóia é capaz de eliminar a pobreza, a mente altruísta da iluminação é capaz de afastar a pobreza, ou as dificuldades da existência cíclica e da paz solitária. Do mesmo modo como uma jóia satisfaz os desejos dos seres sencientes, a intenção altruísta de alcançar a iluminação, satisfaz as aspirações dos seres sencientes. 

As duas sílabas, PADME, significam “lótus”, simbolizam a sabedoria. Assim como um lótus nasce da lama não se contamina com ela. A sabedoria é capaz de nos proteger de situações contraditórias. Existe a contradição quando não existe a sabedoria. 

A sabedoria é capaz de percebe a impermanência; a sabedoria percebe que as pessoas não são auto-suficientes ou substancialmente existentes; a sabedoria percebe o vazio da dualidade, a sabedoria percebe o vazio da existência inerente. Embora existam muitos tipos diferentes de sabedoria, a mais importante é aquela que percebe o vazio. 

A pureza é alcançada através da unidade indivisível do método e da sabedoria, representada pela sílaba final HUM, que indica essa indivisibilidade. Não se pode alcançar a sabedoria plena, se não praticarmos um método puro.
O método de prática da vibração do Mantra OM MANI PADME HUM, faz-se referência a uma consciência na qual existem a forma completa tanto a sabedoria quanto o método como uma entidade indiferenciável.

Representam as sílabas-sementes dos cinco Budas Vitoriosos:

HUM, é a sílaba-semente de Akhobhya: o inalterável, o que não se agita, o que nada pode perturbar. Desse modo, as seis sílabas, OM MANI PADME HUM, significam que, em função da prática de um caminho que é uma união indivisível de método e sabedoria, podemos transformar nosso corpo, palavra e mente impuros, no corpo, palavra e mente sublimes de um Buda.


1° Exercício: Se você ainda não é um praticante de meditação budista, ainda não teve oportunidade de recitar este Mantra, e decidir começar sua prática, busque algum praticante, alguém que conheça a forma correta de pronunciar o Mantra e ele lhe orientará. Se mesmo assim desejar praticar sozinho, então comece por fazer mentalmente OM MANI PADME HUM ... várias vezes seguidas. Experimente esta forma e veja como sua Mente se aquietará.

2° Exercício: Se você já conhece a pronuncia correta do Mantra e sua vibração ao verbalizá-lo, faça-o. Não deixe o tempo passar arrastando consigo seus obstáculos, deixando a Mente ser discursiva, sentindo-se apegada a receios, mágoas, ansiedades e tristezas. Adquira um “Malah” (terço budista) de 108 contas. Sente-se confortavelmente em uma almofada, na posição de lótus ou meio lótus e com o malah em sua mão esquerda, alinhe sua coluna, esvazie sua mente.Tenha a motivação clara, porque vai recitar o Mantra OM MANI PADME HUM.

De forma cadenciada, cada vez que você recitar o Mantra completo, OM MANI PADME HUM, você salta uma das contas do Malah. Até que você complete o círculo completo de seu Malah. Quando terminar, ofereça a prática em benefício de todos os seres sem exceção. A prática do Mantra é potente e rápida.






___"KODOISH, KODOISH, KODOISH, Adonai Tsebayoth"___“Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus das Hostes."ou: "Santo, Santo, Santo, é o Senhor dos Exércitos!"


Esta é a Saudação Sagrada, o Qedushsha, que é usada por toda a Hierarquia e pelos Filhos e Filhas da Luz para saudar “O Pai” diante de Seu Trono. É também usada para a Teofania (Manifestação visível da Divindade) da Hierarquia, assim como para discernir Ordens Angélicas através do seu uso como uma Saudação, determinando aqueles que servem ao Pai Eterno e aqueles que são Seus verdadeiros Mensageiros.

A expressão como uma fórmula tripla coloca em movimento um Selo Trinitizado, sendo a expressão mais alta de trabalho conjunto nos Céus e sobre a Terra. É empregada pelos Elohim através do Kaduma Kadmon, para conectar com outros Sons para a Predição de novos mundos, através dos quais, “cada pronúncia da Expressão Sagrada conduz à semente da qual representa a natureza complexa das energias básicas das forças Vitais”. (Chaves de Enoque: Chave 305).
Através do seu Poder, as formas criativas são conectadas com a Lei Eterna Divina, em Santidade e Santificação. Este Som Cósmico provê oitavas de som adicionais, além do alcance normal humano, através do qual cada partícula subatômica é ativada pela sua própria vibração singular de cor.

No nível pessoal superior, o Poder Trinitizado do “Kodoish, Kodoish, Kodoish” pode criar um hiper-vórtex, ou Pilar de Divina Energia, através da qual, Super-espaço e Super-tempo, podem ser atravessados por este corpo físico, colocando-nos em ressonância com outros níveis de Inteligência Divina. Esta fórmula pode também ser usada para evocar Proteção Divina, desde que esta Expressão Santa seja uma Ligação entre todas Hierarquias como uma Saudação da Irmandade com um Pai comum.
Ela cria Pilar de Energia protetora, que pode ser usado em todas as situações práticas para resolução de problemas, cura e todos os modos de elevação de consciência e, onde quer que precisemos projetar energia para fazer o Trabalho do Reino. À medida que usamos esta Expressão Sagrada, três vezes para os Poderes Triplos serem ativados, cantamos e visualizamos a Trindade (trikaya ou veículo triplo) sobre nosso terceiro olho. Agora somos acompanhados por um Coro do Alto, quando Seres Íntegros de Luz fazem sua aparição ser conhecida por nós. Ao continuarmos usando esta Saudação, somos saudados pelas Irmandades e Hostes do Ofício de Shekinah, do Cristo, e do Pai Divino.

"Oh! Pai Divino, que nós possamos por em prática em intenção e extensão, o nosso veículo corporal, cantando eternamente diante do Trono com as palavras: Kodoish, Kodoish, Kodoish Adonai Tsebayoth. 


:::::: Possa a Hierarquia cantar conosco na Terra assim como é nos Céus. Possa a Santidade de nossos Irmãos e Irmãs nos mundos superiores estar conosco em cada bater de coração e em cada forma-pensamento. E oramos para que todas as letras na Linguagem da Luz, sejam expressas nesta Oração Santa e neste Som Eterno!"





__PALAVRAS SAGRADAS e seus significados__
Três Palavras Sagradas: "Selah * Aleluia * Amém".

Essas três palavras são de Origem Hebraica e muito significativas, porque são dirigidas a DEUS. Elas quase sempre se encontram transliteradas e não traduzidas, isto é, mantidas com a mesma pronúncia que têm no original.

*SELAH: Em breve esta palavra tornar-se-á desconhecida pelas novas gerações, levando-se em consideração, que a Sociedade Bíblica já decidiu que não deverá aparecer mais em novas publicações da Bíblia. Até hoje, sua etimologia, mas especialmente seu real significado são incertos para os estudiosos.

Os comentaristas apresentam as seguintes sugestões para o seu Significado:

::SELAH é uma pausa para que o nosso pensamento seja elevado a Deus. É um suspiro pausado de alegria, quando alguém que amamos chega inesperadamente à nossa frente ou à nossa casa. Seria uma espécie de interjeição de alegria ou satisfação.
SELAH é o expressar harmonioso de todas as fibras de um coração que ansiasse pelo auxílio de Deus e de repente sentisse a doce serenidade da Presença Divina. Significa também, fazer uma pausa e elevar a Alma e não simplesmente a Voz.
SELAH é um sinal litúrgico (salal = elevar), para que fossem elevadas a voz ou as mãos em atitude de Oração.SELAH deriva de uma Raiz Aramaica – sl = prostrar-se. Seria um sinal indicativo para que nesse ponto, o adorador se prostrasse.

::ALELUIA: A Palavra Hebraica " HALLELUYAH " é composta da forma imperativa do verbo "Halal" (louvar) , e do substantivo "Javé" ou Jeová". Portanto, o significado lógico da palavra em Hebraico e mantido em Português é: “ LOUVAI a JEOVÁ ou a DEUS ”.
A palavra pode ser estudada no Velho e Novo Testamentos. No Velho Testamento: É muito mais usada, especialmente no Livro de Salmos, havendo alguns até conhecidos pelo nome de "Aleluiáticos", ou do "Grande Halel", pelo fato da palavra ser muito freqüente.

A nota tônica dos SALMOS era esta: “LOUVAI a DEUS”.
DAVI e outros Autores dos Salmos, viam em todas as circunstâncias da Vida, motivos para Louvar a Deus. No Novo Testamento: Ela aparece apenas 4 vezes em Apoc. 19, versos 1, 3, 4 e 6. Nestes versos, ela indica o Canto de Júbilo dos Salvos no Céu, pelo privilégio da salvação.

::AMÉM: É uma Palavra mais rica de significados no original. Vem do verbo Hebraico AMÉN, que significa: Amparar * Confiar * Ser Verdadeiro * O que permanece firme * Verídico * Seguro * Eterno. 

Sendo uma palavra tão rica em significações ela é usada:


*Para confirmação de um compromisso que se toma ou para a pessoa declarar que aceita a maldição ou castigo, caso não cumpra o compromisso. Como fórmula de apoio a um Desejo ou uma Esperança.Como um título para Cristo. Tem uma única vez no Novo Testamento, que AMÉM é usada como um nome próprio, sendo chamado “O DEUS do AMÉM”, porque ele é a autenticação e a segurança pessoais da Verdade de Deus entre os homens. Os comentaristas vêem nesta expressão uma influência de Isaías, que chama a Deus, como “ O DEUS que dirá AMÉM ”. Nesta passagem de Isaías, DEUS é chamado duas vezes de ELOHIM AMÉM=DEUS do AMÉM, cuja expressão também pode ser traduzida como o DEUS da VERDADE, isto é, o DEUS que garante o que Promete, com a Verdade de suas Palavras.

A identificação de DEUS que diz AMÉM com Cristo, é uma prova irrecusável da Divindade do nosso Salvador. CRISTO ao declarar-se como “O AMÉM”, deseja transmitir-nos a idéia de que Ele é a VERDADE de DEUS aos homens, e que podemos CRER em suas Promessas. Ele é a Segurança e o Testemunho Fiel e Verdadeiro da Revelação Divina.Os filhos de Israel usavam AMÉM no final da Oração, como uma Palavra que resumia a Prece, indicando que eles a aprovavam e a tornavam sua. Sempre pensamos no AMÉM, como uma Palavra usada para concluir uma Frase ou Oração, mas na Bíblia, muitas vezes, ela é usada no início de uma frase, para indicar que o que se segue é importante. Se o seu uso indica a importância da declaração seguinte, a sua repetição no início da sentença, denota que o que será dito, é muito importante e solene.

Por isso, JESUS começou muitas das suas Afirmações desta maneira, sendo relatadas 25 no Evangelho de João. Elas são traduzidas por: Verdadeiramente * Em Verdade, ou outras expressões equivalentes.