Saúde em Perfeito Equilíbrio

TEXTOS variados, referentes à nossa Saúde física, alimentação, higiene, etc....

::EX: Linhaça, Alho, Azeite, Limão, Amora, Cloreto de Magnésio, Castanha do Pará, Chá Verde, Terapia ortomolecular, Gelatina, Alimentos mais saudáveis & muito mais......

::::Existem 19 ítens numerados para facilitar seu acesso::::



1°)::LINHAÇA::
Nos últimos anos tem-se publicado uma grande quantidade de informação sobre os efeitos curativos da Semente de Linhaça moída. Os investigadores do INSTITUTO CIENTÍFICO para Estudo da Linhaça, do Canadá e dos Estados Unidos, têm enfocado sua atenção no rol desta Semente, na prevenção e Cura de numerosas doenças degenerativas. As investigações e a experiência clínica, têm demonstrado que o consumo em forma regular de Semente de linhaça, previne ou cura as seguintes doenças:Câncer: De mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc., etc. A Semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos , um deles é a LIGNINA. A Semente de linhaça contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais. Nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades. Protege e evita a formação de tumores. Só no câncer, se recomenda combinar Semente de Linhaça moída com queijo cottage, baixo em calorias.

Baixa de Peso: A Linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois elimina o colesterol em forma rápida. Ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética. Tem cinco vezes mais fibra que a aveia. Se você deseja baixar de peso, tome uma colher a mais pelas tardes.

Sistema Digestivo: Previne ou cura o câncer de colon. Ideal para artrite, prisão de ventre, acidez estomacal. Lubrifica e regenera a flora intestinal. Expulsão de gases gástricos. É um laxante por excelência. Previne os divertículos nas paredes do intestino. Elimina toxinas e contaminadores. A linhaça contém em grandes quantidades dos dois tipos de fibras dietéticas solúvel e insolúvel. Contém mais fibras que a maioria dos grãos.

Sistema Nervoso: É um tratamento para a pressão. As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma. Ideal para pessoas que trabalham sob pressão. Melhora as funções mentais dos anciãos, melhora os problemas de conduta ( esquizofrenia). A Linhaça é uma dose de energia para teu cérebro, porque contém os nutrientes que produzem mais urotransmissores (reanimações naturais).

Sistema Imunológico: A Linhaça alivia alergias, é efetiva para o LUPUS. A Semente de linhaça por conter os azeites essenciais Ômega 3, 6, 9 e um grande conteúdo de nutrientes que requeremos constantemente, faz com que nosso organismo fique menos doente, por oferecer uma grande resistência às doenças. Contém grandes quantidades de rejuvenescedor, pois retém o envelhecimento. A Linhaça é útil para o tratamento da anemia.

Sistema Cardiovascular: É ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronária, alta pressão arterial , arritmia cardíaca , incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos. É excelente para regular o colesterol ruim . O uso regular de linhaça, diminui o risco de padecer de doenças cardiovasculares. Uma das características ÚNICAS da Linhaça, é que contém uma substância chamada taglandina, a qual regula a pressão do sangue e a função arterial e exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia. O Dr. J H. Vane, ganhou o Prêmio Nobel de Medicina em 1962, por descobrir o metabolismo dos azeites essenciais Ômega 3 e 6 na prevenção de problemas cardíacos.

Doenças Inflamatórias: O consumo de Linhaça diminui as condições inflamatórias de todo tipo. Refere-se a todas aquelas doenças terminadas em " ite", tais como: gastrite, hepatite , artrite, colite, amidalite, meningite , etc.
Retenção de Líquidos: O consumo regular de Linhaça, ajuda os rins a excretar água e sódio. A retenção de água (Edema) acompanha sempre à inflamação de tornozelos, alguma forma de obesidade, síndrome pré-menstrual, todas as etapas do câncer e as doenças cardiovasculares.

Diabetes: O consumo regular de Linhaça, favorece o controle dos níveis de açúcar no sangre. Esta é uma excelente notícia para os insulina- dependentes.
Vitalidade Física: Um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao consumo de Linhaça, é o incremento progressivo na vitalidade e na energia. A Linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos se recuperam da fadiga do exercício.

*Vejam o que uma amiga diz,quanto ao uso constante da Linhaça: "Quanto à linhaça,os meus exames são sempre muito bons. Utilizo a linhaça há muitos anos, como se fosse queijo ralado, na sopa, nas saladas e vitaminas de frutas... A minha alimentação é equilibrada e rica em frutas, legumes e verduras. A semente é baratinha. Acho que um quilo não chega nem a cinco reais. Espero que você goste."

*Modo de Usar: Duas colheres (de sopa) por dia, batidas no liquidificador. Mistura-se em um copo de suco de fruta, ou sobre a fruta, ou com a aveia, ou iogurte no café da manhã ou no almoço. Podem tomar, pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes e anciãos).Inclusive mulheres grávidas.*Outra Receita (Como usar a linhaça): Deixe de molho 1 colher de semente de linhaça em 1/2 copo d'agua à noite. No dia seguinte, pode-se usar em vitaminas com iogurte, leite e frutas, acrescentando também, se quiser, farelo de aveia, aveia em flocos.

 


2°)::ALHO & AZEITE::
Benefícios Principalmente para o Coração: Dicas, principalmente para quem tem hipertensão, problemas cardíacos, colesterol e triglicerídeos altos e tendência para engordar, enfim...

Alho e Azeite ajudando seu metabolismo: Pode-se usar 3 dentes pequenos ou 2 se forem dos maiores, bem picadinhos direto no prato. Serve-se a comida normalmente no prato e depois coloca-se 1 colher de sopa de azeite de oliva (extravirgem de preferência) por cima de tudo e come-se com muito apetite!

Eis uma referência de uma amiga que me enviou a dica: "Iniciei o tratamento em 14/07/06, em 2 meses eu emagreci 6.800 kg e no dia 23/10/06, voltei na minha endocrinologista e ela boquiaberta me informou que teria que alterar a dosagem do meu remédio para o hipotireoidismo, pois a coisa reverteu. Meu TSH que era 9,20... baixou para 0,09 quando a taxa considerada normal, em um organismo que a tireóide funciona normal vai de 0,27 a 4,20 mUi. 

Não utilizo mais os remédios de hipertensão...porque já não são mais necessários. Uma amiga nutricionista, disse-me que vai incluir essa receita junto com as dietas dos pacientes dela."

Eis mais uma dica para pessoas que tem problemas com colesterol e pressão alta. Repasso mais uma dica para pessoas que têm problemas com colesterol e pressão alta. Essa informação é do Professor Dias: "Há dez meses atrás meu coração estava cansado segundo o cardiologista. Fiz eletro, RX de tórax, exame de sangue. Nessa época estava com derrame de sangue na vista e cego do olho esquerdo. Li na Internet as propriedades do Azeite de Oliva virgem e do Alho. Comi Alho e Azeite de Oliva por dez meses, todas as noites, à base de 1 dente / 20 quilos de peso. Há 15 dias fui de novo ao cardiologista. Fiz novamente Eletro,RX de tórax e exame de sangue. Vindos os resultados, o Médico de seguro de saúde me segurou mais do que 30 minutos para explicar o que foi que fiz. Eu estava com a Vista perfeita, coração forte, artéria aorta retificada (estava sinuosa), áreas cardíacas, pulmonares e vias respiratórias normais, ácido úrico baixo, glicemia baixa, triglicérides baixo, colesterol baixo, THC da tireóide baixo."

Receitas: Azeite de Oliva virgem.
*Cicatrizante. Antiinflamatório. *Baixa o colesterol e os triglicerídeos, quando se evita outras gorduras e o açúcar refinado. *Deve-se usar no mínimo durante 90 dias para que se sinta ótimo resultado.
*Dosagem: 1 a 2 colheres (sopa) ao dia. ::: Alho =dosagem: 1 dente de alho roxo a cada 20 quilos de peso ao dia. Pode-se engolir o alho inteiro, cru, como pílula. Ex.: Pessoas com 80 quilos, 4 dentes de alho ao dia, espaçando-se um a cada refeição.
*Impede trombose. Facilita a circulação em artérias e arteríola, melhorando o funcionamento de todos os órgãos. *É antibiótico contra vírus e bactérias. *Limpa as vias respiratórias. *Desaparecem as gripes e os resfriados.

A mistura de alho cru, esmagado com azeite (curando-se o macerado por pelo menos 2 horas antes de usar), pode ser tomado vertendo-se um caldo bem quente sobre a mistura e picando-se pão, novo ou velho de preferência o integral. Deixa-se esfriar a sopa de pão e deve-se tomar morna. É um alimento energético a ser tomado à noite por ser calmante, proporciona um sono profundo e reparador, afora todas as propriedades citadas anteriormente.

*Indicado para adultos,crianças e idosos: *O azeite atenua o cheiro e o gosto do alho e não deixa bafo halitose no dia seguinte. Pode-se esmagar o alho como dose única, um dente de alho para 20 quilos de peso, misturados ao azeite. *Normaliza a pressão em menos do que 30 dias. *Como melhora a circulação em geral, melhora todos os órgãos internos, o que é evidente em diabéticos, pois estabiliza em 30 dias os casos menos graves.

VEJAM: 500 ml. de Azeite de Oliva virgem & 500 g. de Alho.=> Essa quantidade dá para 15 dias ou mais. E fica bem barato em relação aos medicamentos caríssimos. Economiza-se na farmácia, além de servir como alimento! Dá oportunidade de aproveitar também o pão velho. Preferência ao pão integral. Previna-se contra qualquer tipo de gripe ou infecção tipo virótica. É maravilhoso para nossa Saúde!!!




3°)::AMORAS PREVINEM ALZHEIMER::
Estudo revela que AMORAS podem ajudar a prevenir Alzheimer. Alguns componentes das AMORAS, podem contribuir para prevenir o mal de Alzheimer, segundo um estudo publicado na revista Chemistry & Industry. Os cientistas que elaboraram esse estudo chegaram à conclusão que certos componentes das AMORAS, a antocianina e os polifenólicos, têm um efeito protetor muito forte nos Neurônios cultivados.
"Esses componentes também têm efeito nas Células do Hipocampo extraídas do cérebro", declarou James Joseph, um dos autores da pesquisa. Segundo Joseph, da Universidade Tufts de Boston, há "provas" de que a antocianina e os polifenólicos protegem contra o Alzheimer, embora não esteja claro ainda de como o fazem exatamente. Trata-se da primeira vez que se demonstra cientificamente que as AMORAS ajudam a PROTEGER as Células do Cérebro, já que outras pesquisas realizadas previamente sobre este assunto, apontavam simplesmente que atuavam como antioxidantes, segundo o artigo publicado pela Chemistry & Industry.





4°)::CHÁ VERDE para ALZHEIMER::
Em Londres, o mal de Alzheimer, uma doença atualmente incurável e que afeta 10 milhões de pessoas no mundo, poderia ser evitado com o consumo de CHÁ, que ajuda a memória, concluíram os cientistas britânicos em estudo publicado na revista Phytotherapy Research. Os cientistas do Centro de Pesquisas de Plantas Medicinais da Universidade de Newcastle descobriram que o Chá Verde e o Chá Preto, consumidos diariamente por milhões de pessoas em Países como China e Grã-Bretanha, podem ajudar a evitar a perda de memória que esta doença caracteriza. A equipe de pesquisadores de Newcastle, reconhece que, quase um século depois da notificação do primeiro caso desta doença neuro-degenerativa, os Cientistas continuam desconhecendo suas causas. Sabe-se, dizem, que as pessoas que sofrem dela, têm no cérebro níveis muito baixos de um neuro-transmissor denominado acetilcolina, que leva mensagens entre células do cérebro. A equipe de Newcastle, dirigida pelo Doutor Ed Okello, descobriu que tanto o Chá Preto quanto o Chá Verde, inibem a atividade de enzimas que destroem a acetilcolina, o que impede que o nível deste neuro-transmissor se reduza demais.

"Embora não haja cura para o Alzheimer", uma doença que foi descoberta pelo médico alemão Alois Alzheimer em 1906," o Chá poderia ser potencialmente outra arma usada para tratar esta doença e desacelerar seu desenvolvimento", disse Okello. ::: "Seria maravilhoso se o nosso trabalho ajudar a melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas que sofrem dessa doença e dos que as cuidam", acrescentou.

O chefe da pesquisa destacou que essa descoberta é mais "emocionante", porque o Chá já é uma bebida muito popular, barata e não tem efeitos colaterais. "Se funciona no corpo como no laboratório, entre 5 a 10 xícaras de Chá por dia, poderiam ajudar a (subir) os níveis de acetilcolina, se estiver muito baixo", disse Okello, que disse ser um grande bebedor de Chá.

Os cientistas concluíram ainda que os dois tipos de Chá Preto e Verde inibem a atividade da acetilcolina, mas comprovaram que o Chá Verde também obstrui o efeito de outra enzima (beta-secretase), que desempenha um papel na produção de depósitos de proteína, associados com a doença. Segundo a pesquisa, o efeito do Chá Verde é mais forte e dura uma semana, enquanto o efeito do Chá Preto dura apenas um dia. Chá Verde é o mate. O Chá Preto é derivado da mesma planta que origina o Chá Verde, mas tem sabor e aspecto diferentes, porque é fermentado.

O Professor Clive Ballard, Diretor de pesquisas da Sociedade Alzheimer, considerou a pesquisa "interessante" e destacou que ela "consolida evidências prévias que sugerem que o Chá Verde é benéfico", para evitar a perda da memória.




5°)::LIMÃO E SEU GRANDE PODER de CURA::
O limão é verdadeiramente uma jóia da natureza. Pode ser considerado o rei dos frutos curativos, sendo impressionante a quantidade e variedade das suas aplicações. No entanto, tendemos a repudiá-lo, quando pensamos no seu gosto azedo, e a minimizar as suas virtudes, tanto na manutenção e recuperação da saúde, quanto ao seu valor nutricional e possibilidades múltiplas de utilização culinária. Esta atitude se instalou pela suposição de que ele é agressivo para o estômago, que pode acidificar o sangue, descalcificar e enfraquecer o organismo... Ora, nada mais falso e oposto à realidade.

VEJAMOS: Propriedades: Através de estudos prolongados, constatou-se que o uso do limão estimula a produção do carbonato de potássio no organismo, promovendo a neutralização de acidez do meio humoral. Efetivamente, apesar de no estado livre ter como princípio ativo o poderoso ácido cítrico, este, em contacto com o meio celular, no interior do nosso organismo, é transformado durante a digestão e comporta-se como um alcalinizante, ou seja, um neutralizante da acidez interna.Os seus diversos sais, por seu turno, convertem-se em carbonatos e bicarbonatos de cálcio, potássio, etc, os quais concorrem para acentuar positivamente a alcalinidade do sangue. Um dos efeitos notáveis do limão é, por exemplo, o de combater o ácido úrico(temível inimigo e tantas vezes letal) de muitos cidadãos quando chegam a uma idade mais "respeitável".
Tomado pela manhã, em jejum (10 a 20 minutos antes do desjejum), descongestiona e desintoxica o organismo e, se usado com regularidade, erradicará por completo todos os uratos. Deste modo, é evidente a sua grande valia nas diversas patologias reumáticas e artríticas. Com efeito, a ingestão da dieta de limões (ver abaixo), aumenta na urina a excreção de ácido úrico, uréia e ácido fosfórico.
Seu uso Interno (como também externo), é muito útil na regeneração dos tecidos inflamados das mucosas, reconduzindo ao estado e funcionamento normal de todos os órgãos do aparelho digestivo. Nas afecções gastro intestinais, os ácidos do limão destroem os germes e as bactérias nocivas que se libertam e que contribuem para gerar as ulcerações. Ainda combate as fermentações e os gases.

É um amigo do pâncreas,apesar de se ter certas apreensões quanto a supostas incompatibilidades com o sistema bilioso, revela-se um expurgador e um tonificante do fígado e da vesícula. Relativamente ao aparelho genito-urinário, bem como ao sistema cardiovascular, é igualmente um poderosíssimo eliminador de toxinas e um tônico privilegiado. Tem, assim, ação que impede e neutraliza a proliferação das tão temidas afecções arterioscleróticas. Gargarejos do seu suco fresco são benéficos para todos os tipos de afecções do trato nasofaríngeo, bem como para laringites e gengivites. Inalado (puro ou diluído), é um bom desinfetante nas rinites e sinusites.


<>Indicações de uso Interno:
. Asma; Enfisema (paralelamente com a terapia do limão, deve erradicar-se os regimes hiperprotéicos)
. Infecções pulmonares, Tuberculose pulmonar e óssea, Bronquite crônica, Constipações e Gripes
. Afecções Cardiovasculares, Varizes e Flebites.
. Fragilidade capilar; Dermatites várias, Prurido, Eczema e Despigmentação.
. Hiperviscosidade sanguínea (fluidificante sanguíneo).
. Doenças infecciosas (coadjuvante no tratamento de mononucleoses, leucocitoses, blenorragias, sífilis, etc.).
. Paludismo e Piorréia alvéolo dental.
. Febres (infusão de folhas de limoeiro e/ou cascas do fruto, podendo juntar-se o suco).
. Gastrites, Dispepsias e Aerofagias (também se podem mastigar finas lascas da casca do citrino).
. Úlceras de estômago e do duodeno, Esofagite de refluxo.
. Insuficiência hepática e pancreática; Icterícia e congestão hepática (utilização e quantidades adaptados a cada caso).
. Desinteria, Diarréias, Febre tifóide e Hemorróidas.
. Colites, Meteorismo e Parasitas intestinais (ralar a casca do limão e fervê-la em água, com ou sem açúcar).
. Fortalecedor da visão, Glaucoma e Hipertensão ocular.
. Hemorragias, Hemofilia e Escorbuto.
. Astenia, Anemias e Desmineralizações (aumenta a capacidade imunológica).
. Amamentação, Obesidade e Disfunções metabólicas (reequilibrante).
. Hipertensão arterial; hipotensão arterial (regulador da pressão).
. Afecções do sistema nervoso (fortalece e equilibra. As flores do limoeiro são também muito benéficas).
. Diabetes, Leucemia (preventivo), Cancro (preventivo), Enfarte (preventivo) e Tromboses; embolias (preventivo).
. Escleroses, Arteriosclerose, Doenças reumáticas e Artrites.
. Descalcificações, Linfatismo e Ascites.
. Retenções urinárias e Litíase urinária e biliar.
. Prevenção de epidemias, Antitóxico; Antivenenos.

Indicações de uso Externo:
. Conjuntivites; Fortalecedor da visão (gota do suco utilizada como colírio) e Tonificante ocular (banhando os olhos, de manhã, ao levantar, com água acidulada por algumas gotas de limão).
. Cefaléias (neste caso, colocar compressas embebidas em sumo na fronte e nas têmporas).
. Febre do feno, Sinusites e Anginas.
. Hemorragias nasais (epistaxis) e Otites.
. Estomatites, Glossites, Aftas e Sifílides bucais.
. Blefarites, Terçóis e Herpes.
. Dermatoses (erupções, furúnculos, etc), Feridas infectadas e Picadas de insetos.
. Verrugas, Seborréia facial, Tônico e adstringente facial.
. Unhas quebradiças e Pés sensíveis (friccionar com sumo ou polpa).
. Queda do cabelo (fazer lavagens e fricções do couro cabeludo com o sumo puro).
. Tonificante corporal (juntando suco de limões espremidos à água do banho).

<>Composição: Entre os frutos conhecidos e disponíveis, é o que apresenta o mais elevado índice de radioatividade natural e benéfica (85%), sendo seguido pela uva moscatel ácida e pelo ananás (74%). Podemos dizer que existem cerca de 70 variedades. Todas são portadoras de uma enorme capacidade vitamínica e de dinamismo no nosso metabolismo interno.

*Contém vitamina B1, B2 e B3, provitamina A (caroteno), que se encontra principalmente na casca e, vitamina A na polpa fresca e sumo. :::: *É riquíssimo em vitamina C (40 a 50mg/100gr de fruto), que joga um papel inestimável nos fenômenos óxido-redutores, beneficiando, concomitantemente, o desempenho das glândulas endócrinas. Por essa razão, é indispensável a sua ingestão diária. :::: *Possui vitamina PP, que age protegendo e tonificando o sistema vascular, e vitamina I que é um preventivo das pneumonias. :::: *Contém grandes quantidades de sais minerais e oligoelementos como o cálcio, ferro, silício, fósforo, cobre, magnésio e iodo.
*Encontram-se apreciáveis percentagens de ácidos cítricos e málico, além de pequenas quantidades de ácido acético, fórmico e de citratos de potássio e de sódio. 


:::: *É portador de glucose e frutose diretamente assimiláveis, bem como de sacarose. 
:::: *Contém gomas, mucilagem e algumas albuminas.

Tratamento Intensivo com o suco do Limão: Enumeramos, acima, muitos dos casos que se beneficiam com o uso regular do limão. No entanto, uma utilização intensiva é especialmente indicada nos reumatismos e doenças afins, na asma, enfisemas, doenças agudas, e afecções do sistema digestivo. Começa-se o tratamento pela ingestão do suco de 1 limão puro sem adoçar. Vai-se aumentando a dose ao longo de 10 dias consecutivos, até chegar ao suco de 10 limões, distribuídos ao longo do dia, antes das refeições (10 a 20 minutos). A partir do 10º dia decrescem as doses em equivalente proporção até chegar ao 19º dia, altura em que, tal como inicialmente, se deverá tomar o suco de apenas 1 limão.<>Importante: 1) Convém, em seguida a cada vez, bochechar bem a boca com água pura, pois a acidez do limão pode atacar o esmalte dos dentes. Mas, uma dica fantástica é ingerir o suco com CANUDINHO. Ele vai evitar o contato com os dentes e também o sabor acentuado que permaneceria na boca por uns bons minutos.
2) Convém lavar as mãos com bastante água corrente imediatamente após seu manuseio com o limão, principalmente se você irá ter contato com o sol. Caso contrário você poderá ter manchas na pele.
3) Observar que este regime não é radical, sendo adaptável de acordo com as naturezas individuais e as circunstâncias específicas. Pode, com vantagem, observar-se no início da Primavera, do Outono ou do Inverno.

Estas recomendações não eliminam a consulta médica. É importante lembrar que este é um tratamento alternativo, e não substitui um tratamento alopático e as recomendações médicas. Também não garante a cura (nem os alopáticos garantem), mas uma possibilidade de ajuda para o organismo, ao oferecer-lhe um espaço de purificação. O suco fresco do limão é um alimento altamente purificador e desintoxicante. Um cuidado importante: Ao manusear o limão ou qualquer fruta cítrica, deve-se lavar muito bem as mãos e o local onde foi realizado o uso externo, antes de se expor ao sol. Caso contrário irão se formar manchas escuras na pele. De qualquer forma, mesmo com a pele muito bem lavada, evitar tomar sol diretamente. Não esquecer nunca de usar o seu filtro solar.

<>Dicas de uso interno: USAR CANUDINHO
*Bater o suco fresco dos limões com água geladinha, folhas de hortelã (ou outra erva aromática) e umas 6 passas de uvas. :::: *Bater o suco fresco dos limões com água geladinha, suco de 1 laranja e 1 colher de sobremesa de germe de trigo (ou farelo de aveia).

Uso externo: QUEDA de CABELOS: Parta 1 limão ao meio. Esfregue o seu suco em todo o couro cabeludo já lavado. Deixe por 20-30 minutos. Enxágüe com água abundante. Você ainda vai passar a ter os cabelos mais brilhantes e volumosos. Este tratamento poderá ser feito semanalmente. O limão é fácil de encontrar durante todo o ano, nas suas diversas variedades. Em geral todos os tipos de limão têm aspecto semelhante, embora mudem no tamanho e textura da casca, podendo ser lisa ou enrugada. Variam do verde escuro ao amarelo claro, passando pelo laranja do limão-cravo.

<>As variedades de limão mais conhecidas são:
Limão Galego: Pequeno e suculento, de casca fina, cor verde-clara ou amarelo-claro.
Limão Siciliano: Grande, de casca corrugada e grossa, porém menos suculento.
Limão Cravo: Parecido com uma mexerica, tem casca e suco avermelhados e sabor bem forte.
Limão Taiti: De tamanho médio, casca verde e lisa, muito suculento e pouco ácido.

Assim, no tratamento do limão poderá ser usada qualquer uma destas variedades, desde que fresca, e para quem pode, recém colhido do pé. Não esquecer de lavá-los muito bem antes de cortar e espremer o suco. No caso de bater no liquidificador, descasque permitindo que fique um pouco daquela pele branca, rica em pectina, uma espécie de gelatina vegetal. Quando falamos da Terapia de 20 dias do Limão, o mais indicado é o consumo do suco puro sem adoçar. Ocasionalmente, para pessoas que têm muita dificuldade, faço a sugestão de pequena diluição em água. Entretanto, quando trata-se daquele consumo diário do limão (ideal), não se faz necessário tomar o suco dele puro, mas diluído com outros alimentos, como frutas e folhas, que vão agregar sabor e qualidade.

<>Mais 3 dicas de Sucos Desintoxicantes para uso interno: 

*Bater o suco fresco dos limões com várias folhas de alface (qualquer tipo) e suco de 1-2 laranjas lima. Entre os alimentos crus, a alface é um dos mais benéficos. Muito rica em triptanol que é uma substância antidepressiva e vaso dilatadora, ativa também a memória e combate a ansiedade e o stress.

*Bater o suco fresco dos limões com 1/2 copo de água geladinha, 1 maçã descascada e 1 colher de chá de sementes de linhaça. A maçã é um alimento refrescante, relaxante e rejuvenescedor.

*Bater o suco fresco dos limões com 1 pera descascada e 1-2 folhas de repolho. 

O REPOLHO é também, um alimento fundamental, principalmente quando ingerido cru. Contém todos os minerais e vitaminas do Complexo B(essenciais para o fortalecimento dos dentes e dos ossos). Ele é um grande antibiótico, podendo tratar a pneumonia com o seu uso constante. O repolho era, na Idade Média, considerado o remédio dos pobres. O repolho cura úlcera, atua na redução do ácido clorídrico e, ao contrário do que muita gente pensa, se ingerido cru, não fermenta ou gera gases. 
O limão é um alimento 100% natural e fresco, com todos aqueles poderes terapêuticos já relatados. Para esclarecer um pouco mais, e ficar clara a diferença, o limão é rico em enorme gama de nutracêuticos (substâncias que nutrem e ao mesmo tempo curam) e seu sabor ácido é proveniente do ácido cítrico, e da Vitamina C, nutrientes muito valorizados pelo nosso organismo.

E ainda, no caso específico do seu uso no preparo de carnes e proteínas, o suco do limão acrescenta uma qualidade muito positiva, que é a de quebrar parcialmente as cadeias protéicas (os polipeptídeos), auxiliando em muito o trabalho dos nossos órgãos digestores. Dica para quem ainda não é totalmente vegetariano: Criar o hábito de "marinar" com suco fresco de limão + temperos (por uns 15-30 minutos antes do cozimento) seus preparos de carnes. Desta forma, a receita ficará mais saborosa, macia, suave e de fácil digestão.


Mais Receitas de uso Terapêutico: Receitas para aftas e feridas: Num recipiente, coloque 1 colher(chá) de suco de limão e 2 colheres(sopa) de mel. Misture bem. À noite, lave áreas do corpo afetadas, enxugue-as bem e aplique a mistura com o auxílio de um pincel. Espere 20 minutos e torne a lavar a região com bastante água à temperatura ambiente.

Em caso de infecções estomacais: Ponha 1 colher(sobremesa), da parte branca do limão e 1 colher(sobremesa) da casca, ambas fatiadas, em 1 xícara de chá de água. Deixe ferver por 3 minutos. Coe e espere esfriar. Tome 1 xícara desse chá duas ou três vezes por dia.

Para combate de vermes e mau funcionamento dos intestinos: A semente é laxativa. Coloque 15 a 20 sementes moídas num recipiente escuro contendo 250 ml de vinho tinto suave. Deixe em infusão por um mínimo de 7 dias. Tome uma colher(sobremesa), diluída em um copo de água em jejum.

 

6°)::CLORETO de MAGNÉSIO::
Um remédio incrível para um mal incurável e outros males.
AUTOR: Padre Beno J. Schorr, Professor de Física, Química e Biologia, Colégio Catarinense (30/09/1985). Os desenganados de bico de papagaio, nervo ciático, coluna e calcificação, têm agora cura perfeita, indolor, fácil e barata. E ao mesmo tempo cura para todas as doenças causadas pela carência de magnésio no passado, até a artrose.

SOLUÇÃO: Dissolver numa jarra: 30 gramas (2 colheres (sopa)de Cloreto de Magnésio P.A. em 1 litro de água filtrada). Depois de bem misturado,colocar em garrafa de vidro(não usar recipiente de plástico). A dose é de um copinho de café (pela manhã e à noite),conforme a idade e necessidade.

MINHA CURA:(Padre Beno): "Estando quase paralítico, 10 anos antes de começar a cura, tendo 61 anos, sentia pontadas agudas na região lombar(um bico de papagaio, incurável segundo o médico). Mas, reparei ser reumatismo, que curei com KETACIL, esquecendo, então, o bico de papagaio, que já, antes, dava um peso crescente na barriga da perna direita. Havia 5 anos o peso virou dor, que, com todos os tratamentos, só aumentava. Depois de 2 anos, afinal, atinei com a causa: mal levantando-me da cama, sentia um formigar descer pela perna até aos pés. Ao abaixar-me, o formigamento cessava, erguia-me e voltava. Repeti as duas posições. Só podia ser aquele desgraçado bico de papagaio, que apertava o nervo ciático na terceira vértebra, e quando em pé e curvado lhe dava folga.Fiz então meus trabalhos o mais possível sentado.
Havia anos que fazia tudo sentado, menos a missa(um tormento). E adiava a viagem à Ilha de Marajó, onde devia completar a rede de rádio-telefonia de 48 estações em 6 estados. Depois de meio ano, viajei, esperando melhoras naquele eterno verão. Mas piorou de vez. Rezava a missa sentado, acompanhado pelo povo: orientava meus ajudantes a montar os mastros e esticar as antenas por cima dos telhados. Sem tardar, voltei a Florianópolis para ir a um especialista, com novas radiografias. Agora já era um bando de bicos de papagaios, com seus bicos calcificados, duros, em grau avançado... Nada é possível fazer. As dez aplicações de ondas curtas e distensões da coluna não detiveram a dor, a ponto de nem mais deitado poder dormir. Ficava sentado até quase cair da cadeira de sono, quando atinei que podia dormir enrolado na cama como um gato. Deu certo, e só acordava ao endireitar-me. Faltava pouco, para nem enrolado ou sentado fugir a dor.
E então? Assim desenganado, apelei ao bom Deus. Está vendo a Tua criatura? Não lhe custa dar um jeitinho... Providencialmente, ainda fui ao encontro dos Jesuítas cientistas em Porto Alegre, e o Padre Suarez me disse ser fácil a cura, com CLORETO DE MAGNÉSIO, e me mostrou escrito no livrinho do Padre Puig, jesuíta espanhol, que o descobriu... e que sua mão estava até dura de tão calcificada, mas com este SAL, ficou móvel como uma menina, como também outros parentes seus. E brincando disse: "Com este SAL, só vai morrer dando um tiro na cabeça ou por outro acidente".
Em Florianópolis, logo comecei a tomar uma dose diária a cada manhã; três dias depois, comecei a tomar uma dose de manhã e outra dose à noite; mesmo assim continuava dormindo enrolado até o 20º dia, quando acordei estirado na cama, sem dor. Mas caminhar ainda era aquela dor. Aos 30 dias, me levantei todo estranho: Será que estou sonhando? Nada mais me doía e dei até uma voltinha pela cidade sentindo contudo o peso de 10 anos antes. Aos 40 dias, caminhei o dia inteiro, com pequeno peso. Aos 3 meses, sentia crescer a flexibilidade. Dez meses já passaram e me dobro quase como uma cobra."

O magnésio arranca o cálcio dos lugares indevidos e o fixa solidamente nos ossos. Ainda mais: a pulsação seguidamente abaixa de 40, já pensando em marca passo, normalizou. O sistema nervoso ficou motorialmente calmo, maior lucidez, sangue descalcificado e fluido. As freqüentes pontadas do fígado sumiram, a próstata, a ser operada na primeira folga, já não me incomodava muito. E outros efeitos, a ponto de várias pessoas me perguntarem: "O que está acontecendo contigo?... Mais jovem?". É isso mesmo, voltou-me a alegria de viver. Por isso, me vejo obrigado a repartir o "jeitinho" que o Bom Deus me deu. Centenas se curaram em Santa Catarina, depois de anos de sofrimento de males da coluna,artrose, etc... e mandam também cópias a outros desenganados.

IMPORTÂNCIA do CLORETO de MAGNÉSIO: O magnésio produz o equilíbrio mineral, anima os órgãos e suas funções (catalizadoras), como os rins para eliminar o ácido úrico nas artroses, descalcifica até as finas membranas nas articulações e as escleroses calcificadas, para evitar enfartes, purificando o sangue; vitaliza o cérebro, desenvolve ou conserva a juventude, até alta idade. O magnésio é de todos o menos dispensável, como o professor na aula. Depois dos 40 anos o organismo absorve sempre menos Magnésio, produzindo velhice e doenças.Por isso deve ser tomado como preventivo conforme a idade:
a) de 40 aos 55 anos: 1 dose diária ou mais,conforme a necessidade.
b) de 55 aos 70 anos: 2 doses diárias (manhã e noite).
c) de 70 aos 100 anos:3 doses diárias (manhã,tarde,noite).

Atenção: Para as pessoas da cidade, com alimentos de baixa qualidade (refinados e enlatados), um pouco mais; e para as pessoas do campo, pouco menos.O magnésio não cria hábito, mas ao deixá-lo, perde-se a proteção. Não fugirá a todas as doenças, dores e ao desgaste natural, mas serão bem mais atenuados ou eliminados. A maioria, contudo se deixará levar pelo comodismo até doer, em vez de gozar duma saúde radiante. O magnésio não é remédio, mas alimento sem contra-indicação,sendo compatível com qualquer medicamento simultâneo. O adulto precisaria obter dos alimentos, o equivalente a 3 doses e, não o conseguindo,deveria complementar a parte, para não adoecer. Dificilmente passará do limite, por isso as doses indicadas para os de 40 a 100 anos, são as mínimas. Tomar as doses para uma doença só, e, as demais, ficarão curadas ao mesmo tempo, porque o sal põe em ordem todo o corpo.

FORMAÇÕES ORGÂNICAS:
a) Bico de papagaio, nervo ciático, coluna, calcificação, surdez por calcificação: Tomar 1 dose pela manhã, 1 dose a tarde e 1 dose a noite. Quando curado, deve-se tomar o cloreto de magnésio como preventivo, isto é, conforme a idade.
b) Artrose (o ácido úrico se deposita nas articulações do corpo, visivelmente nos dedos, até que incham. É porque os rins estão falhando, por falta de magnésio. Tenha cautela, pois um rim talvez já esteja deteriorando): Tomar uma dose de manhã. Se em 20 dias não sentir melhoras e não reparar em anormalidades, tomar uma dose pela manhã e 1 dose à noite. Depois de curado, continuar com as doses como preventivo.

PRÓSTATA: Tomar 2 doses de manhã, 2 doses à tarde e 2 doses à noite. Ao melhorar tomar como preventivo.


ACHAQUES da VELHICE: Rigidez muscular, cãimbras, tremulo, artérias duras, falta de atividade cerebral: 1 dose de manhã, 1 dose à tarde e 1 dose à noite.


CÂNCER: Nós todos o temos em grau moderado. Consiste em células mal formadas por falta de alguma substância (refinados) ou presença de partículas tóxicas. Estas células anárquicas não se harmonizam com as sadias (não servem para nada), mas são inofensivas até certa quantidade, que o magnésio combate facilmente, vitalizando as sadias. Infelizmente todo processo canceroso, lento, não causa nenhuma dor de alerta, até aparecer o tumor, que segrega tóxicos (vírus muito variados), que invadem as células sadias em ramificações (semelhante a um caranguejo, que quer dizer, câncer no latim). Aí o magnésio só pode freiar um pouco, curar não. Há, porém, leves indícios: se no parentesco já houve câncer, nódulos debaixo da pele do seio. Aí o magnésio é o melhor preventivo, para o câncer não progredir e formar tumor.


Além dos alimentos cancerígenos que devemos evitar, o mais importante é guardar o equilíbrio mineral, tomando Cloreto de Magnésio,tipo P.A. com doses de prevenção.
Basta o corpo estar devidamente mineralizado, para se ver livre de quase todas as doenças. Assim, complementam-se e o corpo se mantém flexível, sem cansar, sangue puríssimo, coração e outros órgãos sadios, sem infartos, derrames, sem morte súbita, sem câncer... Em vez do magnésio, você pode comprar sacos de farelo de arroz, com o qual faz bolinhos, mistura no pão ou nas comidas. Comer uva, com bagaço, mineralizado, sem esmagá-lo. A cozinheira deve distribuir nas comidas uma dose de magnésio para cada 3 pessoas, uma vez por dia. Assim fazem na Finlândia, e toda a família vive saudável. Os maiores de 40 anos devem completar suas cotas, conforme recomendação acima. O magnésio é alimento inocente: o intestino somente absorve o necessário.
Ricos em Magnésio e Sais são: Farelos, melaço, melado, mel, açúcar amarelo em rapaduras com amendoim, todas as nozes, amêndoas. Também,ir à praia e tomar banho com água do mar,que contém 30 sais salubérrimos, os mesmos que levam as tartarugas até os 400 anos de idade.
Tem gente que não quer tomar Magnésio durante toda a vida. Mas o faz com o sal comum, em demasia (prefere a vida normal), enquanto o magnésio protege a saúde. Ou você pensa que para estimar a saúde precisa pegar, às vezes, doenças que custam 1 milhão? Portanto,tire uma minúscula fração dos milhões e compre Magnésio, para livrar-se de quase todas as doenças. No Alto Tocantins, vivem 20 pessoas com mais de 100 anos de idade, porque a terra lá é rica em Magnésio. No Cáucaso, chegam a 125 anos, alguns a 150, porque as searas e fontes são ricas em magnésio.

Atenção ao consumidor: O Cloreto de Magnésio para uso humano, tem que ser do tipo P.A. (Puro para Análise) e sua Cor em bem branca. É normal empedrar, mas isto não altera seu teor de qualidade. (Colaboração do Engenheiro Celso Vietro)
Onde comprar o Magnésio certo? Nunca os comuns de farmácia, pois fazem mal à saúde pelos 3 a 5 por cento de impurezas que contêm. Recomenda-se as lojas que fornecem material para laboratórios. Obs.:No seu -Artigo Mirim- nº 14, de 1994, Pe. Beno dá uma lista de 60 empresas em 15 cidades, de Rio Grande/RS até Rio de Janeiro/RJ.
O magnésio certo deve ser o CLORETO de MAGNÉSIO P.A. (P.A. = Para Análise). (Na época do Padre Beno, as marcas que ele recomendava eram: Reagen, Isofar, Caal, Vetec, Synth, Eleibra, Cinética e Merck)::::Informativo: Cloreto de Magnésio P.A. da marca VETEC::::Encontra-se na Rua Miguel Couto,131 Centro/RJ/ Tel: (21) 2233-7060

 


7°)::CHÁ QUENTE APÓS AS REFEIÇÕES::
Dica de ótima Saúde: Os chineses e os japoneses bebem chá quente (de preferência, Chá Verde) durante as refeições ou após as refeições. Nunca água gelada ou bebidas geladas. Deveríamos adotar este hábito! Líquidos gelados durante e após as refeições solidificam os componentes oleosos dos alimentos, retardando a digestão. Reagem com os ácidos ácidos digestivos e serão absorvidos pelo intestino mais depressa do que os alimentos sólidos, demarcando o intestino e endurecendo as gorduras, que permanecerão por mais tempo no intestino. Daí o valor de um chá morno ou até água morna depois de uma refeição. Facilita a digestão e amolece as gorduras para serem expelidas mais rapidamente, o que também ajuda no emagrecimento.
Um cardiologista disse que deveríamos indicar essa dica para as pessoas em geral,para ter a certeza de que se salvará pelo menos uma vida.



8°)::AZEITE de OLIVA::
Evita o acúmulo de gordura na região da barriga,protege o coração e ajuda a prevenir tumores. O sabor é bem conhecido e apreciado. Basta um fio de Azeite de Oliva para que pizzas, saladas, torradas e diversos outros alimentos ganhem sabor especial. O produto também conquistou status quando descobriu-se que era capaz de proteger o coração. Agora, pesquisadores europeus acabam de identificar outro benefício deste óleo: ele impede o depósito da gordura visceral, aquela que teima em acumular-se na linha da cintura.
Parece contraditório, já que o Azeite é um dos produtos mais calóricos, possuindo nove calorias por grama,mas os cientistas afirmam que, de fato, ele ajuda a evitar a indesejada barriga.A pesquisa foi desenvolvida por cientistas de várias Universidades Européias. Eles reuniram voluntários e compararam seus exames antes e depois do consumo de Azeite de Oliva.

Conclusão: a ingestão regular do óleo reduz o depósito de gordura no abdômen. Segundo eles, para obter o benefício, o ideal é consumir duas colheres (sopa) de Azeite por dia. É bom lembrar que a guerra contra a barriga não se trata apenas de uma questão estética. A chamada gordura visceral produz substâncias que dificultam a ação da insulina, hormônio produzido pelo pâncreas que ajuda a glicose a entrar nas células. Com a ação da insulina prejudicada, pode sobrar muita glicose em circulação no sangue, elevando o risco de diabetes tipo 2. O diabetes e a própria gordura abdominal, também são fatores de risco para males cardíacos.
Os benefícios são provenientes da gordura monoinsaturada, presente em grande quantidade no Azeite de Oliva e que já era saudada, por varrer das artérias o colesterol ruim (LDL).
Essa substância reorganiza os depósitos de gordura,impedindo que as células adiposas localizadas dentro abdômen inchem. Essa função já foi observada e comprovada, mas ainda não se conhece detalhes do mecanismo.Mais da metade da composição do Azeite de Oliva é gordura monoinsaturada pura. O produto também contém um pouco de Ômega-3, outra gordura boa; antioxidantes que beneficiam as artérias e boas doses de vitamina E, que ajuda a prevenir tumores.

*Extra Virgem preserva antioxidantes:
O benefício anti barriga não depende do tipo de Azeite de Oliva utilizado (virgem, extravirgem). Em tese, eles têm praticamente o mesmo teor de gordura monoinsaturada, responsável por essa ação. Porém, se o objetivo for evitar a formação de placas nas artérias, o tipo extravirgem é melhor. Ocorre que,para agir contra o colesterol, o que importa é a presença das substâncias antioxidantes, que são preservadas na produção do extravirgem.Neste Azeite,a pressão física da oliva, para extração do óleo,é feita sem adição de produtos químicos, ao contrário dos outros tipos. As substâncias antioxidantes do Azeite se acumulam no sangue e impedem a ação dos radicais livres, que oxidariam o colesterol, facilitando seu depósito nas paredes das artérias.

 (Fonte: Revista Saúde Vital)
 

9°)::RÚCULA TEM ÔMEGA 3::
Não só tem como é rica nesse ácido graxo capaz de varrer os triglicérides das artérias. Os peixes de água fria, considerados os grandes fornecedores do nutriente, que se cuidem! A descoberta é obra da Engenheira de alimentos Érika Tassi Granja, da Universidade Estadual de Campinas (interior de São Paulo). Em três anos de investigação sobre as características químicas da folha da rúcula, ela ainda desfez uma crença antiga.
''Ao contrário do que se acreditava, os carotenóides (substâncias que se transformam em vitamina A), não deixam de ser aproveitadas pelo organismo quando a hortaliça é cozida por apenas 5 minutos'', revela a cientista.

A rúcula também oferece:
Carboidratos: 4,1 gramas
Proteínas: 2,5 gramas
Fibras: 1,3 grama
Luteína: 5,3 miligramas

Betacaroteno: 3,2 miligramas
 


10°)::SEGREDOS da LONGEVIDADE::
Sabe-se que o envelhecimento é um processo biológico que pode ser controlado. Há uma série de estudos (Relação de Pesquisas), afirmando que um estilo de vida saudável é uma das chaves da longevidade.

Confira alguns deles:
1. COMA MENOS. Nos Estados Unidos, um estudo comparou cinqüentões que viviam de dieta, com outros, que consumiam, em média, 2 000 calorias por dia. A conclusão foi que o primeiro grupo teve uma expectativa de vida cerca de 30% maior, além de aparentar ser mais jovem do que os congêneres da mesma idade.
2.REDUZA O SAL . Essa medida é importante no tratamento e na prevenção da hipertensão arterial,um dos fatores de risco para doença cardiovascular.Evite mais de 6 gramas por dia, o equivalente a uma colher de chá.
3. CONSUMA VERDES . Vegetais verde-escuros, como espinafre, rúcula e brócolis, são ricos em ácido fólico,uma substância que ajuda a manter a integridade do DNA.
4. DÊ PREFERÊNCIA AOS PESCADOS. Peixes de água profunda, como salmão e anchova, são ricos em ômega 3. Esse poderoso antioxidante, segundo o jornal da Associação Médica Americana, pode reduzir em até 81% o risco de morte súbita no ser humano.
5. BEBA COM MODERAÇÃO. Estudos mostram que o consumo diário de até duas taças de vinho deve fazer parte da receita para uma vida longa. Até a cerveja, quando consumida moderadamente, pode trazer benefícios à saúde,apontam pesquisas recentes. Tomar água pura é excelente, principalmente se for tomada logo pela manhã ao levantar-se.
6. MODERAÇÃO COM A CARNE VERMELHA. Pesquisa sobre hábitos alimentares em dez países europeus concluiu que o consumo diário de carne vermelha aumenta o risco de câncer de intestino em até 35% . Mas não a evite. Proteínas são essenciais para quem faz atividade física regularmente, substitua-a por peixe, não só porque dão resistência,mas também porque ajudam a tornear os músculos.
7. SEJA SOLIDÁRIO. Segundo estudo publicado na revista Psychology Science, dar apoio físico ou emocional a outras pessoas, reduz em até 60% o risco de morte prematura no idoso.
8. TENHA FÉ. Segundo o International Journal of Psychiatry and Medicine, ter uma crença forte em algo,ajuda a combater o stress e problemas emocionais.
9. PREFIRA AS COMÉDIAS . O riso espontâneo promove a dilatação dos vasos e melhora o fluxo sanguíneo. Também reduz os níveis de adrenalina e cortisol no sangue e aumenta a liberação de endorfinas, hormônios ligados às sensações de bem-estar e prazer. Quer mais? Ainda emagrece. Estudos da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos,concluíram que dar boas risadas, por um período de dez a quinze minutos, faz uma pessoa queimar, em média, 50 calorias.
10. MOVA-SE. De acordo com a Associação Americana do Coração, o sedentarismo, por si só, aumenta o risco de doença coronariana em, pelo menos, uma vez e meia. Exercícios diários moderados ajudam a aumentar o tempo de vida qualitativa em até seis anos.
11. MORE PERTO DE UM PARQUE. Um estudo realizado por pesquisadores japoneses, concluiu que a expectativa de vida dos idosos que moram próximo a áreas verdes é maior do que a daqueles que vivem cercados de arranha-céus.
13. MANTENHA A MENTE ATIVA. Pesquisas mostram que a doença de Alzheimer tem maior incidência entre as pessoas com baixo nível de instrução. Estudo publicado no New England Journal of Medicine, relaciona a leitura, os jogos de cartas e de tabuleiro e as palavras cruzadas com a redução do risco de demência em pessoas com mais de 75 anos.
14. TOME VITAMINAS. Cápsulas de vitamina C são as mais indicadas. Seu consumo ajuda a prevenir a degeneração macular, que afeta 3 milhões de brasileiros e é a maior causa de cegueira em pessoas com mais de 50 anos. Consulte seu médico sobre a dosagem.
15. NÃO PULE O CAFÉ-DA-MANHÃ. Pesquisa do Instituto de Gerontologia da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos,averiguou que os centenários não costumam dispensar a primeira refeição do dia. Inclua na dieta matinal, cereais, água ou chá e frutas frescas.
16. USE O FIO DENTAL. De acordo com pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, a inflamação bacteriana da gengiva, causada pelo acúmulo de resíduos alimentares entre os dentes, aumenta em 72% o risco de doença cardiovascular.
17. FAÇA EXERCÍCIOS, mas evite a prática de exercícios entre as 11 da manhã e a 1 da tarde. Neste horário, é quando a produção de adrenalina atinge seu pico. O sangue fica mais grosso do que o normal, a pressão arterial sobe e o batimento cardíaco se eleva. Durante essas duas horas, é maior a probabilidade de uma placa de gordura se romperem um vaso, o que pode provocar derrame cerebral ou infarto no coração.
18. FAÇA SEXO. A atividade sexual traz sensações de prazer e bem-estar, combate o stress, aumenta a auto-estima e ainda queima calorias. Estudos mostram que as pessoas sexualmente ativas são mais saudáveis. Segundo a OMS, o sexo é um dos quatro pilares da qualidade de vida, ao lado do prazer no trabalho, da harmonia familiar e do lazer.
19. SEJA OTIMISTA. Após dez anos estudando como a personalidade de uma pessoa pode influir no aumento ou na diminuição da expectativa de vida, pesquisadores holandeses concluíram que ter uma atitude positiva pode diminuir em até 55% o risco de morte prematura.
20. LARGUE O CIGARRO. Fumantes regulares vivem, em média, dez anos menos e pior do que um não-fumante,além de prejudicar a atividade sexual. Cerca de 90% dos casos de câncer nos pulmões, a neoplasia que mais mata no Brasil, estão relacionados ao tabagismo.
22. COMA FRUTAS: A OMS defende que uma alimentação balanceada e rica em vitaminas, fibras e minerais, pode reduzir em até 40% o risco de câncer.
23. DURMA BEM. Estudos sugerem que a falta de sono crônica pode ter um impacto negativo nas funções metabólicas e endócrinas. Quando se dorme menos de cinco horas, há um desequilíbrio no metabolismo.
24. SINTA-SE EM CAPRI. Está provado que uma dieta mediterrânea, rica em vegetais, peixes e azeite de oliva, pode afastar doenças como hipertensão, diabetes e obesidade, capazes de encurtar a vida em até dez anos. A pesquisa foi feita com 1.507 homens e 832 mulheres, entre 70 e 90 anos, em onze países europeus.
25. ABUSE DO MOLHO DE TOMATE. Pesquisas conduzidas pelo médico americano Michael Roizen, autor do livro Idade Verdadeira e fundador do Real Age Institute, um dos mais respeitados centros de estudo da saúde e do metabolismo humano, mostram que dez colheres de molho de tomate ingeridas semanalmente, podem reduzir pela metade o risco de ocorrência de onze tipos de câncer. O tomate é rico em licopeno, um antioxidante encontrado nos vegetais vermelhos. *Esse molho de tomates pode ser o industrializado.
26. INVISTA EM CULTURA. Depois de acompanhar 12 000 pessoas por nove anos, pesquisadores suecos observaram que, em média, as chances de uma pessoa alcançar a longevidade foram 36% maiores naquelas que cultivavam o hábito de realizar programas culturais,como visitar galerias de arte, assistir a peças de teatro e freqüentar concertos musicais.
27. IMITE OS BRITÂNICOS. Ser pontual é bom, mas beber chá é melhor. De acordo com o jornal Phytotherapy Research,o hábito cultivado pelos ingleses pode ajudar no combate à doença de Alzheimer. Estudos indicam também que o consumo de chá reduz os riscos de câncer. O chá verde é o que promete maiores benefícios.
28. VÁ AO OFTALMOLOGISTA. Depois dos 50 anos, a chamada vista cansada se torna ainda mais comum. Com a idade,também aumentam os riscos de glaucoma e catarata. Além disso, alterações de fundo de olho podem indicar a presença de diabetes e hipertensão.
29.TENHA UM RELACIONAMENTO ESTÁVEL. Segundo estudo publicado no Health Psychology Journal, dos Estados Unidos, as pessoas que se mantêm em longas e bem-sucedidas uniões, têm uma expectativa de vida maior em comparação àquelas que se casam novamente ou terminam a vida divorciadas.
30.EXPRESSE SUAS EMOÇÕES. Journal of Clinical Psychology, da Inglaterra, diz que, aqueles que manifestam suas emoções por meio de alguma atividade artística, como canto, dança, fotografia, pintura, literatura, são mais saudáveis do que pessoas que não o fazem.

FONTES: Revista Psychology Science / Journal of Clinical Psychology / Universidade Vanderbilt / Universidade Harvard / Associação Médica Americana / International Journal of Psychiatry / Phytotherapy Research / New England Journal of Medicine /
Journal of the American Medical Association Kings College / Universidade de Cambridge / Federação Mundial de Cardiologia / Organização Mundial de Saúde /RealAge Institute Universidade da Geórgia / Universidade de Roma.

 

11°)::PARA a MEMÓRIA::
Fornecer ao cérebro mais alimentos com fontes de antioxidantes,ajudando a combater os radicais livres. Sim!!!! Muito bom!!! 

VEJA: A melhor maneira de evitar a dificuldade em memorizar, principalmente informações recentes, é fornecer ao cérebro mais alimentos com fontes de antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres.Veja alguns alimentos que ajudam a manter o bom funcionamento da memória:
*Gema de ovo: contém colina, precursor do neurotransmissor acetilcolina, que pode melhorar a memória. Sua deficiência está associada à doença de Alzheimer.
*Peixes: principalmente os de água fria(salmão, anchova, sardinha, atum, arenque), são fontes de ácidos graxos e ômega 3, poderosos antioxidantes.
*Frutas e vegetais amarelos: mamão, manga, pêssego, cenoura, abóbora. São alimentos fontes de betacaroteno, antioxidante que combate o envelhecimento celular.
*Frutas vermelhas: morango, cereja, franboesa, amora, pitanga, melancia e tomate, também possuem pigmentos antioxidantes que combatem os radicais livres e ajudam a memória.
*Oleaginosas: castanhas, nozes, amêndoas, avelâs, amendoim. Ricas em vitamina E e selênio, também são fontes de antioxidantes

Confira 4 passos para fortalecer sua memória: Estresse, ansiedade e cansaço prejudicam mais a memória que a idade. Sofrer com brancos na hora de fazer uma prova ou realizar uma apresentação em público. Esquecer compromissos, datas importantes, nomes e fisionomias. Com o estresse e o excesso de informações a que somos expostos no dia-a-dia,os lapsos de memória são cada vez mais freqüentes e,acredite, eles não têm nada a ver com a idade. Já existem pesquisas apontando que a memória não se degenera com o passar dos anos. Um jovem de 25 anos tem apenas 3% a mais de células cerebrais que uma pessoa de 70 anos. Os neurologistas sabem que outros fatores têm muito mais influência sobre a deterioração da memória, quando em comparação à idade avançada.
São eles:
*Estresse: que produz cortisol e noradrenalina, hormônios inimigos da memória.
*Traumas psicológicos e recalques: casos em que se esquece o que é insuportável lembrar.
*Ansiedade e depressão. *Cansaço.
*Drogas e medicamentos.

No combate aos efeitos, causados por eles, os especialistas contam com um esquadrão poderoso. A receita inclui desde uma alimentação caprichada até exercícios e passatempos de jornal.


Veja abaixo e tire proveito dessas descobertas!
1) Alimentos para a memória: Para garantir que os neurotransmissores serão eficazes na transmissão de informações entre células nervosas,invista em alimentos antioxidantes. A quantidade a ser ingerida dever ser recomenda pelo seu médico.
Vitamina B12: Frutos do mar, algas,peixe, laticínios, grãos germinados,levedo, alface.
Vitamina B15: Amêndoa do damasco, arroz, grãos germinados, levedo.
Vitamina C: Hortaliças e frutas: limão, laranja e cenoura; pimenta vermelha seca.
Vitamina E: Óleo de gérmen de trigo, grãos germinados, abacate, gema de ovo.
Colina: Gema de ovo, espinafre cru, soja germinada, levedo, nozes.
Selênio: Levedo, ovo, alho e cebola.
Zinco: Frutos do mar, peixe, laticínios, gérmen de trigo, levedo, maxixe.

2) Exercícios físicos e meditação: Exercícios físicos para melhorar a capacidade respiratória e, por sua vez, o fluxo sangüíneo no cérebro e sua oxigenação, os exercícios físicos regulares são amplamente recomendados. Meditação aliada à respiração profunda, melhora a memória, a percepção, a concentração, a agilidade motora e reduz o estresse. Para meditar, basta reservar poucos minutos do dia, escolher um local tranqüilo e uma posição mais confortável. Preste atenção em sua respiração e não dê corda aos pensamentos que vão surgir. Tente deixar a mente em branco.
3) Jogos mentais: Quem diria. Jogos como palavras cruzadas, Su Doku, xadrez, puzzles, leituras diversificadas e outros exercícios que estimulem a atividade mental são essenciais para combater a falta de memória.
4)Terapia: Fatos traumáticos que estão esquecidos em um canto do inconsciente continuam a gerar sofrimento,isso porque eles se manifestam em outras circunstâncias aparentemente sem importância. O pai da psicanálise, Sigmund Freud, dizia que tudo aquilo sobre o qual não podemos falar torna-se um sintoma. Sofrimento recalcado é como uma ferida com pus. Vai latejar até você drená-la. Terapia é uma alternativa eficiente para esses casos. 

 (Fonte: Minha Vida)
  

12°)::CASTANHA do PARÁ::
Cabe na palma da sua mão, e ainda sobra um espaço e tanto, a arma que vai superproteger as unidades microscópicas do seu organismo. Em segundos, ao mastigar uma única Castanha-do-Pará, você recarregará os níveis de um mineral extremamente importante para uma vida longa e saudável: o selênio. A pequena oleaginosa repõe a quantidade do nutriente necessária para dar combate ao envelhecimento celular, causado pela formação natural daquelas incansáveis moléculas que danificam as células, os radicais livres.

Um estudo da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, atesta que a ingestão diária de duas castanhas-do-pará recentemente rebatizadas castanhas do brasil, eleva em 65% o teor de selênio no sangue. Mas provavelmente os neozelandeses não usaram o legítimo produto brasileiro. Ora, nós somos sortudos. É que as castanhas produzidas no Norte e no Nordeste do País são tão ricas em selênio que bastaria uma unidade para tirar o mesmo proveito.
A recomendação é de que um adulto consuma, no mínimo, 55 microgramas por dia, diz a nutricionista Bárbara Rita Cardoso, pesquisadora do Laboratório de Minerais da Universidade de São Paulo. E com uma unidade da nossa castanha já é possível encontrar bem mais do que isso de 200 a 400 microgramas do bendito selênio. Aliás, o limite de consumo diário do mineral é de 400 microgramas, portanto, não vá com muita fome ao pote. No caso de uma criança, meia castanha seria suficiente, afirma Silvia Cozzolino, Presidente da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição.

E por que toda essa fama do selênio? Ele é essencial para acionar enzimas que combatem os radicais livres, responde Christine Thomson, a pesquisadora neozelandesa que investigou as propriedades da castanha. O selênio se liga a algumas proteínas já existentes em nosso corpo para formar essas enzimas antioxidantes, descreve, completando, Bárbara Cardoso. Na ausência dele, as tais enzimas ficam sem atividade e, então, deixam de combater os radicais e ainda desguarnecem as defesas do organismo. O mineral da castanha também teria um papel especial na proteção do cérebro. É que, com essa capacidade de acabar com a farra dos radicais livres, as células nervosas seriam preservadas, evitando o surgimento de doenças neuro degenerativas com a idade. Justamente por isso, a pesquisadora Bárbara Rita Cardoso começa a estudar os possíveis benefícios do selênio em portadores do mal de Alzheimer. A gente desconfia que nesses pacientes os radicais façam maiores estragos, diz ela.

A tireóide também funciona melhor na presença do selênio, acrescenta Christine Thomson. Isso porque, se não houver esse elemento, ela não consegue produzir direito seus célebres hormônios. O mineral também está intimamente associado à capacidade de o organismo se livrar de substâncias tóxicas, ajudando-o inclusive a expulsar possíveis metais pesados que se alojam nas células. Apesar de tudo isso, o badalado selênio deve ser apreciado com moderação. Quando os especialistas recomendam uma castanha diária, é para segui-lo à risca. Acredite: o conselho não é nem um pouco mesquinho. Esse consumo ideal e comedido é que faz todas essas enzimas que dependem do nutriente trabalharem de forma adequada, diz Bárbara. Em excesso, o selênio não vai potencializar sua ação. E o pior: mais cedo ou mais tarde, o exagero rotineiro vai revelar o lado negro da substância. Sim, ele existe: a toxicidade. Ela acontece se a pessoa ingerir mais de 800 microgramas por dia, adverte Silvia Cozzolino. É que o selênio tem efeito cumulativo, emenda Christine Thomson...

Isso não significa que abusar das deliciosas castanhas em uma Happy Hour com amigos traga grandes ameaças. De vez em quando, dá até para superar a quantidade recomendada. O perigo é comer essas oleaginosas além da conta, todo santo dia. Quem experimentar ataques sucessivos de gula poderá sentir dor de cabeça, ficar com as unhas fracas e ver seus cabelos caírem. Mas, quem come dez castanhas hoje não vai se empanturrar delas amanhã, usa a lógica e expert em nutrição Silvia Cozzolino. No máximo, o preço desse pecado será um mau hálito parecido com o bafo de alho, acredite! Não corre o mesmo risco quem comer, vez ou outra, algum prato que leve a castanha na receita até porque, seja doce ou salgado, dificilmente uma porção reunirá tantas unidades. E saiba: nem o fogão nem a geladeira conseguem detonar as reservas de selênio. No dia-a-dia, nada melhor do que a praticidade de botar na mochila, no bolso ou na bolsa a sua estrela solitária. É saúde na medida certa!

*Para chegar à quantidade de selênio de uma castanha-do-pará (de 5 gramas), você teria que consumir, em média, o equivalente a....
3 filés de frango (100 gramas cada um)
16 pães franceses ( 50 gramas cada um)
100 copos de leite (200 mililitros por copo)
10 ostras (33 gramas cada uma)
3 latas de sardinha em conserva (130 gramas cada uma)*

COMIDA ANTITÓXICA: Uma das principais benesses do selênio é a sua capacidade de desintoxicar o organismo. O mineral atua em mecanismos que favorecem a eliminação de metais pesados pelas fezes e pela urina, explica a nutricionista Bárbara Cardoso. Esses metais nocivos, como o mercúrio e o arsênico, ficam impregnados no organismo quando, por exemplo, consumimos peixes de má procedência, que vieram de águas poluídas. E, daí, disparam inúmeros problemas em nossos tecidos, do envelhecimento ao câncer, algo que é freado com o sistema de limpeza acionado pelo consumo da castanha.

SUPLEMENTAÇÃO, A POLÊMICA: A natureza oferece fontes de selênio, mas há quem prefira recorrer às cápsulas. Estudos recentes revelam que isso pode ser bobagem: o melhor seria buscar o mineral na comida mesmo. O selênio dos alimentos é mais bem absorvido pelo organismo, justifica o pesquisador Alexei Lobanov, do Departamento de Bioquímica da Universidade Nebraska-Lincoln, nos Estados Unidos. E, já que a quantidade de que precisamos nem é lá tão alta, a suplementação deveria ficar restrita a casos especiais.

TERRA BOA, FRUTO RICO: A concentração de selênio em um alimento depende do solo em que é cultivado. De acordo com o engenheiro agrônomo José Urano de Carvalho, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a castanheira, nativa da Floresta Amazônica brasileira, além de ter uma incrível habilidade para extrair o mineral, comparada a outras espécies, encontra na terra de lá uma enorme quantidade de selênio. Por isso, seus frutos são campeões no elemento. As castanhas-do-pará são cultivadas pra valer na região Norte, especialmente no cinturão amazônico, mas o Brasil já não lidera o ranking de produção da oleaginosa. Hoje é a Bolívia que ocupa o primeiro lugar, revela Urano.

 

13°)::ALIMENTOS que evitam Envelhecimento Precoce:: 


Conheça os 10 alimentos que ajudam a combater o envelhecimento precoce:
1). Maçã
2).Aveia
3).Alho
4).Soja
5).Azeite de oliva
6).Tomate
7).Castanha-do-pará
8). Iogurte
9). Semente de linhaça
10). Uva

1).MAÇÃ: Estudos científicos têm demonstrado que o consumo regular de maçãs ajuda a retardar o envelhecimento pele, protegendo-a dos raios solares. A fruta é rica em fibras e vitamina C, reduz risco de câncer e torna o sistema imunológico mais jovem, pois possui flavonóides e polifenóis. Uma pesquisa da Universidade de Cornell,nos Estados Unidos, garante que, para prevenir o câncer, uma maçã pequena e com casca tem o mesmo poder de arrasar os temidos radicais livres que 30 copos de suco de laranja (63 calorias em cem gramas). A maçã é excelente para prevenir e manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis. Esse efeito é devido ao alto teor de pectina,encontrada na casca. Também tem um efeito acentuado para emagrecimento, pois a pectina dificulta a absorção das gorduras, da glicose e elimina o colesterol. O alto teor de potássio contido na polpa da maçã faz eliminar o sódio excedente, eliminando o excesso de água retida no corpo.

2). AVEIA: De todos os cereais, a aveia é uma das mais ricas em fibras. Ela ajuda a diminuir o colesterol ruim, o LDL. A quantidade recomendada: 40 gramas por dia de farelo ou 60 gramas da farinha. A aveia previne doenças cardiovasculares por seus efeitos sobre o colesterol, a arteriosclerose, o envelhecimento dos tecidos, a hipertensão arterial e por seus efeitos como antiinflamatório. Para os dentes, combate as cáries. Melhora a concentração e o esgotamento mental. É útil em enxaquecas, insônia, hiperatividade e ansiedade. Indicada para controle de diabetes, como estabilizadora do nível de açúcar no sangue, porque estimula a atividade do pâncreas, e também como fonte de energia para assimilação lenta e de fibras.

3). ALHO: Um estudo realizado na Alemanha, chegou à conclusão de que 1 grama de alho consumido por dia reduz em 80% o volume na placa de aterosclerose nas artérias. Pesquisas recentes mostram que alguns de seus componentes, como a alicina (substância responsável pelo sabor e odor), inibem uma bactéria que causa a úlcera e que tem sido apontada como precursora do câncer gástrico. Reduz a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim e aumentar os níveis do colesterol bom,o HDL. Pesquisas indicam que pode ajudar na prevenção de tumores malignos. Quantidade recomendada: um dente por dia (para diminuir o colesterol e a pressão arterial). Rico em componentes que ativam o sistema imunológico e combatem vírus, bactérias e fungos que causam infecções, o alho pode agir como coadjuvante no tratamento de resfriados,gripes e aftas, por exemplo. Além disso, graças aos compostos fitoquímicos (alicina e ajoeno), o alimento ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue e tem ação antioxidante importante no controle do câncer.

4). SOJA: A soja é reconhecidamente o alimento que tem maior teor protéico. Ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, segundo a FDA. Seu consumo regular pode diminuir os níveis de colesterol ruim em mais de 10%. Há indicações de que também ajuda a amenizar os incômodos da menopausa e a prevenir o câncer de mama e de cólon. Quantidade recomendada: 150 gramas de grão de soja por dia, o equivalente a uma xícara de chá (para reduzir o colesterol). As substancias presentes na soja atuam devido ao fato de que a leguminosa é rica em isoflavonas. É um fitoestrôgenio, pois imita o estrógeno (hormônio sexual feminino). Quando elas entram no organismo da mulher na menopausa,são capturadas pela mesma proteína que carrega o hormônio estrógeno. Essa proteína leva as isoflavonas até o receptor do estrógeno, onde elas irão atuar como o hormônio,fazendo o papel dele no corpo da mulher. Consumida três vezes por semana a partir dos 25 anos, ajuda as mulheres a manterem os níveis de hormônio regulares depois da menopausa.

5). AZEITE de OLIVA: Evitar todos os óleos vegetais parcialmente hidrogenados reduzirá sua idade verdadeira em 2,7 anos. Azeites com baixa acidez (de até 0,8%) são chamados de extravirgem e são os de maior qualidade. Para ter essa característica, não podem passar por processos térmicos ou químicos. Sua extração é feita a frio, a temperaturas inferiores a 27ºC, de maneira a conservar melhor aroma e sabor. Ajuda a prevenir a arteriosclerose e seus riscos; melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas; digere-se com maior facilidade do que qualquer outra gordura comestível, não tem colesterol e proporciona a mesma caloria dos outros óleos; acelera as funções metabólicas. Azeite extra virgem tem muitos antioxidantes anticancerígenos: ômega 3 e esqualeno (que é um composto que previne câncer de cólon). Extravirgem significa que o nível de acidez é menor que 1%, vindo da primeira prensagem das azeitonas, que foram processadas a frio (processo que preserva os nutrientes e matém o sabor). Quanto mais escuro, mais o sabor é acentuado. Auxilia na redução do LDL. Sua ingestão no lugar de margarina ou manteiga pode reduzir em até 40% o risco de doenças do coração e aumenta o HDL. Quantidade recomendada: 15 mililitros por dia ou uma colher (de sopa rasa). Cada grama de azeite tem 9 calorias. 1 colher de sopa tem 125 calorias.

6).TOMATE: Devemos comer o ano inteiro. Diminui 40% de câncer de esôfago, se você comer apenas um tomate por semana. Um tomate cru de tamanho médio contém somente 25 calorias. Tem licopeno, retarda envelhecimento das células da próstata. O cozimento do tomate facilita a absorção do licopeno pelo corpo, portanto o molho de tomate cozido é melhor do que o tomate cru. Coloque azeite de oliva no tomate, para absorver melhor o licopeno. Se for beber suco de tomate coma alguma nozes antes (gordura), pois facilita a absorção do licopeno.10 colheres de molho de tomate ingeridas semanalmente podem reduzir em 50% o risco de ocorrência de 11 tipos de câncer. Além de ser uma boa fonte de vitamina C, o tomate é ideal para quem quer perder peso, pois contém poucas calorias. 0 tomate funciona como antitóxico e laxante e ajuda o organismo a combater infecções. Além disso, é um excelente depurador do sangue. Também é rico em sais minerais, tais como: potássio,sódio,fósforo,cálcio,magnésio e ferro. Nunca compre tomates com manchas escuras, partes podres ou emboloradas. Nem compre os verdes, que amadurecem fora do pé, pois eles têm menos vitaminas que os maduros. Escolha sempre os bem vermelhos, firmes e com a casca lisa. Auxilia na prevenção do câncer de próstata. Quantidade recomendada: uma colher e meia (sopa) de molho de tomate por dia.

7). CASTANHA do PARÁ: Auxilia na prevenção de problemas cardíacos. Também ganhou o selo de redutora de doenças cardiovasculares da FDA. Ao ingerir cinco ou seis nozes antes da refeição, você se sente saciado mais rápido e por mais tempo. As mulheres ficarão 3,4 anos mais jovens e os homens, 4,4 anos. Ela é fonte de vitamina E selênio, que colaboram para frear a produção de radicais livres, desacelerar o envelhecimento e reduzir o risco de doenças do coração. O mineral, ingerido em doses recomendadas (entre 55 e 70 gramas por dia), previne câncer, atua no equilíbrio do hormônio da glândula tireóide, fortalece a imunidade, reduz a toxidade de metais pesados e age no combate aos radicais livres. Apenas uma noz é suficiente para suprir as necessidades diárias de selênio no organismo humano. A castanha-do-pará, por exemplo, já ficou famosa por seu alto teor de selênio, mineral que atua no equilíbrio da tireóide (evitando oscilações de peso), previne tumores, fortalece o sistema imunológico e protege contra a ação dos radicais livres.

8). IOGURTE: O iogurte semi ou desnatado tem mais cálcio por porção do que qualquer outro laticínio. É também uma importante fonte de proteínas, zinco e vitaminas A e do complexo B.O valor desse alimento está nos 6 milhões de bactérias probióticas (benéficas à saúde) por mililitro.Além de equilibrar a microflora intestinal, elas auxiliam no trabalho de absorção dos nutrientes, prevenindo infecções causadas por fungos, melhora a imunidade, aumentam a absorção de cálcio pelo organismo, controla o colesterol e reduz o risco de câncer. A sua ingestão é uma fonte de ajuda no crescimento das crianças. Mais ainda: o iogurte atenua as olheiras.Um copo de iogurte por dia já traz todos esses benefícios desde que não tenha corantes, conservantes, espessantes nem adição de açúcar - tudo isso pode atrapalhar a sobrevivência das bactérias no organismo. A quantidade de cálcio diária ideal para ser ingerida é de 1000 a 1200 mg ao dia após a menopausa. Um (1)copo de iogurte tem aproximadamente 300 mg de cálcio. Calorias: 90.

9). SEMENTE de LINHAÇA: Diversos estudos indicam que a linhaça é uma das principais fontes de ácidos graxos do tipo ômega 3. Trabalhos científicos já comprovaram que o óleo de linhaça tem 60% de ômega 3, enquanto o óleo de salmão tem metade, ou seja, 30%. Portanto é uma ótima opção para quem não gosta de peixe ou não pode ter acesso a ele e pretende obter a proteção daquele óleo que é fundamental à nossa saúde. O ômega 3 é protetor contra as doenças cardiovasculares, pressão alta, trombose, desenvolvimento e crescimento das crianças, doenças auto-imunes, diminui o colesterol, ajuda a controlar o açúcar no sangue e, inclusive, melhora o ressecamento da lágrima. Pode também ativar o metabolismo, auxiliando a combater a obesidade. Aumenta a imunidade devido ao alto poder antioxidante; previne câncer de mama e próstata.O alimento é extremamente rico em ácidos graxos ômega 3, baixa o colesterol ruim e a taxa de triglicérides devendo ser consumidos de preferência diariamente, no café da manhã. Estudos recentes atribuem à linhaça propriedades que ajudam a controlar os hormônios. Ela amenizaria os efeitos da TPM e os fogachos da menopausa. Para diminuir o colesterol ruim (LDL), sintomas de TPM e menopausa, consuma diariamente 1 colher (sopa) de semente de linhaça triturada sobre os alimentos. A semente de linhaça ajuda na prevenção do câncer de mama por neutralizar a ação do estrógeno sobre essa glândula. A semente de linhaça protege e evita a formação de tumores, pois contém 27 componentes anticancerígenos um deles é a LIGNINA (fitoesteróides), substância que imita o estrógeno. Contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais. Nenhum outro vegetal conhecido até hoje tem esta quantidade de lignina. Estes benefícios estão relacionados ao fato da lignina ser a precursora dos hormônios enterodiol e enterolactona e estes exercerem atividade sobre o nível de estrogênio.

10). UVA: Tem muitas fibras e tem resveratrol, flavonóide da casca da uva, que deixa sistema imunológico e as artérias mais jovens, reduzindo câncer, derrame, perda da memória e doenças cardíacas. O resveratrol também sendo relacionado com a inibição da carcinogênese. Com propriedades laxativas e diuréticas, as uvas estimulam as funções do fígado, deixando você bem-disposta e com a pele mais bonita. Tem mais: além de serem boa fonte de vitamina C, ferro e potássio, elas contêm pectina (fibra) e bioflavonóides, que evitam o envelhecimento precoce.A uva vermelha ou preta, presente no suco, ajuda a aumentar o colesterol bom e evita o acúmulo de gordura nas artérias,prevenindo doenças do coração. Tanto a casca quanto a semente da uva, utilizadas na fabricação do vinho, possuem substâncias antioxidantes, conhecidas como polifenóis, poderosos aliados no combate aos radicais livres.




14°)::TERAPIA ORTOMOLECULAR:: 

1.DIFICULDADE DE PERDER PESO.
O que está faltando: ácidos graxos essenciais e vitamina A.
Onde obter: semente de linhaça, cenoura e salmão, além de suplementos específicos.

2. RETENÇÃO DE LÍQUIDOS.
O que está faltando: na verdade um desequilíbrio entre o potássio, fósforo e sódio.
Onde obter: água de coco, azeitona, pêssego, ameixa, figo, amêndoa, nozes, acelga, coentro e os suplementos.

3. COMPULSÃO A DOCES.
O que está faltando: cromo
Onde obter: cereais integrais, nozes, centeio, banana, espinafre, cenoura + suplementos.

4. CÂIMBRA, DOR DE CABEÇA.
O que está faltando: potássio e magnésio.
Onde obter: banana, cevada, milho, manga, pêssego, acerola, laranja.

5. DESCONFORTO INTESTINAL, GASES, INCHAÇO ABDOMINAL.
O que está faltando: lactobacilos vivos.
Onde obter: coalhada, iogurte, missô, yakult e similares.

6. MEMÓRIA RUIM.
O que está faltando: acetil colina, inositol.
Onde obter: lecitina de soja, gema de ovo + suplementos.

7. HIPOTIREOIDISMO. (Provoca ganho de peso sem causa aparente).
O que está faltando: iodo.
Onde obter: algas marinhas, cenoura, óleo, pêra, abacaxi, peixes de água salgada e sal marinho.

8. CABELOS QUEBRADIÇOS E UNHAS FRACAS.
O que está faltando: colágeno.
Onde obter: peixes, ovos, carnes magras, gelatina + suplementos

9. FRAQUEZA, INDISPOSIÇÃO, MAL ESTAR.
O que está faltando: vitaminas A, C, e E e ferro.
Onde obter: verduras, frutas, carnes magras e suplementos.

10. COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS ALTOS.
O que está faltando: Ômega 3 e 6
Onde obter: sardinha, salmão, abacate, azeite de oliva.



15°)::COZINHE A SEU FAVOR:: 
::Evite a ingestão de queijos e carnes gordas e frituras. A gordura acelera o processo de oxidação dos alimentos.
::Cozinhe os alimentos no vapor ou até 100ºC, pois muito calor também oxida os alimentos.
::Evite utensílios de alumínio; os resíduos desse metal são tóxicos e podem ficar nos alimentos.
::Preferir panelas de vidro ou antiaderentes.
::Em hipótese alguma, aqueça os seus alimentos em embalagens e recipientes de plástico no microondas.



16°)::GELATINA tem ação eficaz na promoção da SAÚDE e BELEZA::
Com poucas calorias e bastante versatilidade, a gelatina é uma aliada daqueles que procuram manter uma alimentação saudável regularmente. Sem gordura, nem colesterol, e com muita água ela é uma opção e tanto para quem procura se alimentar bem. Em função da sua ação no nível gástrico e como se liga a uma grande quantidade de água, a gelatina produz um ativo efeito de saciedade. Assim também é uma opção para quem está de dieta ou procura alimentos com poucas calorias.

Ela é composta por cerca de 84 a 90% de proteína, 8 a 15% de água, 1 a 2% de sais minerais e tem em sua composição subprodutos do colágeno, proteína predominante na pele, ossos, cartilagens, tendões e tecido conjuntivo. O colágeno representa cerca de 25% de toda proteína do organismo humano e tem uma função primordialmente estrutural, ou seja, dá sustentação às células, mantendo-as unidas.
É recomendável porque além de ser pouco calórica, fornece nove dos dez aminoácidos essenciais ao corpo, beneficiando a síntese do colágeno e auxiliando na nutrição dos tecidos. As propriedades do colágeno fazem dele um ingrediente especial e importante. A gelatina oferece uma combinação multifuncional única de propriedades tecnológicas e promotoras da saúde. O uso da mesma tem dado resultados positivos principalmente no fortalecimento dos ossos, na prevenção de doenças como osteoporose, na nutrição desportiva, promovendo maior resistência e também na manutenção da beleza, auxiliando o crescimento e brilho das unhas, dos cabelos e da pele.
Para quem procura um efeito mais rápido e não quer ingeri-la somente como sobremesa, é só procurar a gelatina hidrolisada (também chamada de colágeno hidrolisado). Esta pode ser diluída em meio copo de água ou adicionada em sucos, leite, sopas, chás, com dose diária de 10g (1 colher de sopa).

  


17°)::LEITE, ESPINAFRE e SALMÃO, combatem a ARTROSE::
(Sylvana Braga * médica ortomolecular, nutrologista, reumatologista e fisiatra)
O pensamento de que a artrose não tem cura e o máximo que se pode fazer é suportar as dores já caiu por terra. A medicina ortomolecular mostra que por meio de leite, tomate, espinafre, kiwi, salmão, entre outras frutas, verduras, legumes, o paciente pode adquirir uma melhor qualidade de vida. O tratamento à base da reposição de zinco, magnésio, cálcio e vitaminas diminui a dor, a rigidez das articulações e aumenta a capacidade geral do indivíduo.
Ao longo dos tempos, o ser humano vem se saciando pela quantidade e não pela qualidade, o que na prática leva ao desequilíbrio de nutrientes vitais para o organismo. É com esse intuito que o tratamento fornece energia ao organismo, mostrando a maneira correta de se alimentar. Legumes e verduras crus são uma fonte de sais minerais, vitaminas e fibras. Já frutas são alimentos ricos em energia e mantém a saúde através de suas vitaminas, sais minerais e enzimas, além de varrer os radicais livres.
A artrose surge a partir dos 30 a 40 anos, de forma silenciosa, podendo causar desde desvios de direção nos joelhos até alterações do metabolismo. Caracterizada pelo desgaste da cartilagem articular, associada às alterações perto da cartilagem como os ossos, a membrana sinovial e o líquido sinovial, a doença se estabelece principalmente na coluna, nos ossos das mãos, nos pés e na bacia. No entanto, quanto mais cedo for diagnosticada, melhores serão os resultados obtidos.Os principais aliados ao combate da artrose são:
Zinco: Promove a liberação do hormônio do crescimento, participa da estrutura dos ossos e dentes. Encontrado em ovos, cereais e carnes vermelhas.
Cálcio: Componente estrutural dos ossos, sua deficiência pode levar a osteoporose, raquitismo. Encontrado no leite e derivados, brócolis e abóbora.
Selênio: Melhora as condições da cartilagem. Encontrado no alho, cebola cogumelo (champignons) e castanha-do-pará.
Magnésio: Fixa o cálcio nos ossos e dentes. Sua falta pode dar ausência de crescimento ósseo. Encontrado na soja, salmão, espinafre, caju e abacaxi.
Boro: Melhora o balanço de cálcio negativo no sangue. Sua deficiência pode levar a osteoporose. Encontrado no figo, pêssego, uva, pêra. A água também é uma fonte de boro, dependendo da sua origem.
Vitamina D: Previne fraturas. Sua diminuição afeta o crescimento ósseo, podendo levar ao raquitismo e osteoporose...Encontrada no fígado, ovo e banhos de sol.
Vitamina K: Proteína responsável pela fixação do cálcio aos ossos e previne a osteoporose participando ativamente da formação óssea. Encontrada no iogurte, alfafa, gema de ovo, óleo de açafrão, óleo de soja, óleo de fígado de peixe, algas e verduras.
Vitamina C: Tem influência decisiva no metabolismo do tecido ósseo e da cartilagem, sua deficiência pode causar alterações de crescimento. Encontrada no tomate, couve-flor, kiwi e laranja.




18°)::O PODER do MAMÃO::
Depoimento de um paciente: “Como eu já tive gastrite aguda (posso provar por imagem de endoscopia), (nem um copo de água podia ingerir, que me dava azia), o próprio médico, há uns 20 anos, recomendou-me, ao invés de tomar os remédios (que vinha me receitando por quase dois anos), que de manhã, por 30 dias, me limitasse a comer um mamão papaya, de quem já ouvira maravilhas para curar gastrites e afins.
Nesse período, até as 10 horas, não deveria ser tomado nenhum líquido. Café, chás ou outras bebidas que contivessem pó não poderiam ser tomados em hipótese alguma durante um mês. Pois qual não foi nossa surpresa, quando ao final dos 30 dias, em nova endoscopia, meu aparelho digestivo não apresentava mais nenhum sinal de gastrite. Transmito isso, pois sei que muitas pessoas se abstém de comer doces ou outras iguarias, porque logo vem a dolorosa azia. Desde que comecei a comer, todo dia, um mamão papaya, de manhã, nunca mais tive qualquer sintoma de azia ou mal estar. Posso comer doces, chocolates, etc.! Ah!... sem contar que naquela ocasião também sofria de hérnia hiatal, a que provoca o refluxo ...

O mamão (Carica papaya), originário da América Tropical, é uma das melhores frutas do mundo, tanto pelo seu valor nutritivo, como pelo poder medicinal. Cada parte desta planta é preciosa, a começar pelo tronco! De sua parte interna, retira-se uma polpa que depois de ralada e seca,assemelha-se ao côco ralado. É rica em propriedades nutritivas e aproveitada em alguns lugares no preparo de deliciosas rapaduras. O cozimento das raízes dá um tônico para os nervos, e é também remédio para as hemorragias renais... As folhas do mamoeiro, após secas à sombra, têm aplicação no preparo de agradável chá digestivo que pode ser dado livremente às crianças, pois não contém cafeína.
O suco leitoso extraído das folhas é o vermífugo mais enérgico que se conhece. Usa-se diluído em água. Ainda é digestivo e cura feridas. Em diversos lugares, a medicina popular o utiliza para tratar eczemas, verrugas e úlceras. Os índios preparam a carne envolvendo-a com folhas de mamoeiro por algumas horas, antes de levá-la ao fogo. Este processo amacia a carne.
Com as flores do mamoeiro macho prepara-se um maravilhoso xarope que combate a rouquidão, tosse, bronquite, gripe e indisposições gástricas causadas por resfriados. Coloca-se um punhado de flores, com um pouco de mel em vasilha resistente ao calor, mas que não seja de alumínio. Acrescenta-se um copo de água fervendo, tapando-a bem. Depois de esfriar, tomar às colheradas, de hora em hora. Com o fruto verde faz-se um doce maravilhoso. Pode-se também prepará-lo ensopado ou ao molho branco.

O mamão maduro é altamente digestivo (cada grama de papaína - fermento solúvel contido no fruto - digere 200g de proteína); tem mais vitamina C que a laranja e o limão; contribui para o equilíbrio ácido-alcalino do organismo; é diurético, emoliente, laxante e refrescante; cura prisão de ventre crônica e, em jejum, pela manhã, faz bem ao estômago; é eficaz contra a diabete, asma e icterícia; bom depurativo do sangue; não pode faltar na alimentação da criança, pois favorece o seu crescimento. Depois de comer-se o mamão, esfrega-se a parte interna da casca sobre a pele para tirar manchas, suavizar a pele áspera e eliminar rugas.

Mastigar de 10 a 15 sementes frescas elimina vermes intestinais, regenera o fígado e limpa o estômago. Comidas em quantidade, são eficazes contra câncer e tuberculose. Faltava dizer que qualquer uso que se faça de qualquer parte desta planta traz consigo uma ação vermífuga poderosa, o que bastaria para destacar sua importância. Melhor que consumir frutos do supermercado (colhidos verdes e amadurecidos à força no carbureto), é colhê-los já maduros no pé, no próprio quintal, pois serão livres de agrotóxicos. Num espaço bem apertado cabem vários mamoeiros. Eles gostam de terra boa, bem adubada. O consumo do mamão é recomendado pelos nutricionistas por se constituir em um alimento rico em licopeno (média de 3,39 mg em 100 gr), vitamina C e minerais importantes para o organismo. Quanto mais maduro, é maior a concentração desses nutrientes.

 

19°)::OS ALIMENTOS mais SAUDÁVEIS do MUNDO::
Alimentos para os quais damos pouca atenção, mas que deveríamos comer mais vezes.
1).Sardinha: É rica em proteínas e possui minerais essenciais, como magnésio, ferro e selênio, que têm ação anticancerígena. Esse tipo de peixe também ajuda o organismo a liberar o mercúrio e tem altas concentrações de ômega 3, um tipo de gordura "boa", essencial para o funcionamento do cérebro, do coração e para a redução da pressão arterial. As sardinhas são chamadas de "comida saudável em lata" por Bowden, que aconselha que sejam compradas as preservadas no próprio óleo ou em azeite, quando não puderem ser consumidas frescas.
2).Repolho: As folhas do vegetal contêm grandes concentrações de substâncias antioxidantes e anticancerígenas chamadas de indoles e sulforafanos. Uma pesquisa da Universidade de Stanford, nos EUA, apontou que o sulforafano é a substância química encontrada em plantas que mais eleva o nível de enzimas anticancerígenas no organismo.
3).Folha de beterraba: Geralmente jogada fora, é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes. Contém carotenóides, pigmento natural dos vegetais que ajuda a proteger os olhos contra o envelhecimento. Bowden também afirma que a beterraba em si também é um dos alimentos mais ricos que existem. As folhas podem ser comidas cruas na salada ou refogadas, como espinafre.
4).Açaí: Em suco ou misturado à comida, como é feito no norte do país, o açaí é uma das frutas com maior concentração de antioxidantes. Também é rica em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, que são benéficas e auxiliam na redução do colesterol ruim e na prevenção de doenças cardíacas. Para Bowden, os brasileiros que não consomem a fruta freqüentemente desperdiçam a benção que a natureza lhes proporcionou.
5).Goiaba: Rica em fibras, minerais e vitaminas. Também possui grandes quantidades de licopeno, o mais antioxidante entre todos os carotenóides. O licopeno auxilia na prevenção do câncer de próstata e reduz os riscos de surgimento de catarata e doenças cardiovasculares.
6).Cereja fresca: Tem altas concentrações de antocianina, um antiinflamatório natural. Deve ser comida ao natural ou misturada com iogurte ou vitaminas.
7).Chocolate meio-amargo: Rico em flavanóides, que diminuem a pressão sangüínea e promovem o bom funcionamento do sistema circulatório, tem altas concentrações de magnésio, um mineral importante para mais de 300 processos biológicos do organismo.
8).Frutas oleaginosas: São as castanhas, as nozes e as amêndoas. Bowden afirma que todas trazem inúmeros benefícios, apesar do elevado teor calórico. Possuem muitos minerais, proteínas e altos níveis de Omega 3 e Omega 9.
9).Canela: Ajuda a controlar o nível de açúcar e de colesterol no sangue, o que previne o risco de doenças cardíacas. Para usufruir dos benefícios da especiaria, basta polvilhar um pouco de canela em pó no café ou no cereal matinal.
10).Semente de abóbora: É uma grande fonte de magnésio. Esse mineral é tão importante, explica Bowden, que estudiosos franceses concluíram que homens com altas taxas de magnésio no sangue têm 40% menos chances de sofrer uma morte prematura do que aqueles com baixos índices. Para consumi-las, toste-as no forno e coma-as por inteiro, inclusive com a casca, que é rica em fibras.