PrecesDiversas.Perdão.Sincretismos

__ORAÇÃO da Mão Milagrosa: Cura-me Senhor Jesus!__
“Senhor Jesus, coloca Tuas Mãos Benditas, ensangüentadas, chagadas e abertas sobre mim neste momento. Sinto-me completamente sem forças para prosseguir carregando as minhas cruzes. Preciso que a Força e o Poder de Tuas Mãos, que suportaram a mais profunda dor ao serem pregadas na Cruz, reergam-me e curem-me AGORA!
Senhor Jesus, não peço somente por mim, mas também por todos aqueles que mais amo! Nós precisamos desesperadamente de Cura física e espiritual, através do toque consolador de Tuas Mãos ensangüentadas e infinitamente Poderosas!
Eu reconheço, apesar de toda a minha limitação e da infinidade dos meus pecados, que és Deus, Onipotente e Todo-Poderoso para agir e realizar o impossível!

Com Fé e total Confiança posso dizer:
"Mãos ensangüentadas de Jesus! Mãos feridas lá na Cruz!
Vem tocar em mim! Vem Senhor, Jesus!"
Assim Seja!!! Amém!!!"




___ORAÇÃO DO PERDÃO, PARA A CURA DO ESPÍRITO___

"PERDÔO-ME de todas as faltas anteriores, lembradas ou não.
Sei que as cometi por ignorância, mas, hoje, estou aprendendo e melhorando e não as cometeria de novo.
PEÇO PERDÃO A QUEM OFENDI E A DEUS; e me coloco à disposição para reparar minhas faltas, ajudando quem ofendi, das formas que Deus permitir.
PORTANTO MAIS NADA PODERÁ PREJUDICAR-ME.
PERDÔO também a quem me ofendeu; e compreendo os fatos que não posso mudar, me libertando deles totalmente .
E por sinceramente me perdoar também, Deus me perdoar e eu perdoar a todas as pessoas, sinto-me L I V R E para exercer o Amor Verdadeiro a Deus e ao próximo.

A PARTIR DE AGORA, MINHA CONSCIÊNCIA ESTÁ TRANQÜILA, LIVRE E SAUDÁVEL PARA SER FELIZ. OBRIGADO (A), SENHOR!
(Reflexos negativos que podem estar no subconsciente ou no inconsciente, referente a pessoas que ofendemos, nos ofenderam ou a fatos que não aceitamos)
Esta oração tem que ser dita de coração e sentida do fundo da alma!
(Dizendo, sinceramente, para o arquivo da alma!!!)

A PESSOA TEM QUE SENTIR CADA PALAVRA COMO SENDO VERDADEIRA.




_____AS 7 LEIS UNIVERSAIS____

* Lei de Causa e efeito:
Tudo o que você pensa, fala e faz, volta pra você.
Cada palavra, pensamento ou ação enviam para o universo ondas eletromagnéticas fazendo com que se tornem realidade.

* Lei do Retorno:
A Lei do Retorno é muito justa:, você pensou em algo e esqueceu, ou e não classificou esse "algo" como ruim, acaba causando o desmembramento de outros fatos igualemnte ruins.
Tudo o que se pensa, fala e faz, tem retorno ruim.

* Lei Semelhante atrai semelhante:
Cada vez que você envia energias- boas ou más - para o universo, está atraindo energias semelhantes à sua. Tudo que acontece ao seu redor, você é responsavel, inclusive os acidentes, pois as vibrações estão na mesma freqüência.

* Lei do Silêncio:
Cada vez que você critica alguém ou faz comentários sobre briga de vizinhos, sobre assaltos, problemas pessoais ou ciúmes, aumenta a energia negativa que acaba somatizando nos corpos sutis até chegar ao corpo físico, seja como doenças, acidentes, etc.
É preferível se calar a falar palavras negativas.

* Lei da Projeção:
Essa lei ocorre quando você se projeta, inconscientemente, no outro. Por exemplo: alguém tem uma qualidade que você admira. É porque você tem essa mesma qualidade guardada no seu subconsciente.
O mesmo acontece quando você não gosta de determinado comportamento ou defeito de uma pessoa, significa que você tem o mesmo comportamento ou defeito dentro de si mesmo e, como não consegue identificá-los, se projeta no outro.

* Lei da Doação:
Serve para movimentarmos as nossas energias e assim atrair a prosperidade. Você precisa doar-se para que essa energia de "doação", que pode ser qualquer tipo, transforme as vibrações negativas em positivas.

* Lei do Distanciamento:
É a compreensão de que nada nos pertence, nem mesmo as pessoas de nossa família (pai, mãe, filhos), amigos, animais domésticos e bens materiais. Tudo é passageiro em nossa vida, inclusive o nosso corpo físico. Devemos amar e estar presentes em tudo que está a nossa volta, porém devemos nos conscientizar, com sabedoria, do desapego amoroso.
Amar é estar presente, mas consciente das Leis do Universo, para não nos deixarmos abater emocionalmente.


*SINCRETISMO: No tempo das senzalas os negros para poderem cultuar seus Orixás, Inkices e Voduns, usaram como camuflagem um altar com imagens de santos católicos e por baixo, os assentamentos escondidos. Segundo alguns pesquisadores, este sincretismo já havia começado na África, induzida pelos próprios missionários para facilitar a conversão. Depois da libertação dos escravos, começaram a surgir as primeiras casas de candomblé, e é fato que o candomblé de séculos tenha incorporado muitos elementos do Cristianismo. Crucifixos e imagens eram exibidos nos Templos. Orixás eram freqüentemente identificados com Santos Católicos. Algumas casas de candomblé também incorporam entidades caboclos, que eram consideradas pagans como os Orixás. Mesmo usando imagens e crucifixos, inspiravam perseguições por autoridades e pela Igreja, que viam o candomblé como paganismo e bruxaria, muitos mesmo não sabendo nem o que era isso. Nos últimos anos, tem aumentado um movimento "fundamentalista" em algumas casas de candomblé que rejeitam o sincretismo aos elementos Cristãos e procuram recriar um candomblé "mais puro" baseado exclusivamente nos elementos Africanos.







____PRECE à XANGÔ____
(recebi essa oração há mais de 30 anos...
Acho as palavras finais muito fortes. Só as pronuncie se tiver certeza.)
“Sarava XANGÔ, Rei de Umbanda! Kawô,Kabiecile,Obá! Saravá seu Alafin, Seu Agodô. XANGÔ,Vosso nome é harmonia, amor, símbolo de pureza.
Oh! Mestraço da Sabedoria! Me ajoelho diante de Vós,suplicando Vossa ajuda, em Nome de Vosso Pai Oxalá,dando-me forças para que a minha mente possa reagir de um mal súbito.
Oh! Mestre da Justiça! Dá-me tranqüilidade e suprema paz! Livrai-me dos maus intencionados, dos invejosos e dos egoístas.
XANGÔ,o Deus do Trovão! Confiante em Vossa proteção, imploro: Que sejais o meu defensor nos momentos de angústia e aflição. Defendendo-me dos caluniadores, dos recalcados e dos rancorosos. Abraçando o coração desses irmãos sofredores, que ainda vivem na obscuridade, iluminando o Anjo da Guarda deles, abrindo e indicando o caminho da felicidade,oferecendo o perdão, a humildade e a compreensão que ainda não conheceram.
XANGÔ! Senhor do meu Destino! Se um dia eu perder a Fé,meu Senhor, rolai vossa pedreira sobre mim.

Nesta Prece, envolta de Fé e Esperança, o(a) vosso(a) filho(a) Vos pede: JUSTIÇA, JUSTIÇA, JUSTIÇA!!!
Nesta Prece, envolta de Fé e Esperança, o(a) vosso(a) filho(a) Vos pede: MISERICÓRDIA, MISERICÓRDIA, MISERICÓRDIA!!!
Nesta Prece, envolta de Fé e Esperança, o(a) vosso(a) filho(a) Vos pede: PERDÃO, PERDÃO, PERDÃO!!!





Xá = Senhor, dirigente
Angô = Raio, fogo, alma

Xangô = Senhor do Raio, Senhor das Almas ou Senhor Dirigente das Almas
São Jerônimo.

Xângo Agodô = Rei da Cachoeira, Senhor da Justiça, Rei das Pedreiras, dos Raios e Trovões e das Forças da Natureza. São Pedro.
Xângo Agajô = Protetor das Almas que entram no céu. São João Batista.
Xangô Kaô = Protetor dos que sofrem injustiças, Senhor Chefe das Falanges do Oriente.

(Ori=Cabeça) Rei da Cachoeira, Senhor da Justiça, Rei das Pedreiras, dos Raios e Trovões e das Forças da Natureza.
ETIMOLOGIA: Para os Yorubanos: O DEUS DO TROVÃO.
Este Orixá tem uma grande atuação vibratória sobre os grandes depósitos graniticos de nosso planeta e fenômenos estratosféricos (raios, relâmpagos, trovões, etc).

Outro nome atribuído a XANGÔ na África é OBÁ KOSSÔ, ou seja o Rei de Kossô. Porém era originário da cidade de Oyo e foi o quarto filho de ORANIAM (Rei legendário e guerreiro de Oyo). O título de OBÁ KOSSÔ, se deve à dedicação de XANGÔ pela cidade que tinha o nome de Kossô e pela qual, realizou extraordinários trabalhos para o desenvolvimento daquela comunidade e foi aclamado Rei. É o Senhor da Justiça. É o julgador inflexível como o granito. O cumpridor inexorável da Lei do Carma. O defensor intransigente do ser injustiçado na busca da redenção espiritual.

O símbolo de XANGÔ, é a dupla machadinha que tem o nome de "edum ara", e que são confeccionadas com a pedra que é encontrada no local onde caiu o raio pelos sacerdotes do Orixá. Tais machadinhas, são depositadas no altar de XANGÔ, onde determinados preceitos são oferecidos para manutenção da força e da virilidade (são emanação do Orixá e contém o seu "Axé"). XANGÔ possui um talismã que o diferencia em poderes dos demais orixás, que é a possibilidade de lançar fogo pelas bocas e narinas, e que possibilitou, quando em vida terrena, conquistar muitas terras assustando os inimigos.

Diz a lenda africana, que XANGÔ muito bonito e conquistador possuia três mulheres: OXUM, OBÁ e OYÁ.
OXUM e OBÁ, são divindades que habitam os rios, na África, que tem seus nomes.
OYÁ era das três, aquela que XANGÔ respeitava porque conseguira descobrir o segredo com o qual o Orixá, lançava fogo pela boca e narinas.
O raio ou faísca flamejante que risca o espaço e com um estrondo penetra pela terra, tem na lenda africana a seguinte explicação: é que XANGÔ, usou imprudentemente o seu talismã, lançando fogo e raios sobre seu palácio matando suas mulheres e filhos e, em seguida possuido por uma enorme cólera, arrasou o solo a seus pés entrando pela terra a dentro com grande ruído (trovão). Daí a sua transformação em Orixá.

SINCRETISMO: No caso do Orixá XANGÔ, ocorreu com Santos Velhos e que representam a sabedoria e a experiência: XANGÔ ALAFIN e DJACUTÁ: São Jerônimo (cultuado em 30 de Setembro)
XANGÔ ABOMI: Santo Antônio
XANGÔ AGANJÚ: São José XANGÔ ALUFÁ: São Pedro XANGÔ AGODÔ: São João Batista.
XANGÔ DE OURO: Referência com crianças e jovens

CONTAS: Em Nação: Vermelhas e Brancas.
Na Umbanda: Marrom

ELEMENTO: Fogo ;
Pedras
FLORES: Lírio Branco; Cravo Branco, etc...
ANIMAIS: Carneiro
BEBIDAS: Água de Côco; Sumo de suas Ervas ou Frutos; Cerveja Preta, etc...

COMIDAS: Rabada; Amalá; Farofa de Quiabo no dendê com cebolas, etc
...
DIA DE CULTO: Quarta-Feira
MINERAL: Estanho

SIGNO DO ZODÍACO: Leão

SAUDAÇÃO: KAWÔ KABIECILE ! (Chegou o Rei)


INFLUÊNCIA DO ORIXÁ SOBRE SEUS FILHOS (ARQUÉTIPO):
POSITIVAS: Quando recebem a irradiação do Orixá, ponderados, inteligentes, altivos, justos e responsáveis.
NEGATIVAS: Quando prevalece o livre arbítrio com influências negativas: São mesquinhos, vaidosos em excesso, muito conservadores, teimosos, etc...XANGÔ é um Orixá respeitado em todos os continentes por seu trabalho na manipulação de poderosas forças cósmicas, conduzindo o ser humano no sentido de elevar-se das sombras, aclarando o seu interior como a faísca que risca o céu espalhando luz à sua volta.

Na Umbanda, esse Orixá tem sob sua égide as falanges orientais, constituídas de entidades que trabalham principalmente em curas.
São mestres, Pretos Velhos, Caboclos, Ibejadas e demais entidades espirituais que integram a Grande Falange do Bem, espalhando em todos os recantos da Terra os ensinamentos do Grande Mestre Jesus. KAWÔ KABIECILE !

XANGÔ, O ZEUS YORUBANO (Nota: Série de Palestras feitas pela Astróloga Maria Luiza Andrade):
XANGÔ é o senhor da justiça e lançador de raios e meteoritos, tal como ZEUS ou JÚPITER. O símbolo a ele associado é o de dois martelos (os juízes na sociedade ocidental, também usam o martelo nas suas decisões, no tribunal), que mostram seu poder de determinar o que é certo e o que é errado e sua disposição inabalavelmente imparcial, visando, acima de tudo, a verdade.

É uma figura sólida, tanto por esse papel como pelo elemento que a ele é associado: a pedra. Também a ele pertencem os raios, que, segundo as lendas, só atingem os que forem considerados por Xangô. Esta é a imagem a ele associada, onde se destacam também certa vaidade e elegância e uma grande consciência de si próprio.
Seus filhos possuem a força magnética dos que sentem que têm poder sobre os outros – e geralmente alcançam o que querem.
Suas cores, no candomblé são o vermelho e o branco e seu dia a quarta-feira.
O Xangô umbandista tem suas cores no marrom e amarelo-ouro, bebe cerveja preta e tem sua morada e o seu altar na rocha, de preferência onde haja também uma cachoeira.
Na astrologia, Xangô tem relação com o elemento FOGO ou com planetas e Casas desse elemento – Marte e Júpiter e o Sol e Casas I (Marte/Áries), Casa V (Sol-Leão) e Casa IX (Júpiter-Sagitário).

XANGÔ é autoritário, o dono da última palavra (como são os jupiterianos, em geral), capaz de dar socos na mesa para dramatizar sua expressão e exibir força física e arrogância. É sensual, majestoso, sólido, líder, difícil de ser derrubado.
Seu ponto fraco é o coração, o que nos levaria a relacioná-lo a JUPITER e SAGITÁRIO.

Os filhos de XANGÔ são pessoas totalmente voltadas para a sexualidade e o egocentrismo. A parte negativa está na crueldade, injustiça, alienação, violência e orgulho desmedido, além da ambição cega.
Assim como Zeus no Olimpo, o elemento de XANGÔ são as pedras, os raios; é o Senhor da Força e da Justiça. Por ser a força, XANGÔ é considerado dentro do OBÁ como rei XANGÔ rege, portanto, os signos de LEÃO e SAGITÁRIO.
Autoritário, dominador, é um líder nato, um guerreiro difícil de ser derrotado, características dos nativos de Leão. Simboliza ainda a lei e a justiça, atributos de Júpiter. É sociável e aproveita o melhor da vida, o que o associa ao signo de Sagitário. Corresponde a Júpiter.Os Dias do Ano em que é festejado:
25 de janeiro (Dia de São Paulo Apóstolo),
29 de junho (Badé)=Dia de São Pedro);
dia 19 de março (Alafin=Dia de São José);
dia 24 de junho (Afonjá= São João) e é claro, o dia 30 de setembro(Agodô=São Jerônimo).

São-lhe sacrificados: carneiro, galo, cágado (ajapá). Sua comida é um caruru especial (amalá). Atributos de Xangô: o machado duplo (oxê) e a pedra do raio (edun ará).
De acordo com a nação, Xangô recebe os seguintes nomes: Xangô(nagôs), Sobô, sogbo (jejes), Badé, Quevioçô (fanti-ashanti), Vonucon (tapa), Abaçucá (agrôno), Zaze, Cambãranguange ou Kibuco (bantos).
XANGÔ é associado ao deus grego ZEUS ou JÚPITER que, segundo dizem os poetas, é o pai dos deuses e dos homens, reinando no Olimpo, e com um movimento de sua cabeça, agitava o Universo.

Após uma batalha para destronar seu pai, e auxiliado por seu irmão NETUNO e PLUTÃO, JÚPITER recebeu dos Ciclopes (Titãs encarcerados no Tártaro, por ordem de seu pai Saturno) o trovão, o relâmpago e o raio; um capacete foi dado a Plutão e a Netuno um tridente. Com essas armas, os três irmãos venceram Saturno, expulsaram-no do trono e da sociedade dos deuses.Depois do destronamento de Saturno, JÚPITER e seus irmãos repartiram os domínios daquele. A Júpiter coube a parte dos céus; a Netuno, o Oceano e a Plutão, os reinos da morte. A Terra e o Olimpo eram propriedades comum – Júpiter era o rei dos deuses e dos homens.

O raio era sua arma e carregava um escudo chamado égide, feito para ele por Vulcano. A águia era sua ave favorita. Juno (Hera) foi sua esposa e era a rainha dos deuses. Íris, a deusa do arco-íris, era sua donzela e mensageira. O pavão real era seu pássaro favorito.

Na astronomia, assim como vemos no estudo do Orixá XANGÔ, e no deus Zeus, Júpiter é o maior planeta, capaz até de projetar sombra na Terra. Segundo o mito, Júpiter é o pai Abraão, Brahma, Jeovah. O Sol é o poder espiritual e Júpiter é o pode temporal.

Para os egípcios, era AMON, deus de Tebas, no Alto Egito. O deus invisível que animava todas as coisas e acompanhava as guerra imperiais; o intrépido e insensato, mas o corajoso. Os nomes Abraão e Brahma derivam do sânscrito e significam: Luz.
Na Índia era também Vishnu, o preservador.
Para os gregos era ZEUS, o grande deus que reinava no Olimpo, a montanha sagrada.

Carregava um raio em sua mão e era o Todo-Poderoso, o onipotente. Mas um deus acessível, com defeitos humanos como a luxuria, e o furor. Teve vários amores e filhos. Seus atributos também eram a chuva, as nuvens, os raios e os trovões. Presidia toda a família divina.

SAGITÁRIO, signo regido pelo planeta Júpiter, mostra características de seus filhos, tão semelhantes as dos filhos de Xangô, com um temperamento ativo, expansivo e egocêntrico, são pessoas desprendidas, generosas, enérgicas e combativas; possuem um temperamento impulsivo, ambicionam posição e poder, além de serem caridosos com os infelizes e oprimidos.Quem tem a proteção de Xangô sabe: não há nada nem ninguém que destrua um filho desse orixá. Podem até conseguir levá-lo ao fundo do abismo, mas depois de algum tempo ele renasce com mais vigor e volta a enfrentar o mundo de peito aberto. Sem medo. Essa é uma característica herdada do pai, Xangô, entidade mais forte do Candomblé brasileiro. São dele a força, o poder e a capacidade de fazer e desfazer todas as coisas.

Mas ele não age sem uma boa razão: Xangô tem um senso de justiça muito acentuado. Exige exclusividade, mas nunca consegue resistir a uma aventurazinha. Segue os passos do pai, marido de muitas esposas, das quais as prediletas são a dengosa Oxum e a guerreira Iansã - esta, a parceira ideal, pois o acompanha a todas as frentes de batalha, luta sempre ao seu lado, ajudando-o a derrotar os inimigos.

São essas as características que os filhos de Xangô exigem dos parceiros. Ousados e cheios de iniciativa, quando se apaixonam, fazem o impossível para conquistar o ser amado. São diretos, sem rodeios, vão logo ao que interessa. Atrevidíssimos, não descansam enquanto não conseguem o que querem. E adoram variar as relações amorosas.

Xangô é o próprio Fogo, energia inesgotável, devastadora. Ninguém fica imune ou indiferente à sua passagem. Não há como ignorar a pompa e a altivez desse integrante da alta aristocracia africana que um dia, encurralado pelas lutas em torno do poder, acabou se suicidando em plena selva. Preferiu a morte a perder a dignidade.

Além disso, Xangô nunca suportou disputas pelo poder. Tem consciência de que só ele possui as qualidades necessárias para exercê-lo com vigor e justiça. Porque não conhece o significado das palavras obediência, submissão e medo. Valente e protetor, ele foi rei de Oió, e fundou uma dinastia de heróis lutadores.

Orixá da Justiça e do Fogo, Xangô é o quarto Alafin de Oió, e viveu em 1450 ªC., destacando-se pela sua valentia e liderança. Foi marido de Oxum, Obá e Oiá (Iansã). Ele é filho de Oranyian, e tem Yamasse como sua mãe. Castiga mentirosos, infratores e ladrões.

Por isso a morte pelo raio é considerada infamante, assim como uma casa atingida por uma descarga elétrica é tida como marcada pela ira de Xangô. O xeré é um chocalho feito de cabaça alongada, que quando agitado lembra o barulho da chuva. Ele é um dos símbolos de Xangô.

Garboso, Xangô é conhecido também como o "dono das mulheres", mas mesmo assim freqüentemente, seus filhos do sexo masculino terminam a vida solitários. Um dos mais populares Orixás do Novo Mundo (não somente no Brasil, mas também nas Antilhas), seu arquétipo pode ser resumido assim: pessoa voluntariosa, altiva, mas que não tolera ser contrariada. Geralmente,imbuída de um profundo sentido de justiça e sinceridade, sendo bem consciente de sua própria dignidade e valor.

NATUREZA: Pedreiras, meteoros, minérios, tempestades, raios e trovões.
Metal: bronze
Pedra: Granada
Perfumes: Drakkar, Yves pur Homme, Brut Colegne.

Como usar: alternadamente, às quartas-feiras.
Talismã: fio de miçangas vermelhas e brancas.
Oferenda: papa de quiabo batida (ajobó), feita com as mãos, em azeite de dendê, oferecida em pedreira, de preferência numa quarta-feira.
Dia: quarta-feira.
Cor: vermelho vibrante.

O culto a cada orixá tem rituais específicos e complexos, mas você pode obter a ajuda desses deuses da natureza também por meio de simpatias para livrar-se dos inimigos, homenageando Xangô: "Pegue uma folha de papel branco virgem e escreva nele o nome das pessoas que sintam inveja de você ou que não lhe fazem justiça.
Em seguida, enrole o papel e coloque-o num copo com água e sal grosso, dizendo: "Xangô, que meus inimigos não me invejem, que eles não tenham força contra mim e que eles de mim se esqueçam".
Sete dias depois, pegue o papel, seque-o, queime-o e espalhe as cinzas ao vento."