Simbolismos Holísticos


 
__ALGUNS SIMBOLISMOS NO FENG SHUI__

BAMBÚ: Boa sorte, vida longa.

PÁSSAROS: Felicidade (principalmente felicidade feminina).OBS: Se você não tem um companheiro ou namorado, vale a pena ativar com móbiles ou quadros representando Beija-Flor, porque ele simboliza o homem.

MOEDAS: Prosperidade.
OBS: no “canto” da Riqueza, são muito bem-vindas.

DRAGÃO: Força e autoridade.OBS: Quando o Dragão está manso, traz união da família, crescimento, prosperidade,bem-estar, tranquilidade. Quando o Dragão fica bravo, traz violência, desgraças, morte e grandes tragédias. Então, temos que sempre cuidar do Dragão. Se ele rasgar ou quebrar, não se deve colar ou consertar. Deve ser substituído por um novo.

ELEFANTE: Força, dinheiro e conhecimento antigo.OBS: Quando ele está de costas para a porta, está chegando de um dia de trabalho, trazendo todo o ganho daquele dia. Quando ele está de frente para a porta, está vigiando a sua casa. Sempre que colocarmos de um modo ou de outro, estaremos utilizando a egrégora do Elefantinho.

PEIXE: Sucesso, plenitude, dinheiro.OBS: Se ele traz dinheiro, é muito bem relacionado com o “canto” do Dinheiro. Não comprar quadros contendo figuras de peixe com olhar de morto, pendurado num anzol ( se não quiser que seu dinheiro fique morto). Nem figuras com peixes nadando de cabeça para baixo (se não quiser que seu dinheiro vá para baixo).

FLORES: Sempre trazem prosperidade.OBS: Para ativar qualquer “canto” ou área do Ba-Gua, é melhor utilizar plantas de seda, porque estão sempre lindas e não morrem. Vale a pena ativar com essas flores de seda, ao invés de flores naturais ( por exemplo: um bouquet de rosas não serve para ativar nenhuma área, porque daqui há 2 dias estarão mortas ).

FRUTAS: É sinal de prosperidade, boa fortuna, fartura. OBS: Podem ser utilizados também: quadros com gravuras de frutas ou quadros que indiquem fartura.

OBJETOS DOURADOS: Sempre vão trazer prosperidade e bastante abundância.

CAVALOS: Autonomia, feminilidade.OBS: Cavalo tem o mesmo som de mulher, representando a energia feminina.
Cavalo com sela: mulher domada.
Cavalo arisco: mulher selvagem.
No caso de um homem: ele deve ativar o “canto” do relacionamento, com aquilo que ele quer da mulher; se ele está precisando de uma mulher ou domar ou domesticar aquela mulher. Se quiser domar, colocar um quadro com o cavalo com sela, de cabeça baixa e um homem grandão em cima. Com isso ele está “subindo” na mulher, querendo que ela o sustente. Cuidado para não colocar cavalo, quando já existir o casal (homem/mulher casados). Se o homem não tem ainda uma companheira, vale a pena ativar com o cavalo.

CASAS: Boa fortuna, unidade, junção, coesão, tranquilidade.OBS: Qualquer objeto em formato de casa ou portas de casa ou casinhas, pode ser colocado na área da Família, pois representa tranqüilidade e unidade da Família. No “canto” do Relacionamento, pode colocar a casa junto com o coração.

LEÃO: Sempre representam majestade e força.OBS: Onde for colocado, está chamando força para aquele lugar.

MONTANHAS: Durabilidade e força.OBS: Montanha com formato de:
.Barco (de cabeça para baixo): vai dar prejuízo para as crianças da família.
.Formato de cuia: atrapalha as mulheres da família.
.Formato triangular: deve tomar cuidado, porque montanha é do elemento Fogo, e se a sua casa está embaixo, significa que esse lugar é perigoso, propenso a acidentes.
.Formato de mesa (cortada, áspera): problemas ruins ou cortes com a família.
.Formato de mesa (coberta de vegetação): a família será próspera.
.Formato de tartaruga (é uma montanha mais larga, parecendo com o casco da tartaruga): significa que a pessoa tem longevidade.
.As Formas realmente afetam a nossa vida, para melhor ou para pior.

VELHO: Representa vivência,longevidade.

FÊNIX: Ressurreição, graciosidade, Conhecimento Antigo.OBS: é um pássaro muito poderoso(é uma mistura de rabo de pavão com corpo de galinha). Só que é linda, graciosa, forte; ela ressurge das cinzas, voa grandes distâncias sem precisar se alimentar. Só se alimenta de alimentos sagrados e poderosos, sempre escolhendo o melhor alimento.

ROCHAS: Firmeza, durabilidade.OBS: Representam “peso”. Sustenta alguma coisa, dá firmeza.

CÉU: Pureza, leveza, coisas do Céu.

SOL: Felicidade, poder, força.OBS: Todos os seres dependem do Sol, pois sem ele a vida na Terra não existiria. Se dependemos dele, ele é mais forte que tudo.

TIGRE: Vigor, força, energia por muito tempo.OBS: Ele é o protetor das gerações. Então, quando você reza para um tigre para que defenda a sua família, ele vai defender por gerações, e não apenas por um período.

TARTARUGA: Simboliza longevidade.

UNICÓRNIO: Posição e poder.OBS: É o mais alto grau de Poder feminino. É o mais alto grau de Poder e Posição em relação ao dinheiro da casa. Logo, a mulher ganhará mais que os outros. O unicórnio colocado na área da Fama, representa o mais alto grau de Poder e Posição para uma mulher.

ÁGUA: Felicidade, prosperidade, fartura.

PANTÁCULOS: Proteção.OBS: Existem vários: de Inteligência, de Amor, de Emoção, de Prosperidade, de Proteção, de Dinheiro, OM, JESUS. São medalhinhas redondas, que podem ser utilizadas no pescoço, para proteger a pessoa. Podem ser colocadas também atrás de portas e na cama (entre o colchão e o estrado). São muito bons e muito poderosos.

KWAN-YIN: Mãe Protetora.OBS: Existem mais de 300 versões de Kwan Yin. Cada posição ou decoração onde for colocada, servirá para proteções diferentes. Será uma Mãe Protetora diferente. O melhor lugar para colocar Kwan-Yin ou Figuras Santas, é no “canto” das Pessoas que Ajudam.

BUDHA: Ser Iluminado.OBS: O Budha de costas para a porta: está entrando na sua casa.

ESTRELA de CINCO PONTAS: Sucesso Humano.OBS: Representa o ser humano: cabeça, 2 braços e 2 pernas. Nunca deixar as 2 pernas para cima e a cabeça para baixo, pois este é o símbolo da magia negra.

ESTRELA de SEIS PONTAS: Sucesso geral.

BANDEIRAS: Ativadores.OBS: Qualquer tipo de Bandeira, representa um excelente ativador.

FU-DOG: Protetores.OBS: É o Cão protetor da casa e da família. É o Cão-Pai protetor. Protege a nossa vida e a nossa casa.

MÓBILES: São muito bons ativadores e dispersores.

SAPO: Conhecimento Arcaico.OBS: Sempre que a energia do Sapo é utilizada, está sendo resgatada a inteligência e todo o Conhecimento da formação da Terra. É o Conhecimento que o ser humano perdeu (leva ao tempo em que as coisas foram construídas e hoje em dia não se sabe explicar como, nem porquê nem quando; ou quem fez, quem não fez, etc.). Então, se resgata todo esse Conhecimento antigo, para solucionar problemas da nossa vida.

BA-GUÁ com CONTAS: Protetores pessoais e ativadores.OBS: São pequenos Ba-guás com continhas coloridas. Esse Ba-Guá é um ciclo construtivo, podendo ser pendurado no pescoço, pois ele contém uma Oração atrás. É um Portal de Proteção. Todo Ba-Guá pode ser um Portal: é um Portal que abre e constrói alguma coisa, quando tem contas em cima. Na sequência das contas, se vê o que ele está oferecendo para uma determinada pessoa.
As contas entram nas cores do Ba-Guá mesmo:
.Se tiver Vermelho em cima, está pegando a Fama.
.Vermelho, branco, rosa: Casamento.
.Vermelho, púrpura, verde: Dinheiro.
.Preto, branco: Carreira (água).
.Devemos puxar ou acentuar aquilo que está sendo valorizado, ao se escolher determinada cor.

BA-GUÁ com SINO: Purificador e ativador.OBS: É uma Plaquinha de madeira, toda trabalhada, escrito em chinês, contendo um sininho. Tem à parte um pedacinho de bambú, que se segura para bater. É utilizado para pendurar em qualquer “canto”, para trazer toda prosperidade e toda sorte. São sensacionais, fantásticos, espetaculares.

FIRECRACKERS: Falsas bombas para exterminar a energia Sha (demônios).

CEGONHA (Dobradura de papel): Prosperidade.OBS: Pendurar com linha vermelha, colocando no local onde tiver flechas, etc. Ela cura, ativa e intensifica o local, de acordo com a cor. Os japoneses colocam Cegonhas próximas à porta, porque a energia ao entrar, já vem impregnada com a palavra PROSPERIDADE.

__ALGUNS SIMBOLISMOS NO XAMANISMO__

::A Medicina dos espíritos animais: o Espírito Animal:
É no estudo do xamanismo que podemos aprender muito sobre as interações Mentais entre homens e animais. Seres espirituais sejam na forma de Santos, Anjos, Ancestrais, Fadas, Duendes ou animais totêmicos, compõem o repertório de nossos mitos antigos nas diversas escrituras. Quando as crenças são universais, devemos dar algum crédito a elas. O estudo dos totens animais é muito importante para a compreensão de como o reino espiritual se manifesta na vida natural. O conceito de “Medicina”, quando se refere: a medicina da águia, poderes medicinais do urso, medicina pessoal, e etc., se referem aos 4 Corpos: Emocional, Físico, Mental, Espiritual.
O termo Medicina é empregado para o poder pessoal, dádivas de sabedoria, força física, clareza espiritual, talentos. É um modo de vida consciente através da relação de cura, com nossa Mãe Terra e suas crianças, nossos familiares, amigos, plantas, pedras e as pequenas criaturas. É trilhar o caminho da vida em harmonia, amor, equilíbrio com a Terra e o Universo. Tudo que afeta o equilíbrio, afeta uma Medicina. As relações entre o xamã e os animais são de natureza espiritual, e de uma intensidade mística que se torna difícil imaginá-la para a mentalidade moderna e cética. A relação era tão íntima, que os xamãs achavam possível tornar-se um animal. Ao se tornar um animal mítico, o homem transformava-se em algo maior e mais forte do que ele próprio.

Os XAMÃS tem ao menos um animal de poder, que age como espírito guardião e como intermediário para acessar outras realidades. Nas viagens xamânicas, ele assume os talentos de seu animal e vê de maneira diferente. Cada animal traz seus talentos, ou uma essência espiritual, e através disso, cada um com sua própria Medicina, transmite-nos a sua sabedoria.

__SIMBOLISMOS XAMÂNICOS__
ABELHA: A medicina da comunicação e da organização. Para organização, fortalecer e harmonizar comunidades, grupos de trabalho. Para obter o néctar da vida (associada à sexualidade) as doçuras da vida. Simboliza a honra à Grande Mãe (Abelha Rainha) e para louvar a Mãe Terra. A comunicação entre as abelhas é excelente. Pode evocá-las quando precisar comunicar suas idéias e opiniões, fazer apresentações, palestras, etc

ÁGUIA: É a medicina da visão ilimitada, da iluminação. Para ultrapassar os limites deste e mundo e alcançar outros reinos, desenvolver os poderes xamânicos, ver à distância, livrar-se de preconceitos. A medicina da águia amplia a percepção sobre nós mesmos, ensina-nos a enfrentar o novo, o desconhecido. Estimular a criatividade, clarear as idéias. Para iluminar a escuridão da ilusão, e enxergar num nível mais alto. Inspira a elevação do espírito a grandes alturas, e a visão interior. Eleva nossas orações para o Universo. É o poder masculino elevado. A consciência elevada.

ALCE: É a medicina da resistência. Para habilidades organizacionais e gerenciais. Evocar para estabelecer prioridades. Para poder, confiança, potência, auto-estima. Para obter orientações em negócios.Trazer energia. Dar ritmo para as coisas. Energia fraternal. Interação com pessoas. Autoconfiança, garra, motivação. Para assumir responsabilidades. Habilidade para delegar. Colocar energia, pôr em prática.

ANTÍLOPE: A medicina da cautela, do silêncio. A consciência mística através da meditação. A ação, a calma. Com ele compartilhamos a disciplina de sermos calmos e silenciosos. Podemos evocá-lo para conseguir um estado de meditação. Sua medicina é a sabedoria para poder saber quando permanecer quieto e quando tomar a ação apropriada.

ARARA/PAPAGAIO: É a medicina do arco-íris. Para rituais de cura, preces e para evocar a energia do Sol. Para conexão com o poder de cura das cores (cromoterapia). Ponte entre o reino dos pássaros e o homem. Ajuda no senso de diplomacia. Excelente para trabalhar a retórica, comunicação com o público, palestras, aulas, apresentações, etc.

ARANHA: É a medicina da criação. Para compreender melhor a “teia da vida”. Evocar para criatividade e imaginação. Inspira a visão, e o poder para trazer nossos sonhos até a realidade. Para obter independência e coragem para rompermos com armadilhas que criamos sejam emocionais, ou espirituais. Para rompermos a teia da ilusão, construirmos novos sonhos, para sonharmos mais, para tecer sua própria vida.

AVESTRUZ: É a medicina da segurança, da base. Para que os conhecimentos de outros reinos possam ser colocados em prática. Para esfriar a cabeça, dominar impulsos calmamente. Para tornar-se discreto, invisível, passar despercebido. Para aumentar o apetite e facilitar o processo digestivo. Assimilar novos conhecimentos com os pés no chão.

BALEIA: É a medicina dos registros, da recordação, da sabedoria. Proteção contra energias negativas, poder físico. O poder da sabedoria ancestral, da inteligência. Os registros antigos da Mãe Terra. Acessar o subconsciente, para explorar a história do Planeta. Os mistérios profundos. A cura do corpo físico e o equilíbrio do corpo emocional, aliviar tensões. Para ouvir e cantar canções e explorar a individualidade, desenvolver telepatia. Conexão com a Mente Universal. Para contar histórias e recordar histórias antigas, sejam as suas próprias, ou as da humanidade.

BEIJA-FLOR: A medicina do amor, da suavidade, da alegria, da claridade. Evocado para a graça, beleza, delicadeza, força, paixão. Para clarear conflitos emocionais e questões envolvidas com o amor. Evocar para a felicidade, boa sorte, cura física. Para abrir o coração e a mente a se moverem para outras direções, em momentos que são necessárias mudanças. Para trazer mais alegria, mais colorido, poder voar em várias direções. Para o amor romântico. É o mensageiro da cura.

BESOUROS, JOANINHAS, ESCARAVELHOS: É a medicina do renascimento. Associado com o Sol, para evocar deidades solares, mudanças, nova vida, transformações, proteção, rever aspectos da vida, autoconhecimento, paz. Para trabalhar com vidas passadas, alinhamento espiritual.

BORBOLETA: É a medicina da transcendência e da transformação. Para termos consciência e compreendermos nossos sonhos, viagens astrais. Obtermos inspiração e transformarmos momentos difíceis em momentos de crescimento e evolução. Evocada para obtermos ajuda para o nosso desenvolvimento espiritual, buscar a transcendência e transformação, liberdade e novas etapas, ir para dentro e transformar-se, clareza mental para encontrar o próximo passo.

BÚFALO: A medicina da paz e da harmonia. Evocado para rezar. Para que nossas preces sejam atendidas. Para buscar a paz e buscarmos a nós mesmos. Simboliza a energia ancestral. Ajuda na conexão com a Sabedoria Universal, com nosso corpo mental, nosso intelecto. Pose ser chamado para trazermos mais resistência nos desafios da vida. Ressonância harmônica, tolerância, abundância, gratidão, louvar e honrar o nosso caminho, o sentido do sagrado, também são atributos do búfalo. É o pacificador.

BURRO/JUMENTO: É a medicina da humildade. Ajuda-nos a aprender lições. Evocar quando precisar manter uma posição fixa, defender uma idéia. Para paciência, humildade, despertar o potencial, obter reconhecimento após um trabalho árduo.

CABRA/CABRITO: É a medicina da determinação para ir ao topo. Para vencer obstáculos que nos impedem de subir, vencer as dificuldades naturais, continuar nosso caminho em direção à luz. Para sensualidade e sexualidade (Pan). Para nutrir-se de energias, proporcionar bom humor. Subir para encontrar o Eu Superior. Novos empreendimentos que exijam esforço. Novas escaladas, novos desafios.

CACHORRO: É a medicina da lealdade, o guia, a habilidade para amar incondicionalmente. Nos ensina amor e fidelidade. Proteção em ataques inesperados. Quando precisar ser guiado, conduzido em seu pensamentos e tomadas de decisões. Precisar de segurança. Para inspirar-nos a amar incondicionalmente. Quando tiver algo a guardar, a vigiar.

CAMALEÃO: É a medicina da clarividência, da sensitividade. Para estimular a terceira visão, capacidade de distinguir luz da escuridão, verdade e ilusão. Habilidades psíquicas e intuição, para captar energias e saber distingui-las. Ajuda a sentir a aura. Para aqueles que trabalham com bioenergética, acupuntura, foto kirlian, etc.

CAMELO: É a medicina da tolerância e da resistência. Evocado também, para economia, conservação, obter paciência, administrar recursos.

CAMUNDONGO/RATO: É a medicina da introspecção, observação, do senso aguçado. Evocar para a adaptabilidade. Tomar consciência das coisas pequenas e sutis da vida. Para apreciar as coisas simples e pequenas. Ensina a ter sucesso em atitudes simples, mas de grande sabedoria e poder, a nos auto preservarmos. Observar detalhes.

CANGURU: É a medicina dos poderes maternais, da coragem para seguir. Quando precisar se sentir protegido e seguro, de estabilidade, de calor humano. Evocá-lo quando sentir-se muito vulnerável. Para nutrir a criança interior. Para cuidados com os filhos.

CARANGUEJO: É a medicina do lar, da comunidade. Para obter várias soluções para a mesma situação. Para evocar o poder da dança, habilidade para fazer fluírem as emoções, achar novas formas, e proteção do lar.

CASTOR: A medicina da construção, dos novos pensamentos. Evocado também, quando precisamos de alternativas e sabedoria para não cair em armadilhas. Ajuda a construir novas idéias, novos canais de comunicação, novas áreas de conhecimento. Para obter conforto e segurança. Para as mulheres desenvolverem um lado mais forte e os homens um lado mais doce. Evocar para construções de casas, ou de qualquer coisa, colocar projetos em prática, trabalhar em grupo.

CAVALO: É a medicina do poder interior, da ação, das jornadas xamânicas. Evocado para a liberdade de espírito, força, clarividência. É uma grande medicina. Nos mostra como carregar nossa carga, com calma e dignidade. Mostra-nos que devemos sempre ser livres. Evocá-lo para aumentar o poder pessoal, para acessar nosso próprio poder. Ajuda-nos a achar o nosso próprio lugar no mundo, a tornar-nos independentes. Também para novos estudos e pesquisas, novos projetos, iniciar alguma coisa. Para deixar nosso espírito achar seu próprio ritmo e caminhar na beleza e na graça. Simboliza a viagem xamânica, a projeção astral. Ensina a compartilhar o conhecimento recebido com os demais.

CAVALO MARINHO: É a medicina da suavidade. Evocar para fluir emoções, suavidade, elegância, leveza, brincadeiras, conquistas amorosas, danças.

CERVO/VEADO: É a medicina da gentileza e da delicadeza. Sua medicina ajuda a nos alertar nos momentos de perigo e sair delicadamente e com graça de situações difíceis. Para evocarmos a ternura, a benevolência a suavidade. Nos ajuda a tocarmos com delicadeza no coração de outras pessoas. É uma medicina sutil e penetrante, para trabalhar nossa própria densidade. Faz a conexão do coração com o espírito, traz sensitividade, adaptabilidade.


__SIMBOLISMOS NA MITOLOGIA ANTIGA__
(((A Fênix e a Pira)))

FÊNIX, ave fabulosa que, segundo a mitologia, vivia durante muitos séculos e depois de queimada, renascia das cinzas. É a única na sua espécie ou gênero, sendo, também, superior às outras. Na mitologia antiga, a Fênix habitava os desertos da Arábia e vivia muitos séculos. Era do tamanho de uma águia. Tinha na cabeça uma crista brilhante, as penas do pescoço eram douradas e as outras, de cor púrpura. A cauda era branca, com plumas encarnadas e os olhos brilhantes como estrelas.
Diz-se que, quando sentia aproximar seu fim, fazia um ninho com ramos untados de gomas odoríferas, expunha-os aos raios do Sol, neles se abrasando. Das suas cinzas nascia um verme ou um ovo, segundo outros, do qual aparecia uma nova Fênix, cujo primeiro cuidado era transportar a Heliópolis e depositar, no altar do Sol, os restos de seu pai. Era um símbolo do Sol e entre os egípcios, um emblema da alma.

O MITO da FÊNIX foi popular durante a Era Cristã, tendo sido interpretado como um símbolo da Ressurreição. Nela, a Fênix é circundada de raios solares e simboliza Jesus Cristo, morrendo e ressurgindo no terceiro dia. A Fênix acha-se, também, representada em um grande número de monumentos antigos e muitas vezes como símbolo de Hermes.

Na Mitologia Oriental, dá-se igualmente o nome de Fênix a uma ave maravilhosa, que os chineses transformaram em símbolo da felicidade, da virtude e da inteligência. Participam da ave, o dragão, a serpente, a tartaruga e o peixe. Na sua plumagem, brilham cinco cores sagradas.
A Fênix é também, símbolo da morte e renascimento perpétuo da natureza. Esta ave fabulosa é o símbolo do renascimento e da ressurreição. Neste sentido, ela simboliza o Cristo ou o Iniciado recebendo uma segunda vida, em troca daquela que sacrificou pela humanidade.
No Egito, a Fênix está sempre em relação com a Estrela Sothis ou Estrela de Cinco Pontas ou estrela flamejante, que é pintada, muitas vezes, ao seu lado. Para a Rosa-Cruz, a Fênix representa a depuração da alma, a reintegração do homem em sua Essência Divina original. Dentro da simbologia maçônica, a Fênix é usada para representar a inviolabilidade, o Fogo Divino, inesgotável benefício de Deus.
Os Alquimistas, em sua linguagem pitoresca e Hermética, simbolizavam pela Fênix, pelo pelicano, ou por um jovem rei coroado, a Pedra Filosofal; durante as várias fases da operação alquímica, chamada "A Grande Obra", ela adquiria a cor vermelha, passando pelo estado de rubrificação.
Diziam, então, que a Pedra é como a Fênix, que renascia das próprias cinzas. A antiga lenda mitológica da Fênix é muito familiar. Dizia-se que vivia seiscentos anos no deserto, construindo, para si mesma, uma "pira funerária" com madeiras aromáticas, que acendia, quando a abanava com as asas, e emergia das chamas com uma nova vida.

::A PIRA representa o receptáculo onde arde o "Fogo Sagrado". Do ponto de vista hermético, o fogo possui as qualidades quente e seca, que correspondem ao verão, ao meio-dia. A cor vermelha é Tamas, vibrando em seu aspecto mais sutil.
Desde os tempos mais remotos da humanidade, o FOGO tem sido adorado por todos os povos como símbolo da vida ou da força animadora, seja diretamente como fogo aceso, seja como Sol.
Por isso, o Fogo sempre foi sagrado, pois reside no ser humano em estado latente e deverá ser transformado em Energia Consciência. Sendo assim, a Fênix e a Pira fazem parte de um dos Simbolismos da Mitologia Antiga.


__SIMBOLISMO ALQUÍMICO__
__Oroboro: a serpente mordendo a cauda__

OROBORO: palavra grega significando, literalmente, "morder a cauda". É um símbolo antiquíssimo, figurado por uma Serpente mordendo a Cauda. "O símbolo do círculo, formado pela serpente com a cauda na boca, é o da eternidade, o do universo sem principio nem fim, completo, sapiente."

Oroboro, do simbolismo alquímico, presente milenarmente em diversas culturas, é a da cobra (ou dragão) que morde a própria cauda e opera, num movimento circular e contínuo, todo o processo dinâmico e transformador da vida. “Meu fim é meu começo”, diz a serpente nesse ato mágico de devorar-se e cuspir-se, a representar a unidade indiferenciada da vida e seu caráter divino implícito na perfeição do círculo.

É um símbolo com mais de 3.000 anos, e que regularmente retorna à nossa consciência coletiva, pelas mais diversas formas. O Oroboro aparece pela primeira vez no Antigo Egito, onde representa o retorno de Rá (encarnado no Sol) ao ponto de partida, depois de cruzar o céu e o submundo. Daí viaja para a Fenícia, e depois para a Grécia onde recebe o nome hoje conhecido (Oroboro) e que significa aquele que devora a própria cauda, e onde é um símbolo da morte e do renascimento.

À serpente devorando a própria cauda, os alquimistas chamaram Oroboro. Tal palavra não consta da maioria dos dicionários e, em alguns livros da Grande Obra, aparece grafada como Ouroboros, principalmente na língua inglesa. Outras fontes, menos comumente, escrevem-na Uróboro. O termo Oroboro, é oportuno em nossa língua, pois nomeou-se um símbolo cuja singularidade é a de não ter começo nem fim. É uma palavra muito especial, que pode ser lida de trás para a frente, sem perder sequer a sua pronúncia. Transmite a idéia de algo que se expressa ciclicamente.

Etimologicamente, o termo tem curiosa explicação:
*ÓROS, em grego, significa “termo, limite”, podendo ser também “meta, regra ou definição”; *BORÓS, se traduz por boca, ou voracidade.
Oroboro, então, representa aquilo que se delimita ou se atinge pela boca, e também aquilo que se define por sua própria função. Órobos, em grego, ainda significa “planta”, mais especificamente a alfarroba (fruto da alfarrobeira), uma vagem de polpa doce e nutritiva indicada no tratamento das doenças inflamatórias digestivas.

O dicionário Aurélio traz para ÓROBO o significado de “cola”, palavra que, além de se referir a outro tipo de árvore (a Cola acuminata), também pode significar “cauda”, conforme certos regionalismos do Brasil. O mesmo termo é igualmente encontrado na língua espanhola a designar o rabo dos animais. Para orobó (só muda o acento), o Aurélio reserva o sinônimo coleira, em nova referência à aromática árvore acima citada, cujas sementes guardam extrato lenhoso de propriedades estimulantes, semelhantes à cafeína.

Coincidentemente, coleira é o nome dado ao colar que cinge o pescoço dos animais, e o Oroboro lembra sua forma. Além disso, nossas vísceras intestinais assemelham-se à serpente enrolada, e o aparelho digestivo como um todo (se tomado da boca ao ânus) bem desenha a serpente aprumada, prestes a dar seu bote, a devorar sua presa.
Está relacionado com o Tempo, representando o Eterno e o Ciclo das Eras. Na alquimia é símbolo da transmutação da matéria, e sinal de purificação. Para os Gnóticos, representa a auto-sustentação da natureza, que se recria da própria destruição. Pode ser também visto como símbolo de unidade e interdependência. É por vezes representada como uma serpente enrolada sobre si própria, formando um cilindro.


OROBORO, também é normalmente visto como um símbolo do infinito, do número zero, do eterno retorno, da descida do espírito ao mundo físico e o seu regresso ao mundo espiritual. Às vezes, a serpente é representada metade branca e metade negra, sendo dessa forma utilizada como representação do Yin/Yang: dia e noite; masculino e feminino.

__SÍMBOLOS CIGANOS__

CORUJA: Simboliza "o ver a totalidade". É usada para ampliar a percepção com a sabedoria possibilitando ver a totalidade: o consciente e o inconsciente.

ÂNCORA: Simboliza segurança. É usada para trazer segurança e equilíbrio no plano físico, financeiro e também para se livrar de perdas materiais.

CHAVE: Simboliza as soluções. É usada para atrair boas soluções de problemas. O símbolo da chave quando trabalhado no fogo costuma atrair sucesso e riquezas.

ESTRELA DE 5 PONTAS: Simboliza evolução. É usada para proteção, além de estar associada à intuição, sorte e êxito. A estrela representa o domínio dos cincos sentidos. Também conhecida como o Pentagrama.

ESTRELA DE 6 PONTAS: Simboliza proteção. É usada como talismã de proteção contra inimigos visíveis e invisíveis. Também conhecida como Estrela Cigana e Estrela de David. A Estrela Cigana é o símbolo dos grandes chefes ciganos. Possui seis pontas, formando dois triângulos iguais, que indicam a igualdade entre o que está a cima e o que está a baixo. Representa sucesso e evolução interior.

FERRADURA: Simboliza energia e sorte. É usada para atrair energia positiva e boa sorte. A ferradura representa o esforço e o trabalho. Os ciganos têm a ferradura como um poderoso talismã, que atrai a boa sorte, a fortuna e afasta a má sorte.

LUA: Simboliza a magia e os mistérios. Usada geralmente pelas ciganas, para atrair percepção, o poder feminino, a cura e o exorcismo atentando sempre as fases: nova, crescente, cheia e minguante. A lua cheia é o maior elo de ligação com o sagrado, sendo chamada de madrinha. As grandes festas sempre acontecem nas noites de lua cheia.

MOEDA: Simboliza proteção e prosperidade. É usada contra energias negativas e para atrair dinheiro. A moeda é associada ao equilíbrio e à justiça e relacionada à riqueza material e espiritual, que é representada pela cara e coroa. Para os ciganos, "CARA" é o ouro físico e "COROA", o espiritual.

PUNHAL: Simboliza a força,o poder, vitória e superação. É muito usado nos rituais de magia, tem o poder de transmutar energias. Os ciganos também usavam o punhal para abrir matas, sendo então, um dos grandes símbolo de superação e pioneirismo, além da roda. O punhal também é usado na cerimônia cigana de noivado e casamento, onde é feito um corte nos pulsos dos noivos, em seguida o pulsos são amarrados em um lenço vermelho, representando a união de duas vidas em uma só.

RODA: Simboliza a Samsara, representando o ir e vir, o circular, o passar por diversos estados, o ciclo da vida, morte e renascimento, e é usada para atrair a grande consciência, a evolução, o equilíbrio. A roda é o grande símbolo cigano, que é representado pela roda dos vurdón que gira.

TAÇA: Simboliza união e receptividade, pois qualquer líquido cabe nela e adquire sua forma. Tanto que, no casamento cigano, os noivos tomam vinho em uma única taça, que representa valor e comunhão eterna.

TREVO: É o símbolo mais tradicional de boa sorte. Trevo de quatro folhas: traz felicidade e fortuna. Quando se encontra um trevo de quatro folhas na natureza, pode-se esperar sempre boas notícias.