Feng-Shui*Harmonia para sempre

VEJA mais abaixo, o Texto:  
"FENG-SHUI e as dicas eternas, para todos os "Reveillons" da nossa vida!"



“Não podemos comandar o Vento, mas podemos reposicionar as Velas e mudar de direção.”

 





::WORKSHOP de Feng-Shui Básico e Avançado (Com apostila e certificado). Arte Milenar Chinesa, podendo ser comparada a um tratamento de acupuntura ambiental, que desbloqueia pontos energéticos e áreas congestionadas no ambiente.
 

Informações, inscrições e procedimento: *Programa dos Cursos & Workshops/RJ

::Contato: neideborges3@gmail.com 
::Telefone: (21) 2268-7452 (deixe recado na secretária eletrônica)
 


 FENG-SHUI significa Vento e Água: Arte milenar chinesa,foi iniciada há mais de 4.000 anos com a intenção de harmonizar ambientes, tornando energias negativas e estagnadas, em energias positivas e saudáveis. Assim, a prática do Feng Shui pode ser comparada a um bom tratamento de acupuntura ambiental, que desbloqueia pontos energéticos e áreas congestionadas, para que a energia flua como o sangue em um corpo saudável.

A aplicação de Feng-Shui na sua casa, escritório ou empresas, favorece a liberação de energia atuando energeticamente sobre: Trabalho, Espiritualidade, Família, Prosperidade, Sucesso, Relacionamentos, Criatividade, Amigos e principalmente a Saúde. Formam o Ba-guá, diagrama que funciona como um “mapa” do Feng Shui.

*Trabalho com a Escola do Chapéu Negro, que é a mais utilizada no Ocidente, pois está mais próxima da nossa realidade. Em vários Países do Ocidente, uma terceira Escola de Feng-Shui, causa interesse cada vez maior nos praticantes do método. Nascida do budismo tibetano, a Escola do Chapéu Negro apaixona os iniciantes pela sua praticidade. Um Mestre do budismo tântrico tibetano, Thomas Lin Yun, emigrou há mais de duas décadas para os Estados Unidos. Na sua bagagem, trouxe o conhecimento das Escolas Tradicionais de Feng Shui, acrescido de práticas mágicas oriundas da seita Bom, a primeira forma religiosa do Tibete, e de outras técnicas, que incluíam o aspecto psicológico do ser humano e o seu subconsciente. Para o Mestre Lin Yun, da linguagem dos Chapéus Negros (as outras são as dos Chapéus Amarelos, como a seguida pelo Dalai Lama; e a dos Chapéus Vermelhos, os Nyngmapas), o Feng-Shui deve considerar não só as cores, as formas e os pontos cardeais, mas também a relação psicológica entre o ser humano e o seu ambiente.

Lin Yun apóia-se no Ba-guá como seu instrumento principal e o utiliza de uma maneira simples: alinha a porta principal com o lado referente ao Guá trabalho. As suas Bênçãos ou expedientes para acelerar ou reduzir o fluxo do Ch’i, incluem Mantras (sons sagrados), posições de mãos (mudras) e a intenção da pessoa que as realiza. Objetos como quadros e retratos, são usados como lembretes ao nosso subconsciente. Embora as Curas sejam também utilizadas na escola da Bússola, que usa os cinco elementos, suas Cores e Formas, o Mestre Tibetano sublinha a importância do lado psicológico e do lado espiritual e mágico, com seus sons, gestos e intenção. O instrumento mais importante para a Escola do Chapéu Negro, é o Ba-guá. Ele é aplicado na planta-baixa da casa ou em qualquer ambiente, com a intenção de mapear as Oito Áreas da vida (os Guás), que serão trabalhadas pelo Feng Shui, devidamente ativadas com seus Elementos e Cores correspondentes.

Associo também com várias técnicas, mas a união perfeita é com a Numerologia. Em toda consultoria, gosto de analisar o número da porta de entrada, pois é por lá que tudo começa. Entrando em harmonia com essa energia, já teremos um bom caminho andado em relação à casa em questão. No Feng-Shui falamos em residência e trabalho, pois tudo o que acontece com o imóvel é o nosso retrato, é o nosso RX.

Veja esse exemplo de um trabalho feito em uma escola:
Havia uma parede dessa escola que nunca ficava perfeita, chegaram a derrubar e construir nova, mas sempre a rachadura voltava a aparecer. Ao colocar a planta baixa da escola, verificou-se que aquela sala não fazia parte da planta original. Começou agregando os espaços físicos que não faziam parte originalmente, unindo energeticamente todos os espaços.

Identificou-se com a ajuda do Baguá, em qual Guá ele localizava-se, chegando à conclusão que era a Área do Relacionamento. E a maior queixa da proprietária era justamente essa, desentendimento com o marido, com os filhos e o que estava pior, eram os desentendimentos com os professores e alunos, levando isso à perda de clientes e conseqüentemente de muito dinheiro. Detectou-se os problemas e começaram as harmonizações. No decorrer do trabalho, não foi arrumada mais a parede, pois seria o termômetro.

Ao utilizar a Numerologia como aliada, foi trabalhado o número do imóvel da escola, da casa dos proprietários, pois a energia tem que ser a mesma, assinaturas dos mesmos, buscou-se fazer um trabalho ou Análise Numerológica também com os funcionários da Escola, para melhorar energeticamente todos os envolvidos com esse ponto comercial. O próximo passo foi o trabalho com a Radiestesia, acompanhando pela planta baixa. Aplicou-se o gráfico radiônico de equilíbrio, nos ambientes com problemas. Após todo esse trabalho, a parede foi arrumada e permaneceu perfeita. É claro que todo esse trabalho, também conscientizou os proprietários que eles estavam lidando com seres humanos, e com isso começaram a respeitar os limites de cada um, tornando assim o trabalho mais harmonioso e próspero.

Eis uma Dica para você mesmo aplicar o Feng-Shui. Primeiro, deve-se percorrer a casa, olhando tudo e percebendo o que se gosta e o que não se gosta, inclusive dentro de armários e gavetas. Procure retirar tudo que não utiliza,pois isso é energia estagnada. Retire coisas velhas, para que entrem coisas novas, em todos os segmentos da vida. Isso é Feng-Shui!

HIGIENE: Todos nós sabemos a importância de uma boa higiene começando pela limpeza diária, mas será que estamos fazendo algo em nosso local de trabalho? Já pensou como ele é o principal receptor de energias de todas as pessoas que ali freqüentam? Temos complexidade de energias interiores que se manifestam através de atitudes e pensamentos, como também exteriores, que podemos exemplificar através da Aura. Quando as duas forças energéticas se equilibram harmoniosamente e interagem uma com as outras, as coisas funcionam muito bem em nossas vidas, como um todo. Quando não ocorre essa comunhão, manifesta-se desarmonia mental, emocional e conseqüentemente vai desembocar no físico, através de algum desequilíbrio.

Nosso ambiente de trabalho, como também nossa residência,também passam pelo mesmo processo, portanto, um pouco de atenção é sempre bem vinda, principalmente se você tem a consciência de que tudo faz parte do todo. Através da limpeza desenvolvemos técnicas de auto-defesa e proteção. São métodos simples e milenares, mas que afastam as influências desarmônicas, abrindo a oportunidade de mostrar seus talentos, dons e conquistas, porém mais fortalecidos e aproveitados, sem que essas energias possam influenciar as pessoas.

Alguns Métodos de Limpeza:
1) Limpeza e higienização do ambiente: Limpeza física é essencial, principalmente porque através dos ambientes, mostramos como está o nosso interior. Sinais de poeira, mofo das paredes, impedem inclusive o fluxo de energia para atrair a Prosperidade. Até os mais distraídos podem perceber as influências do ambiente, consciente e inconscientemente, procurando indicações físicas que evidenciem a qualidade do trabalho ofertado. Decoração ambiente, adequação de ruído, limpeza, asseio, temperatura, privacidade, conforto, qualidade de material empregado, apresentação pessoal do Terapeuta Holístico, são fatores que influenciam diretamente naquela percepção, que de acordo com o ditado popular, "é a que fica", ou seja, a "1ª impressão".

2) Cristais: Na antigüidade, nas mais diferentes civilizações, desde a Atlântida até os tempos atuais, os cristais sempre foram utilizados para limpeza e são poderosos como adstringentes de cargas negativas e podem ser utilizados de forma simples em residências e consultórios, porém é necessário ter certo conhecimento sobre as pedras específicas para cada situação.

3) Cromoterapia: Efeito Clean (inglês = claro). Quanto menos móveis melhor, o ideal é procurar decorar o ambiente de trabalho, utilizando harmonia e equilíbrio nas Cores. Também a atenção deve ser dobrada quanto ao acúmulo de coisas, muitos móveis em ambientes pequenos, já que o excesso de informações ou seja o efeito "poluído”, traz também a mesma informação no inconsciente.

4) Aromaterapia: A técnica pode ser aplicada no ambiente, através de aromatizadores ou spray, com os óleos essencias e suas propriedades específicas e desejadas. As cores dos óleos essenciais variam de planta para planta e cada qual possui um aroma particular. Os óleos essenciais se originam de um número pequeno de plantas e dependendo da variedade, apenas de partes específicas dessas plantas. Tais partes podem ser as folhas, as raízes, os botões, galhos, pétalas da flor, sementes ou o fruto. Em alguns casos, toda a parte da planta é aproveitada.

Eis alguns Óleos Essenciais:
Lavanda: Equilibra e harmoniza as emoções e os ambientes.
Camomila: Calmante
Canela: Restaurador, fortificante
Limão: Purificante, fotificante
Hortelã: Refrescante
Sândalo: Relaxante, elevante e calmante.

Existem à venda, ótimos Sprays de ambiente com composições prontas e especificas para cada caso. 

Obs.: Verifique sempre a procedência do produto, selo de qualidade, vidro da cor âmbar, etc...

5) Incensos: Também são bem benéficos, desde que seja respeitada a vontade de seu cliente, pois para determinadas pessoas, principalmente as mais “ carregadas “ podem afastá-las, ao invés de obter o efeito esperado. A dica é a mesma, procure no mercado a variedade que mais lhe convir, contudo se o objetivo for para limpeza, os mais utilizados são: alecrim, arruda, bejoin, cânfora, citronela, eucalipto, mirra, vérbera.

6) Plantas e Flores: Desde que sejam naturais, elas absorvem as energias mais negativas dos ambientes, por outro lado se forem discretas, servem como um belo ornamento decorativo. Não é preciso usar todos esses recursos de limpeza. Pode-se escolher dois ou mais, desde que use sempre o 1°da lista (higiene).




*FENG-SHUI * Mais algumas dicas:
A desordem é inimiga da Prosperidade. E nem sempre é visível. A sala parece em ordem, a cozinha também, mas basta abrir os armários para ver que estão cheios de inutilidades. De acordo com o Feng-Shui Interior (uma corrente do Feng-Shui que mistura aspectos psicológicos dos moradores, com conceitos da tradicional técnica chinesa de harmonização de ambientes), desordem provoca cansaço e imobilidade, faz as pessoas viverem no passado, engorda, confunde, deprime, tira o foco de coisas importantes, atrasa a vida e atrapalha relacionamentos.

Atenção a essas Regras para domar a desordem:
1) Jogue fora o jornal de anteontem.
2) Somente coloque uma coisa nova em casa, quando se livrar de uma velha.
3)Tenha latas de lixo espalhadas nos ambientes, use-as e limpe-as diariamente.
4) Guarde coisas semelhantes juntas. Arrume roupas no armário de acordo com a cor e fique só com as que utiliza mesmo.
5) Toda sexta-feira é dia de jogar papel fora.
6) Todo fim de mês, por exemplo, faça uma limpeza geral e use caixas de papelão marcadas: lixo, consertos, reciclagem, presentes, doação. Após enchê-las, deite tudo fora.
7) Organize devagar, comece por gavetas e armários e depois escolha um cômodo, faça tudo no seu ritmo e observe as mudanças acontecendo na sua vida.
8) Divulgue essas dicas para o maior número de pessoas possível e mentalize que, quando todos colocarem essas regras em prática, o mundo será mais limpo e mais organizado.

ATENÇÃO: Posicionar os móveis de maneira correta, usar espelhos para proteger a entrada da casa, colocar sinos de vento para elevar a energia ou ter fontes d'água para acalmar o ambiente, são medidas que se tornarão totalmente ineficientes, se quem vive neste espaço não cuidar da própria energia. Portanto, os efeitos positivos da aplicação do Feng-Shui nos ambientes, estão diretamente relacionados à contenção da perda de energia das pessoas que moram ou trabalham no local.



Veja como o ambiente faz a pessoa e vice-versa. A perda de energia pessoal pode ser manifestada de várias formas, tais como:
*Falha de memória (o famoso "branco"), cansaço físico.
*O sono deixa se ser reparador, ocorrência de doenças degenerativas e psicossomáticas.
*Sofá confortável diante da TV, se torna mais convidativo do que muitas outras atividades prazerosas.
*Diminui a velocidade das atividades, os projetos são "aposentados" para economizar energia.
*O crescimento pessoal, a prosperidade e a satisfação diminuem.
*Os talentos não se manifestam mais por falta de energia.
*O magnetismo pessoal desaparece.
*Medo constante de que outros o prejudiquem, aumentando assim a competição, o individualismo e a agressividade.
*Falta proteção contra as energias negativas, aumentando o risco de sofrer com o "vampiro energético".

Para melhor cuidar de nossa Energia Pessoal, é importante ter atenção às atitudes que drenam, sugam, jogam fora ou promovem desperdício de nossas Energias.



Veja mais abaixo, uma lista de atitudes pessoais capazes de esgotar as nossas energias.
Conheça cada uma dessas ações para evitar a "crise energética pessoal", maus hábitos, falta de cuidado com o corpo.
*Descanso, boa alimentação, hábitos saudáveis, exercícios físicos e o lazer são sempre colocados em segundo plano.
*A rotina corrida e a competitividade fazem com que haja negligência em relação a aspectos básicos para a manutenção da saúde energética.

Pensamentos Obsessivos:
*Ficar remoendo um problema, cansa mais do que um dia inteiro de trabalho físico.
*Quem não tem domínio sobre seus pensamentos (mal do ocidental), torna-se escravo da mente e acaba gastando a energia que poderia ser convertida em atitudes concretas, além de alimentar ainda mais os conflitos.
*Não basta estar atento ao volume de pensamentos, é preciso prestar atenção à qualidade deles.
*Pensamentos positivos, éticos e elevados, podem recarregar as energias.
*O pessimismo consome energia e atrai mais negatividade para nossas vidas.
*Sentimentos tóxicos, choques emocionais e raiva intensa, também esgotam as energias, assim como ressentimentos e mágoas nutridos durante muitos anos.
*Não é à toa que muitas pessoas ficam estagnadas e não são prósperas. Isso acontece quando a energia que alimenta o prazer, o sucesso e a felicidade é gasta na manutenção de sentimentos negativos.
*Medo e culpa também gastam energia, e a ansiedade descompassa a vida.
*Por outro lado, os sentimentos positivos, como a amizade, o amor, a confiança, o desprendimento, a solidariedade, a auto-estima, a alegria e o bom-humor, recarregam as energias, trazendo força para empreender nossos projetos e superar os obstáculos.

Fugir do Momento Presente:
*As energias são colocadas onde a atenção é focada. O ser humano tem a tendência de achar que no passado as coisas eram mais fáceis: "bons tempos aqueles!", alguns costumam dizer. Tanto os saudosistas, que se apegam às lembranças do passado, quanto aqueles que não conseguem esquecer os traumas, colocam suas energias no passado. Por outro lado, os sonhadores ou as pessoas que vivem esperando pelo futuro, depositando nele sua felicidade e realização, deixam pouca ou nenhuma energia no presente. E é apenas no presente que podemos construir nossas vidas.

Falta de perdão: *Perdoar significa soltar ressentimentos, mágoas e culpas. Libertar o que aconteceu e olhar para frente. Quanto mais perdoamos, menos peso interior carregamos, gastando menos energia ao não alimentar as feridas do passado. Mais do que uma regra religiosa, o perdão é uma atitude inteligente daquele que busca viver bem e quer seus caminhos livres, abertos para a felicidade. Quem não sabe perdoar os outros e a si mesmo, fica "energeticamente obeso", carregando fardos passados.

Mentira pessoal: *Todos mentem ao longo da vida, mas para sustentar as mentiras muita energia é gasta. Somos educados para desempenhar papéis e não para sermos nós mesmos: a mocinha boazinha, o machão, a vítima, a mãe extremosa, o corajoso, o pai enérgico, o mártir e o intelectual. Quando somos nós mesmos, a vida flui e tudo acontece com pouquíssimo esforço.

Viver a vida do outro: *Ninguém vive só, sendo que por meio dos relacionamentos inter-pessoais, evoluímos e nos realizamos. Mas é preciso ter noção de limites, sabendo amadurecer também nossa individualidade. Esse equilíbrio nos resguarda energeticamente e nos recarrega. Quem cuida da vida dos outros, sofrendo seus problemas e interferindo mais do que é recomendável, acaba não tendo energia para construir sua própria vida. O único prêmio, nesse caso, é a frustração.

Desordem e projetos inacabados: A desordem afeta muito as pessoas, causando confusão mental e emocional. Um truque legal quando a vida anda confusa, é arrumar a casa, os armários, gavetas,a bolsa e os documentos, além de fazer uma faxina no que está sujo. À medida em que ordenamos e limpamos os objetos, também colocamos em ordem nossa mente e coração. Pode não resolver o problema, mas dá alívio.

Não terminar as tarefas é outro "escape" de energia.
Todas as vezes que você vê, por exemplo, aquela blusa de tricô que não concluiu, ela lhe "diz" inconscientemente: "você não me terminou! Você não me terminou!"
Isso gasta uma energia tremenda.
Ou você a termina ou livre-se dela e assuma que não vai concluir o trabalho.
O importante é tomar uma atitude. O desenvolvimento do auto-conhecimento, da disciplina e da determinação, farão com que você não invista em projetos que não serão concluídos e que apenas consumirão seu tempo e energia.

Afastamento da Natureza: A Natureza, que é a nossa maior fonte de alimento energético, também nos limpa das energias estáticas e sem harmonia. O ser humano moderno, que habita e trabalha em locais muitas vezes doentios e desequilibrados, vê-se privado dessa fonte maravilhosa de energia. A competitividade, o individualismo e o stress das grandes cidades, agravam esse quadro e favorecem o vampirismo energético, onde todos sugam e são sugados em suas energias vitais.


"Energia é Vida, sendo que todos nós estamos procurando um modo de viver cada vez melhor os momentos das nossas vidas! Devemos cuidar desse Universo maravilhoso que se chama Mundo. O nosso Mundo!!!"




Tem um ditado Chinês que diz o seguinte: "Ter nascido com Sorte não é tão importante quanto ter nascido com um Bom Destino. Ter nascido com um Bom Destino, não é tão importante como ter um Coração Bondoso. Ter um Coração Bondoso, não é tão importante quanto ter uma Força Positiva do C’hi."


“Não podemos comandar o Vento, mas podemos reposicionar as Velas e mudar de direção.”





FENG-SHUI e AS DICAS ETERNAS PARA TODOS OS REVEILLONS DA NOSSA VIDA!!!
Preparando o seu Lar para dar Boas Vindas ao Novo Ano:


1º) Remova tudo o que se tornou inútil e imperfeito, trazendo lembranças ruins. Selecione somente o que deseja manter em casa: roupas, sapatos, livros, fotos, etc...

2º) Mude um pouco o jeito da sua casa: Mude os móveis de lugar; examine tudo e troque os quadros de lugar; renove as fotos dos porta-retratos; pinte as paredes de outra cor; renove as plantinhas, mudando-as de lugar. Coloque flores novas em algum lugar da sala. Por exemplo, a orquídea é uma flor que traz energias imensamente positivas.

3º) Coloque objetos decorativos próprios das Festas. Enfeite sua casa, com muito amor e carinho. E para atrair PROSPERIDADE, coloque fruteiras de cristal, com uvas, maçãs, laranjas, caquis, tangerinas. Também, pratinhos ou cumbuquinhas de cristal, com frutas secas, como tâmaras, passas de uva, damasco, etc...

4º) Nas datas festivas, faça o possível para que todos estejam em Paz e com Alegria e Esperança no coração. Ilumine bastante o ambiente, abra as portas e janelas para que o ar se renove também!

Curiosidade: Todo início de Ano (dia 1º de janeiro), não se pede nada emprestado e nem se empresta. Deve-se evitar pegar em tesoura, também. É meio superstição, mas pelo sim, pelo não, não custa nada preservar a prosperidade e evitar dificuldades durante o ano, não é?

5º) As roupas e acessórios para as Festas de fim de Ano, podem ser nos tons avermelhados (rosa, púrpura, alaranjado, coral). Também, nos tons de amarelo claro até o dourado. Ao preferir o tradicional Branco, usar os acessórios nos tons acima relacionados. Ex.: Branco com dourado; Branco com vermelho.

6º) Faça uma Oração de Agradecimento ao Altíssimo Deus do Universo! Mesmo que tenha passado por crises difíceis, agradeça também, pois elas aceleraram seu crescimento,trazendo alguma transformação ou renovação importante para sua vida.

*Agradeça com Alegria todas as pequenas Conquistas e Vitórias, todos os encontros de Amizade que aconteceram!!!
Agradeça pela Saúde Perfeita e pela Celebração da Vida!

Dê um VIVA à Esperança!!!*



"Atraindo o Ch’i Cósmico para dentro do nosso Lar, devemos fazê-lo fluir balanceadamente. Sendo assim, o próprio ambiente nos dará a energia necessária para alcançarmos a Prosperidade, a Harmonia, o Equilíbrio, a Saúde e a Paz.
Teremos muita Proteção e Sorte em nossa vida, favorecendo com isso o nosso Progresso Material e Espiritual."




*TEXTO do Tao Te Ching (de Lao-Tsé)* (Um dos mais queridos Livros de Sabedoria da China). TAO é o Princípio Único, subjacente a toda criação. TAO é Deus.

"O Movimento Ondulatório"
Queres ser no Mundo, uma influência positiva? Em primeiro lugar, põe em ordem a tua vida. Fundamenta-te no princípio único, para que tua vida seja saudável e proveitosa. Se fizeres isso, merecerás respeito e serás uma poderosa influência. Teu comportamento influenciará os outros pelo movimento ondulatório. Esse movimento existe realmente, pois todos os seres humanos se influenciam reciprocamente. 

Pessoas Poderosas exercem Poderosa Influência!


Se a tua Vida for bem-sucedida, influenciarás a tua Família.
Se a tua Família for bem-sucedida, influenciará a Comunidade.
Se a Comunidade for bem-sucedida, influenciará a Nação.
Se a Nação for bem-sucedida, influenciará o Mundo.
Se o Mundo for bem-sucedido, o Movimento Ondulatório propagar-se-á pelo Cosmos. Lembra-te de que a tua Influência se inicia contigo e se expande para além.
Certifica-te portanto,de que tua Influência seja Sã e Poderosa.
Como saberei se isto funciona?
Todo Crescimento se alastra a partir de um Núcleo Forte e Poderoso.
Tu És Esse Núcleo !


"Somente depois da última árvore derrubada, depois do último animal extinto, e quando perceberem o último rio poluído e sem peixe, o ser humano irá ver que dinheiro não se come!" (Provérbio Indígena)




“Talvez o Feng-Shui, com sua Mensagem simples de harmonia e paz, possa trazer para nós não só a confiança e a felicidade que procuramos nas nossas vidas, mas talvez possa nos levar a um mundo familiar mais saudável e harmonioso!!!"



*Agradeça com alegria todas as pequenas conquistas e vitórias, todos os encontros de amizade que aconteceram!
Agradeça pela saúde perfeita e pela celebração da vida!

Dê um VIVA à Esperança!!!*



*FENG-SHUI* ( Relações com a Natureza Ambiente ):
Ciência Natural Chinesa, no espírito de Reverência Sagrada pelos Poderes Divinos da Natureza. Equilíbrio Yang / Yin (Masculino e Feminino).

Yang (Sol ): Ofuscante regente do dia, sendo o seu reflexo terrestre, o princípio masculino da criação.
Yin ( Lua ): A bela rainha da noite, sendo o seu reflexo terrestre, o princípio feminino da criação.
Através desse equilíbrio, podemos observar a Natureza, não como um tecido morto e inanimado, mas como um organismo vivo, respirando. Observamos uma corrente de ouro de Vida Espiritual, passando por toda forma de existência e unindo, como num só corpo vivo, tudo que subsiste no Céu ou na Terra.

Todo o sistema do Feng-Shui é baseado nesse conceito emotivo da natureza. Também conhecido como “Vento e Água”, porque é algo como o vento, que não se pode compreender e como a água, que não se pode agarrar.
O Feng-Shui orienta como harmonizar sua casa ou o seu local de trabalho, trazendo-lhe maior prosperidade, sorte e bem-estar.


*RITUAIS do FENG-SHUI: Em toda a ritualística, existe o desejo, a vontade e a intenção de abençoar. Através da intuição e da imposição da vontade, podemos equilibrar o Ch’i, que é a “energia” ou “força vital”, que é manifestada em todos os fenômenos do Universo.
É essa Força Vital (Ch’i), que realmente cura as doenças ou desarmonias do corpo humano. E relaciona cada ser humano com o ambiente que vive, pela harmonização das energias que fluem pelo espaço, onde este ser vive ou trabalha. Então o objetivo principal é harmonizar o ser humano com o seu ambiente.

RITUAL dos 3 Segredos:
1) Colocar as mãos postas na altura do peito.
2) Mentalizar o seu desejo ou o seu pedido, pedindo sempre: Prosperidade e Proteção.
3) Falar 9 vezes a Oração da sua Fé.

Lembrar: Que todo o ritual do Feng-Shui deve ser feito no máximo até às 15:00 hs, sendo que a pessoa não deve estar grávida, nem menstruada, nem ter ingerido álcool.
Não deve atuar na lua minguante, nem com tempo chuvoso.
Essas normas/regras devem ser rigorosamente obedecidas.





BA GUÁ: No Feng-Shui trabalhamos com o Ba-Guá, que é um octógono (tem 8 faces), sendo que cada lado corresponde a um aspecto da vida de uma pessoa, a um trigrama, a uma parte do corpo, a um elemento específico, a cores específicas, a um loteamento. 
O Baguá é uma figura de oito lados, onde cada um se chama GUA. Cada lado representa uma energia das pessoas que vivem em uma casa.

Os Oito Guas são: 1)Trabalho:: 2)Sabedoria:: 3)Família:: 4)Prosperidade:: 5)Fama:: 6)Relacionamentos:: 7)Criatividade:: 8)Amigos.

A principal finalidade do baguá é mesmo mapear o fluxo de energia nos espaços.
Ao ser aplicado sobre toda a planta da casa ou sobre o desenho de um único ambiente, esse diagrama permite identificar onde se localizam as áreas correspondentes a cada um dos nove setores da vida: família, prosperidade, fama, relacionamento, criatividade, amigos, trabalho, conhecimento e saúde.

Essa última fica no centro do diagrama, representando o equilíbrio das forças Yin e Yang: é o centro da casa, o coração dela. Dependendo de onde cada área se localiza numa casa, são diferentes as regras do Feng Shui para garantir que a energia vá circular bem por ela. Nessa arte são propostas soluções como a alteração na disposição de móveis, mudanças na pintura ou na iluminação, uso de plantas e objetos como cristais na decoração para eliminar bloqueios de energia e assim ativar setores da vida que estão estagnados.

1) Como você descreve um ambiente com "bom Feng Shui" e outro com "mau Feng Shui"?
Feng Shui é uma ciência com 2.000 anos de história incorporarada a astronomia, geografia, ambiente e campos de energia além da física. A análise de Feng Shui relaciona quatro aspectos (ambiente, estrutura, ocupantes e tempo). Normalmente faz-se considerável trabalho com a planta baixa e leituras de comparação, para desenvolver uma análise de um edifício e o efeito que causa em seus habitantes. 
O edifício deve ser bem colocado e deve proteger os ocupantes de energia negativa e estagnação. A colocação e uso das salas dentro do edifício e móveis dentro das salas, têm seus efeitos positivos ou negativos no Chi também.
O Feng Shui fala primordialmente sobre equilíbrio e conforto. Se algo está desconfortável ou perturba os seu arredores, então é um mau Feng Shui. Se algo está confortável e tranqüiliza os seu arredores, então é um bom Feng Shui.

2) De que forma a bagunça pode interferir na vida das pessoas?
Desordem e projetos inacabados: A desordem afeta muito as pessoas, causando confusão mental e emocional. Um truque legal quando a vida anda confusa, é arrumar a casa, os armários, gavetas,a bolsa e os documentos, além de fazer uma faxina no que está sujo. À medida em que ordenamos e limpamos os objetos, também colocamos em ordem nossa mente e coração. Pode não resolver o problema, mas dá alívio. Não terminar as tarefas é outro "escape" de energia.

Todas as vezes que você vê, por exemplo, aquela blusa de tricô que não concluiu, ela lhe "diz" inconscientemente: "você não me terminou! Você não me terminou!"
Isso gasta uma energia tremenda. Ou você a termina ou livre-se dela e assuma que não vai concluir o trabalho. O importante é tomar uma atitude. O desenvolvimento do auto-conhecimento, da disciplina e da determinação, farão com que você não invista em projetos que não serão concluídos e que apenas consumirão seu tempo e energia.

3) Que mensagem a bagunça passa e qual mensagem e sensação a organização traz?
A desordem ou bagunça, é inimiga da Prosperidade. E nem sempre é visível. A sala parece em ordem, a cozinha também, mas basta abrir os armários para ver que estão cheios de inutilidades. De acordo com o Feng-Shui Interior (uma corrente do Feng-Shui que mistura aspectos psicológicos dos moradores com conceitos da tradicional técnica chinesa de harmonização de ambientes), desordem provoca cansaço e imobilidade, faz as pessoas viverem no passado, engorda,confunde, deprime,tira o foco de coisas importantes, atrasa a vida e atrapalha relacionamentos.

4) É correto dizer que a bagunça externa é reflexo de um interior conturbado?
Sim. Para melhor cuidar de nossa Energia Pessoal, é importante ter atenção às atitudes que drenam, sugam, jogam fora ou promovem desperdício de nossas Energias. Algumas vezes as pessoas querem se concentrar apenas em certas áreas do Ba-Gua, porque elas têm um problema com algo que estão tentando resolver numa determinada área. Mas elas realmente devem trabalhar todas as áreas juntas e quanto mais você puder equilibrar todas as áreas, eu acho que todas as partes da sua vida irão trabalhar melhor.

5) A pessoa que guarda entulhos, o que isso pode significar?
Está guardando energias estagnadas, talvez apegada a um passado não muito feliz.....
Está amontoando lixo dentro de casa e dentro de si própria. A limpeza em todos os sentidos, é PRIMORDIAL no Feng Shui.

6) Ainda é muito comum a decoração tradicional, com preto e branco na parede? E essa é uma boa combinação de acordo como Feng Shui?
A cor branca, sim! Mas, a cor preta numa parede não é a ideal, não é? Usamos objetos na cor preta ou azul marinho e nuances, para intensificar a área do trabalho. O complemento no Feng Shui são os objetos característicos para cada área do Ba guá.

7) Quais são as cores recomendadas para sala, cozinha e quarto de dormir? E para um escritório executivo?

AS MELHORES CORES PARA O INTERIOR DE UMA CASA:
*Hall ( Entrada da casa ): cores brilhantes, azul, pink, branco. As entradas são muito importantes para termos uma boa sensação ao entrarmos na casa. Um hall deve ser sempre brilhante, claro, alegre. Se não der para pintar nas cores mencionadas, podemos aumentar a luminosidade (colocando mais luz, spots, etc...), ou um quadro colorido simbolizando movimento, vida, alegria.

*Cozinha: a melhor cor é a branca.

*Banheiro: a cor correspondente do Ba-Guá.
EX: Ao examinarmos a Planta Macro de uma casa ou apartamento, observamos que o banheiro corresponde ao “canto” da Riqueza. Colocamos então, as cores azul, verde, vermelho ou púrpura. Se corresponder à área da Carreira, colocar as cores preto ou cinza. Essa decoração não é para ativar, mas sim para Equilibrar. É melhor que aquela energia de cor esteja sendo sugada, do que um aspecto da sua vida. Serve como um paliativo.

*Quarto de criança: todas as cores são boas, mas o azul e o verde são aconselháveis, porque representam cores de crescimento. Se for quarto para dormir, são aconselháveis os tons suaves. Se for quarto para estudar ou para brincar, são aconselháveis os tons fortes, berrantes, que ativem a criatividade das crianças.

*Sala: cores variadas ou azul ou verde ou branco ou bege ou amarelo. A sala é um lugar onde reunimos toda a família. Devemos verificar então, quais são os Elementos de todas as pessoas da família, e observar qual será a cor mais aconselhável para a família inteira.

*Sala de almoço ou jantar: pink ( qualquer tom de rosa ), branco, cinza, preto.

*Cores para Escritório Executivo: Cores externas do prédio: vermelho misturado com púrpura, branco, verde-escuro, preto, marrom.
Cores internas: como os escritórios são ambientes de grande atividade, procure não usar cores escuras como o cinza, nas paredes, nos móveis e nos objetos. Os tons devem ser mais vibrantes, puxados para o amarelo, laranja e vermelho.

8) Quais os maiores erros na organização da mobília de acordo com Feng Shui?
Posicionar os móveis de maneira correta é não deixar quinas expostas para se esbarrrar e machucar. O ideal são móveis com bordas arredondadas, tudo muito leve e bonito para os olhos de quem vê. Porém, usar espelhos para proteger a entrada da casa, colocar sinos de vento para elevar a energia ou ter fontes d'água para acalmar o ambiente, são medidas que se tornarão ineficientes, se quem vive neste espaço não cuidar da própria energia. Portanto, os efeitos positivos da aplicação do Feng Shui nos ambientes, estão diretamente relacionados à contenção da perda de energia das pessoas que moram ou trabalham no local.

9) Que emoções as cores passam? Onde cai bem cada cor (em um ambiente ou na peça de roupa que se usa)?
Cores, tais como: as cores do Ba-Gua.
Cada área do Ba-Gua corresponde a elementos e a várias cores associadas. O uso de cada cor pode ser utilizada para realçar os fluxos do Ch’i nas diversas áreas.
A área da Família é representada pelo elemento Madeira e a cor é verde.
A área da Fama é representada pelo elemento Fogo e a cor é vermelha.
A área dos Filhos é representada pelo elemento Metal e a cor é branca.
A área referente à Carreira é representada pelo elemento Água e a cor é preta.
O centro do Ba-Gua é representado pelo elemento Terra e a cor é amarela.

As áreas dos cantos do Ba-Gua pegam os elementos de cada lado delas.
Assim, a área referente à Riqueza é representada pelas cores: verde, azul, púrpura e vermelho.
A área do Casamento é representada pelas cores: vermelha, rosa e branca.
A área das Pessoas que Ajudam (Benfeitores) é representada pelas cores: branca, cinza e preto.
A área do Conhecimento é representada pelas cores: preto, azul e verde.

10) Que conselhos básicos do Feng Shui pode melhorar o humor em um dia?
Viva em contato com a Natureza, nossa maior fonte de alimento energético, que também nos limpa das energias estáticas e sem harmonia. O ser humano moderno, que habita e trabalha em locais muitas vezes doentios e desequilibrados, vê-se privado dessa fonte maravilhosa de energia. A competitividade, o individualismo e o stress das grandes cidades, agravam esse quadro e favorecem o vampirismo energético, onde todos sugam e são sugados em suas energias vitais. Cante Mantras, repita frases positivas,várias vezes ao dia. Viva com alegria e positividade!!!

11) A prática do Feng Shui é uma questão de prática ou crença?
Nada a ver com Crença. Feng Shui é a Arte Chinesa do design e da arrumação do espaço em que vivemos. Sua finalidade é equilibrar as energias vitais (o Ch'i) numa moradia, através do simples uso de plantas, do sino dos ventos, de fontes de água,espelhos e colocação das mobílias em diferentes posições. Pode-se suavizar os bloqueios de energia através do fluxo do Ch'i, pela casa ou local de trabalho.





*MANDALAS no Feng-Shui: As Mandalas geralmente se apresentam em círculos, mas podem ser também em formas ovaladas, octogonais ou quadradas, sempre com uma estrutura fechada e uma imagem central. 
Os desenhos podem ser geométricos, pinturas sagradas, abstratos e simbolizam a relação entre o homem e o cosmo, o eu inteiro e todo o universo, integração e totalidade.

Segundo Carl Jung: “A palavra sânscrita Mandala significa “círculo” no sentido habitual da palavra. No âmbito da religiosidade e da Psicologia, designa imagens circulares que são desenhadas, pintadas, configuradas plasticamente. Jung usava desenhos circulares que fazia com seus pacientes, associando a Mandala com o Self (o centro da personalidade como um todo).

Veja: "MANDA" significa essência e "LA" significa conteúdo. Em diferentes tradições e culturas, as Mandalas foram usadas como orientação espacial, práticas espirituais, rituais sagrados e meditação. Quando Mandalas aparecem em sonhos ou na sua trajetória de vida, elas representam beleza, cura, integração,transformação, harmonia e equilíbrio.

Outros significados: Círculo mágico, proteção, ponte para dimensões superiores; caminho a percorrer, busca interior, energia e movimento. Mandala é o fim e o começo; a morte e o renascimento.
No Feng Shui, são ótimas para serem usadas como proteção acima da Porta de Entrada (do lado de dentro ou do lado de fora) ou no Hall de entrada.
Dentro de casa, simbolizam energia de totalidade e integração, como também o alinhamento interior. Pode-se utilizar as Mandalas em qualquer Área da casa, de acordo com a sua intuição ou com as cores dessa área.

EXEMPLO: No Canto do Relacionamento/casamento use Mandalas com as cores rosa, branco e vermelho.
Na Área da Família, com tons de verde e azul.
Na Área da Fama/sucesso, vermelho e dourado.
Para o Canto do Dinheiro/prosperidade, as cores são púrpura, azul, vermelho e verde.
Para o Canto da Espiritualidade, azul índigo e roxo.
Para a Área dos Filhos/criatividade, coloque Mandalas coloridas (lugar melhor para se colocar uma Mandala).
Para o Canto das Pessoas que ajudam/amigos, tons de cinza e branco.
Para a Área da Carreira/trabalho, tons de azul índigo e preto.
Para o Centro da casa (Saúde), coloque Mandalas que tenham formas quadradas e tons de terra, amarelo e laranja.

Veja que o Baguá é uma Mandala. É um octógono que representa a harmonia entre o ser humano, a Terra e o Céu, a partir de um centro que contém o símbolo Yin/Yang, que significa o equilíbrio das energias do feminino e masculino.


*TEXTO do Tao Te Ching (de Lao-Tsé)*
Um dos mais queridos Livros de Sabedoria da China. TAO é o Princípio Único, subjacente a toda criação. TAO é Deus.

*O Movimento Ondulatório*
Queres ser no Mundo,uma influência positiva? Em primeiro lugar, põe em ordem a tua vida. Fundamenta-te no princípio único, para que tua vida seja saudável e proveitosa. Se fizeres isso, merecerás respeito e serás uma poderosa influência.
Teu comportamento influenciará os outros pelo movimento ondulatório. Esse movimento existe realmente, pois todos os seres humanos se influenciam reciprocamente.

Pessoas Poderosas exercem Poderosa Influência!

Se a tua Vida for bem-sucedida, influenciarás a tua Família.
Se a tua Família for bem-sucedida, influenciará a Comunidade.
Se a Comunidade for bem-sucedida, influenciará a Nação.
Se a Nação for bem-sucedida, influenciará o Mundo.
Se o Mundo for bem-sucedido, o Movimento Ondulatório propagar-se-á pelo Cosmos.
Lembra-te de que a tua Influência se inicia contigo e se expande para além.
Certifica-te portanto, de que tua Influência seja Sã e Poderosa.
Como saberei se isto funciona?
Todo Crescimento se alastra a partir de um Núcleo Forte e Poderoso.
Tu És Esse Núcleo !