Reiki 1 * 2 * 3 * Mestrado


                    
   __________________________________________

::O REIKI, que pode ser traduzido do japonês como "Energia vital do Universo ou Força Vital do Universo", é uma arte tibetana de canalizar Energia vital, redescoberta no Japão em meados do século passado pelo Dr. Mikao Usui. 
As origens do REIKI podiam ser encontradas no antigo Tibet, há milhares de anos atrás.

Essa sabedoria e esse conhecimento de como ativar uma ordem superior de energia vital universal,pode ser observada, dirigindo-se do Tibet até à Índia e através dela.
Da Índia, esse conhecimento se difundiu, chegando até o Egito, Éfeso, Roma, oeste da Grécia e China; eventualmente,no leste do Japão. Essa técnica para ativação e aplicação da energia universal, foi redescoberta no Japão em meados de 1800, pelo Dr. MIKAO USUI.

A “lenda” do Dr.Usui foi recontada por Hawayo Takata. No entanto,deve ser mencionado que Takata nunca encontrou o Dr.Usui, já que ele havia falecido há muitos anos, antes da viagem dela ao Japão e da sua Iniciação em Reiki. Tudo isso quer dizer, que esse é um relato em “terceira mão”, contando fatos, sem dúvida dramaticamente enaltecidos.

   

“A História do Dr. Mikao Usui”
Narrada pela Mestre em Reiki, Hawayo Takata e gravada em agosto de 1979.
A transcrição foi feita pela Mestre em Reiki, Mary Ann Michael e editada pela Mestre em Reiki, Dra. Bárbara Weber Ray.

Datas do Dr.Usui: aproximadamente de meados do Século 19 até o início do Século 20.

O Dr.Usui era o Reitor de um Seminário Cristão em Kyoto, Japão. Um domingo pela manhã, ele foi questionado cuidadosamente por alguns graduandos, por que ele não lhes tinha ensinado a Cura, como parte do seu treinamento missionário. Não encontrando respostas para essas perguntas, o Dr. Usui decidiu deixar o seu Cargo, viajar para a América e procurar mais Conhecimentos.
De volta ao Japão, ele continuou estudando e procurando por Conhecimentos mais profundos, sobre os Mistérios da Vida e o uso de energias curativas. Durante esses anos, o Dr.Usui se tornou Mestre na Arte da Escrita de Caracteres Japoneses e Chineses, assim como da antiga Língua Sânscrita.

REIKI é uma energia que pode transformar a sua vida, trazendo muito amor,alegria e paz !
Gera prosperidade em todos os sentidos,abre corações, mente e plexos solares,criando amor,sabedoria e força para auxiliar o maior número de pessoas possível!

>>REIKI pronuncia-se Rei Ki.
REI, significa “Universal” e refere-se também à Dimensão Espiritual e à Alma.
KI, significa a energia da Força Vital que flui através de todos os seres vivos.

Os ideogramas japoneses,quando combinados entre si, representam o conceito de “Energia da Força Vital Universal”.
A energia de Reiki é integral, não dual (não é positiva, nem negativa em si, mas é a combinação dessas duas qualidades (não existe polaridade ).

*REIKI é energia “universal”, podendo ser usada com segurança a qualquer hora e em qualquer lugar. Ela expressa a “qualidade “ de “incondicional”, mais que “condicional”.
“UNIVERSAL” significa “aplicável ou comum a todos os propósitos, condições ou situações”. Refere-se ao que é CÓSMICO!

Mestre em Reiki, Hawayo Takata
Dezembro/1900 * Dezembro/1980
Depoimento de Hawayo Takata, gravado em Agosto de 1979.
Editado pela Mestre em Reiki, Dra. Bárbara Webwer Ray.

Hawaio Takata, nasceu nas ilhas Havaianas, como uma dos vários filhos de um trabalhador de plantações. Ela foi chamada de Hawaio, em homenagem a todo o arquipélago havaiano.
Apesar de ser filha de pais japoneses, ela tinha cidadania americana, devido ao seu lugar de nascimento.
Ela relembra a época em que trabalhou nas plantações de cana de açúcar, ainda criança. Lembra também, que apenas freqüentou a escola até à 2ª ou 3ª série.
Depois, ela foi chamada para trabalhar na principal casa da fazenda de cana de açúcar.
Com o passar dos anos, suas obrigações e tarefas aumentaram; ela foi colocada eventualmente como responsável pelos outros empregados da casa.
Ela se casou com o Contador da família, um jovem também de descendência japonesa. Aos 30 anos incompletos, ele morreu de ataque cardíaco.
Hawaio enviuvou e se viu só, com duas filhas.

Nos meados dos anos 30, com a saúde debilitada, ela pegou suas filhas e foi para a casa dos pais, no Japão “preparando-se para morrer”.
Sua saúde física foi se deteriorando através dos anos, sendo que sua depressão por causa da perda do marido,acabou drenando toda a sua energia.
Ela estava sofrendo de problemas pulmonares e cardíacos, distúrbios estomacais e da vesícula biliar.
Na casa dos pais, ela estava podendo descansar e depois de alguns meses, estava se preparando para se submeter à cirurgia.
No entanto, um pouco antes da Data da operação,ela ouviu a voz do marido dizendo enfaticamente: “Nada de cirurgia, nada de cirurgia”.
Ela notou que apenas em raras ocasiões em sua vida, ela ouvira a voz do marido (e esta era uma ocasião crucial).

Imediatamente, ela se recusou a fazer a cirurgia. Seu médico então, a encaminhou a uma Clínica de Cura Natural, em Tókio.
Diariamente na Clínica, a Sra. Takata recebia um Tratamento completo de Reiki. Após aproximadamente 8 meses, sua saúde estava completamente restabelecida. Por acréscimo, esta experiência com o poder de Reiki, transformou a sua vida.

Ela desejou aprender REIKI, para poder ajudar os outros. Primeiro, disseram que ela não poderia aprender Reiki, por ser uma mulher e cidadã dos Estados Unidos (não ser cidadã do Japão).

No entanto, ela continuou ajudando na Cínica, através de pequenos serviços prestados e diversas incumbências.
Logo foi iniciada no 1º e 2º Grau de REIKI. Por volta de 1938, a Sra. Takata retornou com suas filhas para sua casa no Hawai. Antes de 1940, ela foi treinada pelo Dr. Hyashi, tornando-se MESTRE em REIKI. Por muitos anos, a Sra. Takata viajou pelas ilhas havaianas, ensinando REIKI e fazendo tratamentos. Apenas, já com mais de 70 anos, ela treinou alguém para ser Mestre em Reiki, pela primeira vez.






>> Eu, Neide, conheci esse Método de cura em 1991, através do norte-americano Mestre Reiki, Jason Kelly Thompon. Fiz com ele o 1º e 2º Grau, respectivamente em 1991 e 1992. Ele (Jason), contou que conheceu a Sra. Takata, em 1979, recebendo nessa ocasião, o treinamento de Iniciação, tornando-se Mestre em Reiki.

Nos meses seguintes, recebeu dela, através de treinamentos profundos, informações sobre o completo sistema REIKI, que incluía o método de como iniciar um Mestre.
Em agosto de 1980, Jason Thompson teve a honra de receber a Sra. Takata como hóspede, em sua casa em Atlanta, na Geórgia.
Ela deu nessa ocasião, uma recepção formal, à qual compareceram mais de 200 pessoas.
Durante essa recepção, a Sra.Takata compartilhou algumas de suas experiências com REIKI.
Anunciou também, nessa ocasião,o início oficial da Associação Americana de Reiki, da qual ela era Conselheira Especial.
Em dezembro de 1980, a Sra.Hawaio Takata fez sua “passagem”.

"A Sra. Hawaio Takata tornou possível,mais uma vez,o acesso do Mundo Ocidental a um Conhecimento, Arte da Cura e Ciência,chamada pelo Dr.Mikao Usui,de REIKI, nos dias atuais (Tempos Modernos)."

Os Sábios da Antiguidade acreditavam que a energia envolve e penetra todo o ser vivo, estando atualmente, cada vez mais pessoas, incluindo cientistas, convencidas do mesmo.
O corpo utiliza a energia vital para se reconstruir em caso de ferimentos ou doenças, havendo enfraquecimento e processamento a um ritmo inapropriado das funções vitais, com o conseqüente aparecimento de disfunções físicas e mentais, quando há redução ou bloqueio dessa energia vital.

Sendo a Energia Vital de importância capital, a sua carência poderá estar na origem de grande parte dos conflitos, grandes e pequenos, com os quais somos confrontados no nosso dia a dia.
A quantidade de energia vital existente no Universo é praticamente ilimitada.
Portanto, se aprendermos a captá-la a partir dessa fonte inesgotável, podemos suprir todas as nossas carências, quer sejam físicas, mentais, espirituais ou materiais.

O REIKI é um dos métodos para captação da energia vital. Não sendo o único, é, no entanto, um dos mais fáceis de "aprender" e praticar.
Qualquer pessoa pode receber a energia vital através do método REIKI e daí retirar benefícios substanciais, bem como "aprender" a canalizar a energia vital, para proveito próprio e para o de terceiros.

O REIKI não se aprende como outras técnicas de transmissão de energia. A habilidade de transmitir a energia vital é transferida de Mestre para Aluno por um processo de Iniciação.

A Iniciação, que harmoniza os Chakras (centros de energia corporais) da Coroa, Coração e Mãos, estabelecendo uma ligação permanente com a Fonte de Energia Universal, é um poderoso Processo Espiritual que se adapta, perfeitamente, às necessidades de cada aluno, sendo supervisionada pelos guias do REIKI e outros Seres Espirituais que prestam a sua colaboração no processo.

Atualmente,o REIKI encontra-se ramificado, tendo as técnicas e métodos de ensino evoluído e sofrido alterações. Entre os diversos ramos do REIKI poderão identificar-se o REIKI Usui Tradicional, o REIKI Usui Tibetano e o Reiki Essencial entre outros, todos eles sendo legítimos e funcionando, para além de todos derivarem dos ensinamentos do Dr. Mikao Usui.





"Eu, Neide, acho que o REIKI deve ser acessível a todos, pois trata-se de imensa dádiva de Amor Incondicional, que deve estar aberto a quem dele queira usufruir, e os Símbolos de Reiki, embora Sagrados, não são ocultados."

Existem 3 Níveis de terapeutas/praticantes, correspondendo o primeiro, ao Nível inicial e o último, ao Nível de Mestrado, em que o iniciado fica preparado a transmitir os ensinamentos e a proceder as iniciações. 
A Iniciação a cada nível de Reiki, em qualquer um dos sistemas, tem que ser seqüencial e apenas pode ser dada por um(a) Mestre de Reiki.

__ALGO MAIS SOBRE O REIKI__
O Reiki por ser uma Antiga Arte Natural de Terapia (Século XIX), é um método de tratamento simples e profundo, que equilibra as Energias do corpo, potencializando nossa força vital. Além de ser um sistema Natural, é um método Científico para reduzir o estresse, trazendo o equilíbrio e a reposição energética.

O Reiki é um caminho de harmonização interior com o Universo. Atua equilibrando e harmonizando o corpo, a mente e o espírito, expandindo a consciência, elevando os pensamentos, liberando os sentimentos, permitindo que a energia vital do universo preencha todo o "Ser", facilitando e proporcionando o caminho para o seu equilíbrio energético integral. Atualmente, o Reiki vem sendo utilizado em conjunto com outras terapias complementares, tais como a massagem e a acupuntura, em hospitais, clínicas para doentes em fase terminal e em práticas psicoterapêuticas.

__SIGNIFICADO:
A palavra japonesa Reiki significa "Energia Vital Universal", o princípio de toda vida, a energia que nos circunda e se encontra dentro de nós mesmos.
"REI" relaciona-se ao aspecto cósmico, universal, dessa energia; refere-se à parte espiritual, à essência energética cósmica que permeia todas as coisas e circunda todos os lugares.
"KI", significa a força vital que flui e pulsa em todos os seres; a energia vital individual que circunda os organismos, mantendo-os vivos.

Portanto, Reiki é a união da energia universal que vem do Cosmos com a energia vital individual, o que ocorre quando se é submetido a tratamento reikiano ou processo de iniciação ou sintonização.

Como Funciona: O praticante de Reiki direciona a energia do Universo para o corpo físico, estimulando a capacidade inata de restabelecimento do receptor. Esta prática terapêutica pode ser aplicada tanto para cuidar ativamente de si mesmo, como para tratar outras pessoas.

Os Efeitos do Reiki:
Equilibra as energias do corpo
Equilibra os órgãos e glândulas e suas funções corporais
Relaxa e reduz o stress
Potencializa a energia vital
Fortalece o sistema imunológico
Alivia a dor
Libera as toxinas
Libera bloqueios e emoções reprimidas
Amplia a consciência pessoal e facilita os estados meditativos
Trata holisticamente.
Promove o potencial de recuperação natural da saúde

O Reiki é:
Energia Divina de amor compassivo e incondicional.
Uma arte de terapia simples, segura e universal.
Revitalização e harmonização do corpo e da mente.
Maneira fácil de toque com as mãos.
Experiência de transformação única.
Chave que conduz à luz.
Energia amorosa e inteligente.
Ativação de energia vital.
Independente de qualquer religião e compatível com qualquer outro tratamento.

O Reiki não é:
Uma religião, filosofia ou crença.
Massagem.
Um dogma ou uma doutrina.
Imposição de mãos.
Um passe.
Magia.
Uma terapia verbal.
Poder mental.
Ponto de compressão.
Fenomenologia.
Mediunismo
Para ser recebido só quando se está doente.

Aplicações:
Auto-tratamento.
Tratamento de outras pessoas, animais ou plantas.
Aliviar rapidamente dores físicas.
Ajudar, prevenir e tratar distúrbios.
Equilibrar o corpo, a mente e as emoções.
Liberar bloqueios.
Desintoxicar.
Equilibrar os "Chakras" ( centros de energia).
Relaxar
Aumentar a autoconfiança.
Promover a paz interior.
Aumentar a concentração.

Vantagens e Benefícios:
O Reiki se encontra ao alcance de todos, inclusive de crianças, anciãos e pessoas doentes.
Todos podem ser um canal de Reiki. Não existe limite de idade, nem alguma condição prévia exigida. O treinamento da técnica não é demorado, podendo cada nível ser ensinado em seminários de um ou dois dias.

É uma técnica segura, sem efeitos colaterais ou contra-indicações, sendo compatível com qualquer tipo de terapia ou tratamento convencional. Não é um sistema religioso, filosófico, com restrições e tabus. Não utiliza talismãs, preces, mentalizações, visualizações, fé ou qualquer objeto para sua aplicação prática.

A técnica não fica obsoleta, sendo a mesma, há milhares de anos. Após a sintonização energética ocorrida durante o seminário, pode-se aplicar Reiki imediatamente pelo resto de sua vida. Mesmo que por um longo período não o faça, não há necessidade de nova ativação para o mesmo nível. A energia não é polarizada, sem positivo ou negativo (Yin e Yang).

O Reiki é como ondas radiofônicas, podendo ser aplicado no local ou à distância, com sucesso. Rompe o tempo e espaço, permitindo reprogramar eventos passados e coordenar eventos futuros. A energia não é manipulativa; o praticante simplesmente coloca as mãos e a energia flui na intensidade e na qualidade determinada por quem a recebe.
Não é necessário despir o paciente durante a aplicação, pois a energia penetra através de qualquer coisa. O terapeuta não precisa conhecer o diagnóstico da patologia, para efetuar com sucesso o tratamento.

O REIKI energiza e não desgasta o praticante, pois a técnica não se utiliza do "chi" ou "ki" do praticante, e sim da Energia Vital do Universo.
O REIKI atende a pessoa de forma holística, nos corpos físico, emocional, mental e espiritual. Não visa apenas a supressão da patologia, mas a volta a um estado natural e desejável, de bem estar e felicidade.

A prática REIKI está inserida no contexto das práticas terapêuticas alternativas, reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (O.M.S.).



__OS NÍVEIS DO REIKI:
::Nível 1: “O Despertar”
Tratamento físico com imposição das mãos em pontos específicos, técnicas de auto-tratamento, tratamento em outras pessoas, animais e plantas.

Reiki 1: No Reiki 1, a pessoa passa por um processo de limpeza, que pode durar 21 dias. A pessoa pode sentir dores inexistentes, sentimentos como: ansiedade, angústia, etc. Este processo é temporário e varia de pessoa para pessoa. Outros, passam 21 dias de limpeza sem dores ou qualquer sentimento estranho. É aconselhável que, ao se formar no Reiki 1, as primeiras aplicações sejam feitas em si mesmo para poder sentir e vivenciar o REIKI.
Com o REIKI 1, você pode energizar plantas, animais, remédios, cristais e objetos em geral. A duração das aplicações de Reiki 1, é de 05 minutos ou mais em cada posição.

Conteúdo:
*O Que é o Reiki. Vantagens e Benefícios. Como funciona o Reiki.
*A história do Reiki: Antecedentes da sua redescoberta.
*O redescobridor Mikao Usui e os primeiros milagres. O Reiki e o início da divulgação.
*Os cinco princípios do Reiki, Chujiro Hayashi e a continuidade do trabalho.
*Hawayo Takata e o Reiki no Ocidente.
*Como tornar-se um canal de Reiki: O futuro Reikiano.
*O processo de iniciação.
*Os 21 dias de limpeza energética.
*A divisão do Reiki: níveis 1, 2, 3 e Nível Mestrado.
*A visão holística do corpo humano: Aura e Chakras.
*Como e onde aplicar o Reiki.
*As posições para aplicação.
*Execução do processo iniciático.


::Nível 2: “A Transformação”
Potencializa o trabalho do Nível 1, permitindo o tratamento mental e emocional. Age diretamente na origem dos desequilíbrios energéticos, transformando, liberando idéias, pensamentos e esquemas antigos, que provocam os bloqueios. Existe o tratamento à distância, possuindo técnicas para enviar REIKI a distância, tratando problemas físicos, psíquicos e até mesmo situações.


Reiki 2: Para a pessoa passar para o Nível 2, é preciso ter experiência na prática do REIKI. O novos aspectos emocionais da pessoa, permite uma ligação profunda com a Energia Cósmica. Novamente a pessoa passa por 21 dias de limpeza, para que o karma da pessoa seja liberto e purificado de energias bloqueadas e negativas. São entregues mais 3 Símbolos de muito poder.

Esses Símbolos são secretos e só podem ser conhecidos pelos praticantes do REIKI. Cada um deles tem uma função especial.
O primeiro, tem um poder muito forte de limpeza. Limpa ambientes, pessoas e objetos. O segundo, age na parte emocional, trazendo à tona todos os sentimentos negativos.
É importante usar os Símbolos na seqüência certa, no caso 2 e 1. Por exemplo, o símbolo 2 para trazer à tona as energias negativas e o símbolo 1 para limpar.
O símbolo 3 permite atravessarmos a barreira do tempo, ou seja, passado e futuro. O Símbolo pode ser usado para energizar pessoas à distância.

::Nível 3 “A Realização”
Contato com o Mestre Interior, técnicas mais poderosas e rápidas. As Leis da Prosperidade.
Reiki 3: É necessário que a pessoa tenha um conhecimento profundo do REIKI. Nesta etapa, a pessoa passa por um processo de grande transformação mental. Neste Nível é entregue mais um Símbolo, que permite ao praticante curar em massa. Ele aumenta 100 vezes o poder de cura, diminuindo a duração de aplicação do Reiki 2 pela metade.
A pessoa passa novamente pelo processo de 21 dias de limpeza.

::Nível “Mestrado”
Preparação para lecionar o REIKI e fazer Iniciações.
Mestrado: No Mestrado, é atingido a realização plena do SER, permitindo ao praticante iniciar outras pessoas na prática do REIKI.
Linhagens do REIKI, das quais os alunos passam a fazer parte.



__ALGUMAS PERGUNTAS SOBRE REIKI__

1) O que é a Iniciação?
*A Iniciação é feita por um Mestre de Reiki, passando Símbolos Secretos do Sistema Usui para cada um dos alunos, vizualizando-os entrando em seus Chakras de cima para baixo.
Geralmente, a duração de uma Iniciação pode ser de meia hora a 1 hora, variando de Mestre para Mestre.

2) Após a Iniciação, posso começar a aplicar o Reiki nas pessoas?
*Sim. Poderá começar a aplicar e curar você e a outras pessoas. Não existe um número certo de aplicações, quanto mais aplicações fizer, obterá melhores resultados. As aplicações começam sempre de cima para baixo, ficando 15 minutos em cada posição, no mínimo.

3) Ao completar o Nível 1, posso começar a passar essa Técnica?
*Não. Com o Nível 1, você pode começar a fazer aplicações em si mesmo e ao próximo. Para passar a técnica para outras pessoas é preciso obter um Símbolo a mais do Reiki, que é conseguido uma vez se iniciando no Reiki Master.

4) Não fui iniciado ainda, posso começar pelo Nível 2?
*Não. Para receber o Nível 2, é preciso passar pelo Nível 1, e assim por diante.

5) Precisarei ser iniciado novamente no Reiki depois da 1ª Iniciação?
Não. Os Canais de Energia são abertos, desbloqueados e balanceados na 1ª Iniciação. Uma vez que você foi Iniciado, seus Canais vão estar abertos para sempre, para o resto de sua vida.

6) A partir de que Nível, posso começar a enviar Reiki à distância para as pessoas?
* A partir do Nível 2, são entregues 3 Símbolos Poderosos, sendo que, cada um deles tem sua própria função.
Após o recebimento dos Símbolos, aconselhamos a não mostrar para ninguém, simplesmente porque as pessoas poderiam colocar energias negativas para quem não conhece o Reiki.






"Tornar-se Reikiano(a), é abrir um Canal para a Energia de Cura fluir através de você. Meditar é entrar em contato com a sua Divina Presença. 
A Meditação amplia a experiência do Reiki e o Reiki prepara para a Meditação, relaxa o corpo, a mente, as emoções e assim você pode entrar em contato consigo mesmo. Com Meditação e Reiki, você resgata a confiança, a compaixão, o amor, a auto-estima e a compreensão. Acumula padrões de vida mais elevados, encontra sentido para a vida. Encontra a Felicidade e a Alegria de Viver!"

Na prática da Meditação, existem três pontos principais:
1) Estar atento ao corpo, observando-o relaxar.
2) Manter a mente relaxada, sem forçar a concentração.
3) Observar tudo o que está acontecendo, com a atenção livre de tensões, sem julgar e avaliar.

Na Meditação em grupo, cria-se Unidade entre os participantes. As qualidades meditativas são essenciais para o Desenvolvimento Espiritual."

__Os 5 Princípios do REIKI:
*Especialmente hoje, eu vou soltar a raiva.
*Especialmente hoje, eu deixo ir as preocupações.
*Hoje, eu vou contar as minhas inúmeras bênçãos.
*Hoje, eu vou realizar meu trabalho honestamente.
*Hoje, eu serei gentil para com toda criatura vivente.

Além destes 5 princípios desenvolvidos pelo Dr. Mikao Usui,
é interessante também, considerar este Princípio:
“Hoje, eu vou elogiar alguém que merecer, cessando com as críticas destrutivas”.