Oráculos para Aconselhamento


__ORÁCULOS PARA ACONSELHAMENTO__
_____Xamãs*Baralho Cigano*Tarot_____
“Oráculos são utilizados para orientação e esclarecimento do consulente, favorecendo o seu auto-conhecimento. Também ajuda no acesso à realidade interior e na conscientização de seu potencial mental e espiritual. Traz novas perspectivas e percepções para que cada um possa encontrar com maior clareza as soluções, opções e mudanças necessárias para tornar a vida mais equilibrada, harmônica e criativa.”



__XAMÃS__

O Xamanismo é um conjunto de crenças ancestrais. Sua prática estabelece contato com outros planos de consciência, a fim de obter conhecimento, poder, equilíbrio, saúde. Propicia Paz, tranqüilidade, profunda concentração, estimula o bem estar físico, psicológico e espiritual.

O Xamã pode ser homem ou mulher. É o mago, o curandeiro, o médico, o terapeuta, o conselheiro, o contador de estórias, o líder espiritual, etc... Ele é o explorador da consciência humana. O praticante é levado a sair do torpor convencional, reconhecendo os seus limites, a sua limitada visão pessoal do mundo, buscando um plano mais universal.




__BARALHO CIGANO__
O Baralho Cigano é um Oráculo que leva a desenvolver bastante a nossa intuição. Suas figuras simples e objetivas, despertam em qualquer um, lembranças que permitem que as associações sejam feitas sem muito esforço.
Não se trata de um Oráculo para ser muito estudado, decorando-se significados. Pelo contrário, ao procurarmos olhar as figuras representadas em cada carta, podemos perceber que elas despertam em nós um sentimento de familiaridade, como se cada situação retratada já houvesse sido alguma vez vivenciada ou presenciada por nós. E é assim mesmo que devemos olhar estas figuras, como retratos do cotidiano de cada um.

O estudo e o jogo de Baralho Cigano é simples e prático, onde pode-se ter uma idéia do que está acontecendo em nossas vidas, para assim, podermos tomar as melhores decisões para nosso futuro.



__TAROT__
Em 1919, quando foi concebido pelo ocultista inglês Arthur Edward Waite, o Tarot de Rider, nome da primeira editora que o publicou, trouxe uma inovação: a estréia do Arcano O LOUCO como número Zero, colocado antes de O MAGO, e não como 22.
É que para Waite, que associava o Tarot à Kabalah, O LOUCO corresponde à Letra "aleph", a primeira do alfabeto judaico.
Foi também o interesse pelo ocultismo que levou o nobre italiano Francesco Sforza, casado com a filha do déspota milanês Filippo Visconti, a contratar os serviços de um artesão para a criação do Tarot Visconti-Sforza, no Século XV.

Suas belíssimas cartas, de cores escuras e fortes, representam os membros das duas famílias e não tem autor definido. O baralho original está exposto na Biblioteca Pierpont Morgan-Bergamo, em Nova York.

*O Tarot de Marselha proveniente da França, é o mais antigo Tarot de que se tem registro histórico. Já no Século XV e com esse nome, esse Baralho era bastante popular na Europa. Com figuras que se destacam pela simplicidade, o Tarot de Marselha ganhou traços e cores novos no Século XVIII, pelas mãos do ilustrador marselhês Fautrier.

A influência da cultura cristã nesse Tarot é facilmente observada. O Arcano 5 por exemplo, que em outros baralhos tem o nome de O HIEROFANTE, no Tarot de Marselha chama-se O PAPA; e a Carta 15, O DIABO, além de apocalíptica, reproduz perfeitamente a idéia de sofrimento e de pecado.

Este Tarot, é o baralho mais usado no Brasil. Todas as figuras das Cartas têm algumas Cores (sete) e cada uma delas têm um significado importante, sendo preciso dar atenção a elas durante a interpretação:

.A COR AZUL é a cor do céu e do mar, parece não ter fundo nem fim, levando à emoção, à intuição e à fé.
.A COR VERMELHA, lembra fogo e sangue, representando energia e determinação, tanto física quanto espiritual.
.A COR AMARELA, é a cor do verão e do sol, representando a inteligência e a intelectualidade.
.A COR VERDE, é fruto da união do sol e do céu, que fazem brotar a natureza, sendo a cor do renascimento, do crescimento e da esperança.
.A COR BEGE, é a cor da nossa pele, remetendo diretamente aos bens materiais.
.AS CORES BRANCO e PRETO, são cores absolutas. A Cor Branca, contém todas as outras e é luz pura. A Cor Preta, é a ausência de cor, lembrando a escuridão e o mistério, representando os aspectos insondáveis da natureza humana.

*TAROT EGÍPCIO: Retratando símbolos e figuras de seu País de origem, o Tarot Egípcio mantém a numeração proposta pelo Tarot de Marselha, mas tem nomenclatura própria.
O Arcano 13, habitualmente chamado A MORTE, aparece no Tarot Egípcio como A IMORTLIDADE e O DIABO ganha o nome de A PAIXÃO.

Não se sabe ao certo quando este baralho surgiu. Sua criação é atribuída a Sacerdotes do antigo Egito, herdeiros da sabedoria da Atlântida. Conta a lenda que, um grupo de Sacerdotes egípcios, percebeu que havia uma conspiração e que eles seriam mortos. Antes de suas mortes, resolveram registrar seus conhecimentos sobre o mundo e as pessoas, em desenhos e figuras que resumissem todas as emoções e experiências vividas pela humanidade.

ORIGEM e HISTÓRIA: O TAROT consiste em 78 LÂMINAS, sendo 22 Arcanos Maiores que funcionam como arquétipos do inconsciente coletivo, revelando também a condição e o potencial espiritual das pessoas.
E os 56 Arcanos Menores, que lidam com realidades mais mundanas, atividades, posição social, situação doméstica, etc...
Os Arcanos intermediários são as figuras: Rei, Rainha, Valete e Cavaleiro. Toda carta despida (figura nua), denota fragilidade principalmente emocional.

A Magia das Cartas, consiste justamente na manipulação das cartas, que são um conjunto de símbolos. Através desta manipulação, os símbolos podem ser misturados (embaralhados) e distribuídos de forma "aleatória."
Entretanto, a arte mágica da adivinhação nos diz que a energia concentrada, daquele que procura respostas, passa para as cartas que se põem sobre a mesa, de modo a indicar as respostas procuradas através de suas simbologias.



___ARCANOS MAIORES do TAROT___
O MAGO(1): O ser humano vem ao mundo tendo à sua disposição, as 4 funções psíquicas representadas pelos 4 NAIPES:
.ESPADAS (ar)= (faca, punhal) = pensamento
.COPAS (água)= (taça, cálice, copo) = sentimento
.PAUS (fogo)= (bastão, clava) = intuição
.OUROS (terra)= (moeda, roda) = sensação

É também o princípio masculino, ativo, que pode ser associado ao ânimus.

A SACERDOTISA (2): representa a necessidade de parar, de se tornar receptivo para se aprimorar espiritualmente e pode ser associada à ânima.
Na sua trajetória inicial, o ser humano aprende primeiro a lidar com os pais A IMPERATRIZ (3) e O IMPERADOR(4).
D
epois, entra em contato com as instituições socializadoras: a religião e a escola, simbolizadas pelo Arcano O SUMO SACERDOTE ou O PAPA (5).

O ENAMORADO ou OS AMANTES (6): Então aprende a fazer uma escolha e o reconhecimento de sua identidade sexual, transferindo os laços edípicos para outras pessoas.
Se a escolha é bem feita, ele assume a persona, assume a si mesmo (O CARRO (7), como veículo para viver em sociedade e conduzir a própria vida. Esta primeira fase representa a atitude extrovertida.

O Segundo Ciclo, é representado pelo conjunto das 5 cartas seguintes e corresponde à segunda parte da vida, à atitude introvertida e ao início do processo de individuação. Este conjunto apóia-se no conceito de que a realidade, tal como a conhecemos, é ilusória.
A JUSTIÇA (8) é o primeiro passo para esse reconhecimento e ensina a pesar, a medir e a eliminar o que é desnecessário.
O ERMITÃO (9) é a volta ao passado para se iluminar, é a auto-análise e a busca dos fatores que condicionaram a atitude presente.
A RODA DA FORTUNA (10): O auto-conhecimento leva à constatação da evolução constante do mundo como fator dominante e dos determinismos biológicos e sociológicos. Começa então e enfrentar aquilo que vem a ser a sua herança biológica, representada pela Carta A FORÇA (11), os instintos de agressão e sexualidade. Essa carta representa o confronto com as nossas sombras.
Prosseguindo, entra em contato com seu caos interior e sua impotência básica (O ENFORCADO (12).

O conjunto das próximas 3 Cartas, completa o ciclo anterior e representa os elementos que deverão ser usados ou combatidos para uma evolução interna.
Ao superar a preguiça e desamarrar o nó do ENFORCADO (12), estabelece relação com A MORTE (13), aprendendo a cortar o que não presta, transformando-se inevitavelmente; e se for bem sucedido, chega ao rejuvenescimento.
Ingressa, então, em um novo plano mais elevado, operando uma transmutação alquímica interior, representada pelo Arcano A TEMPERANÇA (14). Feito tudo isso, pode cair na tentação de usar o que aprendeu para obter Poder sobre os outros: O DIABO (15).

O ciclo seguinte, de 4 cartas, é a conseqüência externa do anterior.
A CASA DE DEUS ou A TORRE (16): destruição.
A ESTRELA (17): reconhecimento de que há influências cósmicas.
A LUA (18): ilusões que impedem o homem de chegar àquilo que ele é.
O SOL (19): a necessidade de encarar a realidade e abandonar A Lua.

As 3 últimas cartas, mostram a conclusão do processo de evolução:
Após O JULGAMENTO (20), o ser humano ou desemboca no Arcano O MUNDO (21), o ser completo que concilia extroversão e introversão, o que foi bem sucedido no processo....ou desemboca no Arcano O LOUCO (o zero), o que falhou no processo e começa tudo de novo.



“Se nos encontrarmos outra vez no Crepúsculo da Memória, conversaremos de novo e cantareis para mim uma Canção mais Profunda. E se nossas Mãos se encontrarem noutro Sonho, construiremos mais uma Torre no Céu." (Gibran Khalil Gibran)





"Figura egípcia desenhada pela artista plástica Lina de Mello, há mais de 20 anos. 
Eu estava atendendo um cliente e ela de longe, olhando para mim, captou essa imagem... mistérios..."